Siglas da Educação. MEC, ENEM, EJA, IES, CPC e outras

Conheça as diversas siglas usadas no contexto da educação. Veja o significado de cada sigla e um breve comentário de cada uma, como é o caso de IES, MEC, EJA, FIES, SISU, Lato Sensu, Stricto Sensu, dentre outras definições.

Home » Educação

No mundo moderno o uso de siglas tem sido amplamente aplicado na economia, política, saúde, tecnologia e também na educação. As siglas são usadas para simplificar um termo mais amplo, assim ao invés de dizer “Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos”, simplesmente empregamos a sigla ENCCEJA. Vermos abaixo algumas das principais siglas usadas no contexto da educação, seu significado e um breve comentário, quando necessário.

MEC – Ministério da Educação. Anteriormente está sigla também significou Ministério da Educação e Cultura. É o órgão máximo da educação no Brasil e responsável por diversos programas educacionais no país.

E-MEC – Não tem uma definição, mas pode ser entendido como “Eletronic MEC” ou MEC Eletrônico. Trata-se do Catálogo de Cursos Superiores do MEC que está disponível para consulta na internet. Nele é possível consultar não apenas os cursos superiores, mas também as instituição de ensino superior.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. É um instituto do MEC que realiza pesquisa nas áreas educacionais em vários níveis de educação no Brasil.

IES – Instituição de Educação Superior. Aplicam-se a faculdades, universidades e centro universitários.

ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. É a principal avaliação da educação média no Brasil e porta de entrada para a educação superior. É uma prova que é realizada uma vez por ano e vista com muita atenção por alunos de todo o país.

EJA – Educação de Jovens e Adultos. É o antigo supletivo. Modalidade de educação destinada a certificação de ensino fundamental e médio para pessoas que não a fizeram na idade apropriada.

ENCCEJA – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. É uma modalidade de EJA criado pelo Ministério da Educação.

CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos. Esta sigla normalmente usa em referência a um local ou a um programa de EJA.

PROEJA - Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Como a própria sigla informa, ela visa atender e integrar o aprendizado com o trabalho através da modalidade EJA.

PROUNI – Programa Universidade para Todos. PROUNI é a sigla do programa do governo federal que concede bolsas de estudos que podem ser parciais (50%) ou total (100%) para alunos matriculados em IES particulares.

FIES – Fundo de Financiamento Estudantil. É um programa de financiamento para alunos que estudam em IES particulares e, portanto pagas. Usado por muitos alunos, ele é uma das opções mais bem vista por muitos, isto porque tem taxas de juros muito baixas.

IGC – Índice Geral de Cursos. É um importante indicador que o MEC usa para determinar a qualidade de IES tanto em graduação como pós-graduação.

CPC – Conceito Preliminar de Curso. É o conceito de curso que o MEC usa para medir a qualidade específica de um curso. Também conhecido como conceito de curso.

ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Usado para avaliar estudantes de cursos superiores no Brasil.

SARESP – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. SARESP é a sigla da avaliação que a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo aplica a alunos estudantes da rede estadual paulista de educação todos os anos.

SEDUC - Secretaria de Educação. A sigla é usada para designar a secretaria de governo para a educação e pode ser usada tanto em termos estaduais (Secretaria de Educação de São Paulo, por exemplo), como municipal.

HTPC – Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo. É um horário usado nas escolas destinado a discussão sobre a educação na escola. Pode envolver os pais e demais profissionais da educação.

IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. É usado para medir a qualidade da educação nos níveis fundamental  e médio.

EAD - Educação a Distância. A sigla, assim como o termo são amplamente usados no Brasil para cursos que são ofertados na modalidade a distância. A sigla pode ser aplicada a cursos livres, médios, técnicos ou superiores.

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Atua na educação superior em nível de pós-graduação, tanto a especialização, mestrado ou doutorado.

SISU – Sigla que significa Sistema Unificado de Seleção. Usado para seleção de candidatos a vagas para a educação superior em instituições públicas de ensino no Brasil e que utilizem a nota do ENEM.

REUNI - Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. É um programa do governo que visa criar novas universidades federais ou expandir a estrutura das atuais.

FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Atua na execução dos programas educacionais do MEC.

PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Este programa foi criado em 2011 pelo governo federal para ofertar cursos profissionalizantes e técnicos. O programa é direcionado a qualificação de pessoas para o mercado do trabalho, atende público de baixa renda e desempregados, essencialmente.

PNE - Plano Nacional de Educação. É um projeto que traça um planejamento para a educação, posicionamento sobre certos assuntos, ações a serem tomadas e outras providências relacionadas a educação. O plano é inicialmente federal, mas depois estados e municípios traçam seus objetivos locais.

Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.  É um fundo especial, de natureza contábil e de âmbito estadual, formado, na quase totalidade, por recursos provenientes dos impostos e transferências dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, vinculados à educação por força do disposto no Art. 212 da Constituição Federal.

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso. É uma atividade acadêmica usada em cursos superiores, onde os alunos realizam com a intenção de apresentar a tese final ou o trabalho mais importante visando concretizar seus conhecimentos e finalizar o curso superior.

Lato Sensu - É o nome da tradicional pós-graduação como conhecemos. Também chamada de especialização, já que na prática é um curso voltado a especializar-se em uma área específica do conhecimento.

Stricto Sensu - É também considerada como pós-graduação, mas subdivide-se em duas especializações: Mestrado e Doutorado. Ambos de níveis avançados pois compreendem estudos e pesquisas para sua conclusão.

MBA - A sigla MBA significa Master Business Administration, é uma pós-graduação na área de administração e pode ser feito apenas por pessoas que já tenha concluído a graduação mesmo que seja em outra área além da administração. É uma titulação muito desejada por profissionais da área de administração e negócios.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.