Curso Técnico em Hemoterapia. Senac e Fiocruz

Conheça o Curso Técnico em Hemoterapia. Carga horária e conteúdo do Curso Técnico em Hemoterapia. Veja informações do curso no Senac São Paulo e na Fiocruz.

Home » Educação

Certamente você já ouviu falar sobre Hemoterapia. Mas, você sabe exatamente o que ela significa? A Hemoterapia é a prática onde se utiliza o sangue e os seus mais diversos componentes (plaquetas, hemácias, glóbulos brancos e plasma sanguíneo) em uma série de situações nas quais a reposição ou utilização dos citados componentes sanguíneos se faz necessária.

Pouca gente sabe, mas a Hemoterapia vem sendo utilizada desde os primórdios da medicina e é peça fundamental para salvar vidas. Com o passar do tempo, a Hemoterapia pegou carona com os avanços da ciência e da tecnologia e hoje em dia representa uma importante ferramenta para a melhora da saúde dos pacientes.

Por se tratar de uma prática de extrema importância na área da saúde, é necessário que a Hemoterapia seja feita de forma muito segura e por profissionais altamente qualificados, uma vez que, através deles, os pacientes farão uso de sangue, muitas vezes proveniente de doações.

Curso Técnico em Hemoterapia

Um curso técnico em hemoterapia é indicado para pessoas que desejam atuar em bancos de sangue também chamadas de unidades hemoterápicas. Este curso tem previsão de carga horária de 1200 horas e deverá preparar o aluno para a atuação na triagem de doadores de sangue, na coleta, processamento, no armazenamento, bem como expedição das provas sorológicas.

É um curso bastante restrito, isto é, com poucas opções de oferta no Brasil, como pode ser visto abaixo. Neste curso os assuntos que poderão ser abordados são os relacionados a hematologia, as diversas técnicas laboratoriais, a biologia molecular e celular, entre outros assuntos.

Ao término do curso o profissional poderá atuar em bancos de sangue, em hemocentros, serviços de hemoterapia e hematologia terapêutica, diagnóstica e industrial.

Ao longo do curso técnico em Hemoterapia, os estudantes terão acesso, entre outras a conteúdos como:

  • Segurança nos Procedimentos Hemoterápicos;
  • Fundamentos e Técnicas em Coleta de Sangue;
  • Fundamentos e Técnicas em Processamento de Sangue;
  • Fundamentos e Técnicas em Imunohematologia;
  • Fundamentos e Técnicas em Sorologia;
  • Fundamentos e Técnicas em Transfusão;
  • Qualidade em Hemoterapia;
  • Legislação Específica.

Onde fazer o curso de hemoterapia?

Fiz uma busca no meu banco de dados onde armazeno as informações dos cursos técnicos sobre os quais escrevo e percebi que o curso técnico em Hemoterapia está disponível apenas no Senac São Paulo, mas pesquisando em outros sites localizei também uma informação da FioCruz com indicação de três escolas com este curso, são elas:

  • Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG)
  • Escola Técnica do SUS Dr. Manuel Ayres (PA)
  • Superintendência da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde – SETSUS/TO

Veja os detalhes e outras informações aqui

No Senac São Paulo o curso está dividido em cinco módulos, sendo eles:

  • Desvendando a Hemoterapia com 370 horas
  • Doação de Sangue e Hemocomponentes com 100 horas
  • Técnicas Laboratoriais com 550 horas
  • Terapia Transfusional com 100 horas
  • Gestão Empreendedora com 80 horas

Outras informações do curso podem ser obtidas aqui.

Consulte também o seguinte link e veja a Lista de Escolas com Cursos Técnicos.

O curso técnico em Hemoterapia é reconhecido pelo MEC?

Sim, o curso, assim como os demais cursos constantes no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos são autorizados e tem o reconhecimento pelo Ministério da Educação, o MEC.

Qualquer pessoa pode fazer o curso técnico em Hemoterapia ou ele é voltado para profissionais da área da saúde?

Qualquer pessoa pode fazer o curso técnico em Hemoterapia. Para isto, basta ter o Ensino Médio completo.

O curso também é indicado para profissionais da área de saúde, como médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem que queiram ampliar seu leque de opções no mercado de trabalho e ainda entender um pouco mais sobre a área e principalmente, aqueles que desejam desenvolver funções mais técnicas.

Curso de hemoterapia a distância

GOSTARIA DE INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO DE TECNICO EM HEMOTERAPIA A DISTANCIA COMO CONTRATAR E SE É RECONNHECIDO PELO MEC.ZILMA LOPES MARTINS MIRANDA // PRAIA GRANDE

Que eu saiba não existe este curso a distância, especialmente em nível técnico. O que pode existir é alguma especialização nesta área que pode ser a distância. Geralmente os cursos na área de saúde são presenciais, dado à especificidade da área.

Sobre ser reconhecido pelo MEC, isto vai depender da escola que você pretende estudar. No exemplo do texto eu citei escolas muito conceituadas, mas certamente devem existir outras. luis.blog.br

Informações sobre o curso

Gostaria de informaçoes sobre o curso de tecnicas em hemoterapia, onde tem e quanto custa, se ha algum aqui no rio de janeiro, como faço paraverificar se e reconhecidoe tudo mais, favor me mandem por hemail onde encontro mais informaçoes, quem tiver informaçoes favor me enviar, fico desd ja grato .valternier dos santos // cachoeiras de macacu

AS informações que disponho são as que estão no texto acima, creio que fundação Fio Cruz citada no artigo atenda a sua necessidade de localização né. Quanto às demais informações, como preço, reconhecimento, entre outros, deve ser obtido diretamente nos sites das escolas citadas acima. luis.blog.br

Vale a pena fazer o curso e exercer a profissão?

Fiz o curso técnico em hemoterapia no Senac S.P., o curso é muito interessante e muito caro tb. Mas acho que fomos muito iludidos, pois a maioria ou todos(não sei) Bancos de Sangue, registram os técnicos como auxiliar de banco de sangue, não pagam o que deveríamos ganhar, pois a responsabilidade é muito grande e não temos ninguém por nós como os tec.em enfermagem que tem o coren, talvez em outros estados seja diferente.Viviane // Guarulhos

Eu sempre penso que a experiência vale mais do que mil palavras. Nada como a opinião de quem já atua na área para informar o que de fato ocorre. luis.blog.br

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.