10 itens sobre e-mail ou correio eletrônico: Conceito e exemplos de serviços

Perguntas e respostas sobre o e-mail ou correio eletrônico. Qual é a estrutura de um endereço de e-mail? É possível ter quantos e-mails em um mesmo domínio? Dentre outros

Home » Educação

O que é e-mail?

E-mail e a junção de mail (correio em inglês) e a letra “e” que é amplamente usada desta forma para designar alguma coisa eletrônica ou feita pela internet. Desta forma, a melhor definição seria de correio eletrônico ou a troca de mensagens pela internet.

Esse serviço já foi a principal forma de comunicação pela internet, mas perdeu bastante espaço para os aplicativos de mensagens, como o popular WhatApp, mensagens por redes sociais, dentre outros.

O que é um endereço de e-mail?

Assim como no correio tradicional que há a necessidade de um remetente e um destinatário, no correio eletrônico é a mesma coisa. Um endereço de e-mail é usado para identificar tanto o remetente, ou quem está enviando, assim como o destinatário, ou quem está recebendo.

Cada conta criada ficará dentro de um domínio, que é na verdade o endereço principal do site. Assim, um endereço de e-mail [email protected] indica que é uma conta que foi criada no domínio meusite.com.br

Qual é a estrutura de um endereço de e-mail?

Ele tem um formato que é padronizado em todo o mundo e a sua composição e a seguinte: [email protected]

  • xxxxx: é o nome da pessoa ou do departamento de uma empresa, por exemplo.
  • @: Arroba é o nome deste sinal que é empregado para separar o nome do restante da estrutura.
  • yyyyyyy: parte do nome do domínio onde as mensagens são armazenadas ou administradas. Como explicado acima, cada conta de e-mail ficará dentro de um determinado domínio.
  • . (ponto): faz parte do nome do domínio
  • zzz: é a extensão do domínio.

Exemplo: [email protected]

É possível ter quantos e-mails em um mesmo domínio?

Não há limites, exceto pelas limitações técnicas de administração ou de recursos de hardware e software. Em uma grande empresa, por exemplo é possível ter centenas ou milhares de endereços de e-mail no mesmo domínio. Alguns exemplos:

Para alguns isto pode soar estranho, mas não é só no Gmail, Outlook e outros serviços populares que se pode criar contas de e-mail. Na prática isto é possível em todos os domínios.

Email ou e-mail, qual é o correto?

Creio que o correto seja e-mail pois é assim que ele é composto, ou seja, existe uma separação para designar as coisas diferentes que há ali. Email, tudo junto talvez seja mais habitual por ser mais fácil de escrever apenas, mas inclusive o próprio corretor de texto do Word marca como erro de grafia.

O que é o Hotmail/Outlook, Gmail e Yahoo Mail?

São serviços online de e-mails. Neste caso eles são usados para oferecer uma conta de e-mail gratuita a quem não tem um domínio ou não faz arte de uma empresa. Desta forma, qualquer pessoa poderá criar uma conta de e-mail usando os respectivos domínios para hospedar e gerenciar suas mensagens.

Mas como já foi mostrado acima, esses serviços são apenas os mais populares, sendo que o serviço de e-mail pode estar disponível em qualquer domínio, contudo na maioria dos casos eles são usados apenas pela empresa detentora do domínio.

Por que recebo mensagens que não solicitei?

Existem várias formas de obter um endereço de e-mail, mas a forma mais comum e mais fácil é quando você publica seu endereço de e-mail em algum site. Desta forma, existem robôs que varrem a internet em busca desses endereços. Portanto, não publique em lugar algum seu endereço e só use ele em locais confiáveis e conhecidos.

Esta prática de enviar e-mail em massa sem a solicitação dos destinatários é conhecida como spam e deve ser evitada.

É possível enviar e-mails para mais de uma pessoa?

Sim, isso pode ser feito adicionando mais de um endereço de e-mail na barra de destinatários ou nas opções de CC ou CCO.

Contudo é preciso ficar atento pois alguns programas de envio de e-mails costumam limitar a quantidade de destinatários.

O ideal é ter uma quantidade razoável. Se precisar enviar uma mensagem para uma quantidade grande de destinatários, o ideal é contratar um serviço de envio de e-mail em massa, como os usados em e-mail marketing.

Qual a diferença entre Cc e Cco?

CC significa "Com Cópia" e envia o e-mail para o destinatário e todos que estão copiados de forma que todos conseguem visualizar o endereço de e-mail dos envolvidos, já CCO significa "Com Copia Oculta", logo e envia o e-mail para o destinatário e todos que estão copiados de forma que todos conseguem visualizar apenas o endereço de e-mail do remetente.

Essas opções devem ser usadas quando você quer incluir mais de um destinatário para receber o e-mail.

Como criar uma conta de e-mail?

Uma conta de e-mail pode ser feita de forma gratuita embora em muitos casos e especialmente nas empresas ela fica associado ao nome da empresa. Isto é bastante comum no caso dos chamados e-mails corporativos ou e-mails de trabalho.

Já os e-mails pessoais são obtidos em sites que oferecem este serviço de forma gratuita como exemplo citamos o Gmail, Microsoft Outlook (antigo Hotmail) e Yahoo Mail. Embora não sejam os únicos, mas são os mais comuns e conhecidos entre os usuários de internet.

Acesse os links abaixo e siga as instruções:

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.