Site da Receita Federal | Telefones e Endereços da Receita

Dicas do site da Secretaria da Receita Federal, telefones e Endereços das agências da Receita Federal. Como saber o telefone da agência da Receita em minha cidade? Posso usar o telefone da agência local para fazer agendamento?

Home » Cidadania

A Secretaria da Receita Federal é um órgão do governo brasileiro ligado ao Ministério da Fazenda e responsável pela administração dos tributos federais como previdência, imposto de renda de pessoa física e pessoa jurídica, comércio exterior, entre outros.

Com bastante frequência as pessoas precisam usar serviços da Receita Federal ou mesmo obter inúmeras informações de interesse tanto de empresa como de pessoas físicas. Assim o contato com este órgão do governo é de vital importância e para isso é necessário estar providos das informações corretas e da maneira como você pode obter informações, consultar serviços e usar o site da Receita Federal, bem como o acesso por telefone e ainda endereços caso eu precisar de atendimento presencial.

Sendo assim, segue abaixo um apanhado dessas informações.

Site da Receita Federal

O site da Receita Federal é um dos sites de governo mais completos, pois abrange uma quantidade enorme de serviços, consultas e informações pertinentes a empresas e os cidadãos de uma forma geral.

O endereço do site da Receita é: https://www.gov.br/receitafederal/

CUIDADO: O site www.receitafederal.com.br NÃO É DA RECEITA FEDERAL.

Telefones e endereços da Receita Federal

Se você precisar dirigir-se a uma agência da Receita, procure no Agências da Receita Federal no Brasil para contato. A lista está separada por estados e uma vez selecionado o estado, será mostrado os órgãos, inspetorias, alfândegas e unidades de atendimento ao público.

146 - Receitafone. O contribuinte poderá efetuar consultas gratuitamente, se ligar de telefone fixo. Já, para a ligação realizada a partir de telefone celular, será cobrada tarifa de ligação local.

OS: Antes de se dirigir a uma agência da Receita verifique se os conteúdos destes links não resolvem seu problema: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes.

Redes sociais

Assim como outros órgãos de governo, a Receita Federal também está presente em diversas redes sociais. São páginas e perfis que aproximam mais esta importante secretaria de governo ao cidadão comum que normalmente usa uma ou mais redes sociais para diversos fins.

Segue abaixo os perfis ou páginas de Secretaria da Receita Federal nas principais redes sociais:

Importante: Não encontrei nenhuma informação acerca de atendimento da Receita Federal pelo WhatsApp. Então, caso você receba algum tipo de contato por lá é melhor desconfiar e checar nos canais oficiais a informação que recebeu.

Perguntas e respostas

A Receita Federal tem telefone 0800?

Não. Pelo menos não para o atendimento ao contribuinte. O número que eles disponibilizam é o 146, conforme mostrado acima, mas a ligação para ele não é gratuita como ocorre nos números 0800, pois é cobrado o valor de uma ligação local.

Como saber o telefone da agência da Receita em minha cidade?

Você precisar acessar este link https://receita.economia.gov.br/contato/unidades-de-atendimento onde eles mostram a relação de todas as agências de atendimento no Brasil. Selecione o estado, a cidade e se houver mais de uma agência, escolha aquela que desejar. Se houver número de telefone para atendimento será mostrado ali. bem como o endereço e outras informações da agência local.

Posso usar o telefone da agência local para fazer agendamento?

Geralmente não. Para fins de agendamento ou alteração dele, use o 146, conforme mostrado acima. O telefone local deve ser usado para fins específicos e principalmente quando você for orientado pela própria agência a usá-lo.

É seguro usar o site da Receita Federal?

Nenhum site é 100% seguro, mas evidentemente em se tratando de um órgão da importância da Receita é evidente que todas as precauções de segurança são tomadas para tornar o acesso o mais seguro possível. Uma forma de saber se o site é seguro é verificar o uso do protocolo https no início do site, já que ele indica que o site usa um certificado de segurança que blinda a navegação entre o usuário e o servidor.

Todos os sites do governo termina com .gov.br?

Exatamente. Os endereços dos sites, são compostos de um domínio (nome principal do site) mais as informações das páginas que você está acessando.

O domínio é o nome da empresa ou do órgão e a sua terminação. Esta terminação pode ser .com.br, .com, .gov.br, dentre outros.

Cada uma dessas terminação é direcionada para um tipo de empresa ou órgãos e algumas delas tem uma exigência específica para ser registrado. Ninguém pode registrar um domínio com a terminação .gov.br, exceto se ele não for um órgão de governo. Assim é correto então afirmar que todo site de governo vai ter essa terminação .gov.br que é uma espécie de garantia para o usuário e uma maneira de validar se ele está entrando em um domínio realmente seguro.

A Receita Federal tem aplicativos para celulares?

Sim, a Receita Federal tem aplicativos para celulares, aliás ela dispõe de diversos aplicativos, como o carnê leão, meu imposto de renda, aplicativo de CNPJ, aplicativo de importador, dentre outros. Você pode encontrar esses aplicativos na loja de aplicativos do seu celular ou através deste link direto do site da receita que mostra a relação deles.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.