E-mail e a junção de mail (correio em inglês) e a letra “e” que é amplamente usada desta forma para designar alguma coisa eletrônica ou feita pela internet. Desta forma, a melhor definição seria de correio eletrônico ou a troca de mensagens pela internet.
Esse serviço já foi a principal forma de comunicação pela internet, mas perdeu bastante espaço para os aplicativos de mensagens, como o popular WhatApp, mensagens por redes sociais, dentre outros.
Assim como no correio tradicional que há a necessidade de um remetente e um destinatário, no correio eletrônico é a mesma coisa. Um endereço de e-mail é usado para identificar tanto o remetente, ou quem está enviando, assim como o destinatário, ou quem está recebendo.
Cada conta criada ficará dentro de um domínio, que é na verdade o endereço principal do site. Assim, um endereço de e-mail [email protected] indica que é uma conta que foi criada no domínio meusite.com.br
Ele tem um formato que é padronizado em todo o mundo e a sua composição e a seguinte: [email protected]
Exemplo: [email protected]
Não há limites, exceto pelas limitações técnicas de administração ou de recursos de hardware e software. Em uma grande empresa, por exemplo é possível ter centenas ou milhares de endereços de e-mail no mesmo domínio. Alguns exemplos:
Para alguns isto pode soar estranho, mas não é só no Gmail, Outlook e outros serviços populares que se pode criar contas de e-mail. Na prática isto é possível em todos os domínios.
Creio que o correto seja e-mail pois é assim que ele é composto, ou seja, existe uma separação para designar as coisas diferentes que há ali. Email, tudo junto talvez seja mais habitual por ser mais fácil de escrever apenas, mas inclusive o próprio corretor de texto do Word marca como erro de grafia.
São serviços online de e-mails. Neste caso eles são usados para oferecer uma conta de e-mail gratuita a quem não tem um domínio ou não faz arte de uma empresa. Desta forma, qualquer pessoa poderá criar uma conta de e-mail usando os respectivos domínios para hospedar e gerenciar suas mensagens.
Mas como já foi mostrado acima, esses serviços são apenas os mais populares, sendo que o serviço de e-mail pode estar disponível em qualquer domínio, contudo na maioria dos casos eles são usados apenas pela empresa detentora do domínio.
Existem várias formas de obter um endereço de e-mail, mas a forma mais comum e mais fácil é quando você publica seu endereço de e-mail em algum site. Desta forma, existem robôs que varrem a internet em busca desses endereços. Portanto, não publique em lugar algum seu endereço e só use ele em locais confiáveis e conhecidos.
Esta prática de enviar e-mail em massa sem a solicitação dos destinatários é conhecida como spam e deve ser evitada.
Sim, isso pode ser feito adicionando mais de um endereço de e-mail na barra de destinatários ou nas opções de CC ou CCO.
Contudo é preciso ficar atento pois alguns programas de envio de e-mails costumam limitar a quantidade de destinatários.
O ideal é ter uma quantidade razoável. Se precisar enviar uma mensagem para uma quantidade grande de destinatários, o ideal é contratar um serviço de envio de e-mail em massa, como os usados em e-mail marketing.
CC significa "Com Cópia" e envia o e-mail para o destinatário e todos que estão copiados de forma que todos conseguem visualizar o endereço de e-mail dos envolvidos, já CCO significa "Com Copia Oculta", logo e envia o e-mail para o destinatário e todos que estão copiados de forma que todos conseguem visualizar apenas o endereço de e-mail do remetente.
Essas opções devem ser usadas quando você quer incluir mais de um destinatário para receber o e-mail.
Uma conta de e-mail pode ser feita de forma gratuita embora em muitos casos e especialmente nas empresas ela fica associado ao nome da empresa. Isto é bastante comum no caso dos chamados e-mails corporativos ou e-mails de trabalho.
Já os e-mails pessoais são obtidos em sites que oferecem este serviço de forma gratuita como exemplo citamos o Gmail, Microsoft Outlook (antigo Hotmail) e Yahoo Mail. Embora não sejam os únicos, mas são os mais comuns e conhecidos entre os usuários de internet.
Acesse os links abaixo e siga as instruções:
COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp