Como fazer comentários em HTML, Javascript, CSS, PHP e ASP.NET?

Como criar comentários em HTML, Javascript, CSS, PHP e ASP.NET para emitir ou documentar códigos nessas linguagens. OS comentários são importantes recursos que auxiliam programadores

Home » Tecnologia

Comentários são usados para que determinada linha de código ou bloco de linhas sejam ignoradas. O objetivo de usar comentário pode ser simplesmente de documentar o código ou ignorar determinada linha para efeito de depuração de erro.

O uso de comentários pode ser feito em HTML, Javascript, CSS, PHP, ASP, ASP.NET e em outras linguagens.

Comentários em HTML

O comentário em HTML pode ser usado de duas formas: comentar uma única linha ou para um bloco de linhas, veja abaixo os dois exemplos em um documento HTML.

<html xmlns="https://www.w3.org/1999/xhtml">

<head>

<title>Comentários em HTML</title>

</head>

<body>

<!-- Isto é um comentário de uma única linha -->

<h1>Título da página</h1>

<!-- Início do comentário de blogo

<ul>

<li>Este é um comentário </li>

<li>de bloco.</li>

<li>Certo?</li>

</ul>

final do comentário de blogo -->

</body>

</html>

Comentários em Javascript e PHP

Javascript e PHP também permitem o uso de comentários e assim como o HTML, ele pode ser de uma única linha ou em Blocos.

Comentários de uma única linha serão iniciados por // (duas barras), já os comentários em blocos serão iniciados por /* (barra e asterisco) e terminados com */ (asterísco e barra). Veja o exemplo abaixo:

// Este é um comentário de uma única linha

/* Este é um comentário em bloco

ou seja

em várias linhas */

Comentários em CSS

CSS permite o uso de comentários apenas em blocos, usando os mesmos caracteres do Javascript e PHP. Exemplo:

/* Este é um comentário em bloco em CSS

ou seja

em várias linhas */

Comentários em ASP e ASP.NET

ASP e ASP.NET também permite o uso de comentários, nestes casos o caracter usado para fazer comentários de uma única linha é o *** (aspas simples)*.

* No caso do ASP.NET é usado aspas simples se a linguagem escolhida for VB.NET

Conforme explicado no início do post, os comentários podem ser usados para documentar o início do código com informações do autor, data de criação do documento e finalidade. Creio que esta opção deve ser mais apreciada por programadores mais antigos que tem esta herança de outras linguagens de programação.

Uma boa prática para usar comentários em HTML é comentar o texto dentro do <SCRIPT> e <STYLE> para impedir que navegadores mais antigos, que não suportam scripting ou estilos possam mostrar  texto simples.

Diferença entre b e strong, color e background em HTML e CSS?

Na linguagem HTML é possível fazer um texto em negrito utilizando a tag B ou a tag strong, mas o resultado parece o mesmo então fica a pergunta qual seria a diferença entre os dois? Da mesma forma qual seria a diferença entre color e background no caso da formatação pelo CSS de um conteúdo em HTML qualquer?

A diferença entre a tag b e strong não está necessariamente no aspecto visual e no fator semântico, pois de fato visualmente elas produzem o mesmo efeito que é produzir o texto em negrito. A primeira diferença é que a tag B era usada nas versões antigas do HTML, enquanto que a tag strong é mais recente e provavelmente irá substituir a anterior nas futuras versões. Também conta o fator semântico, isto é, o strong produz um texto destacado e reconhecido pelos leitores semânticos como destaquem enquanto que o B apenas produz o negrito.

No caso do color background-color a diferença é bem mais óbvia, pois o color é a propriedade do CSS destinada a formatação da cor da letra, enquanto que o background-color é a propriedade usada para a formatação do plano de fundo de uma tag qualquer. As duas propriedades recebem uma cor como valor e esta cor pode ser definida em hexadecimal como: #F4BACC, nome da cor como: Black ou ainda em RGB, como 244 230 183.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.