Vale a pena comprar um netbook, notebook ou tablet?

Veja esta análise sobre a compra e uso de dispositivos móveis. Camparação entre notebook, netbook e tablet, como o iPad e o Samsumg Galaxy Tab. Confira o artigo.

Home Tecnologia

Tudo começou com um passeio no shopping. Vitrine aqui, vitrine ali e derrepente minha esposa estava encantada com uma maquininha. Sim, era um netbook. No primeiro momento algumas explicações sobre as diferenças do netbook para o notebook e depois uma avaliação mais séria, tanto do equipamento como do bolso, afinal, percebi que ia ter de levar um mesmo.

O netbook encanta por seu tamanho, mobilidade, entre outros. Acho que foi nisso que ela pensou. Poder levar para a faculdade e o trabalho sem muito esforço, sem sequer ser percebida de que está portando um computador.

Comprei o netbook dias depois no site da Americanas e depois de usá-lo por alguns dias concluí que foi uma boa compra. Então, fiz a seguinte pergunta: Vale a pena comprar um netbook, notebook ou tablet?

Para aqueles que estão em dúvida, creio que poderei ajudá-los com facilidade, pois, me parece que os papeis de cada um estão bem desenhados e distintos. Segue minhas impressões e observações sobre netbook, notebook e tablet.

Netbook

netbook asus

Pequeno, leve, compacto, fácil de transportar. Do ponto de vista físico, creio que essas são as vantagens.

Os recursos não são menores, para se ter uma ideia o netbook que comprei tem 2GB de RAM e HD de 320 GB, isto é o mesmo que o meu PC. Embora o processador seja mais light, mas ele responde bem e roda tudo como um PC doméstico: Windows 7, Office, Internet Explorer 8, etc.

Escolhi uma máquina com o sistema operacional Windows 7. Isto é importante, pois percebi que a maioria estão disponíveis com o Windows XP, que embora eu não tenha nada contra o XP, mais creio que a decisão pelo Windows 7 é mais acertada por se tratar de um sistema recente e mais robusto.

Como ponto fraco percebi o mouse não responde legal e é muito sensível, causando muito acidente. Minha esposa diz que é falta de costume, eu penso que um mouse externo resolve o problema.

O teclado é ótimo e a tela de 10 polegadas é muito boa.

Minha conclusão é que o netbook pode ser útil para uso doméstico.

Notebook

notebook

O notebook é indicado para uso corporativo ou usuários que tenha uma exigência maior da máquina. Rodar filmes, jogos e aplicações mais pesadas.

Conta a favor do notebook também um processador mais robusto e uma tela maior.

Se vale a pena comprar um netbook ou um notebook, eu compraria ainda um notebook, analisando o meu perfil, mas vejo que no caso da minha esposa o netbook seria a configuração ideal.

Tablet

tablet

O tablet é a bola da vez em termos de tecnologia, está na moda ter um dispositivo desses. Os dois modelos que tenho mais visto por ai são o iPad da Apple e o Samsumg Galaxy Tab. O primeiro é badalado e tem todo o know how da Apple investido nele e foi uma das últimas cartadas do falecido Steve Jobs. O segundo não tem todo o glamour do iPad, mas é bom, roda Android e tem aplicativos e funcionalidades muito parecidos com o tablet da Apple.

Já fui tentado a comprar um deles, confesso, mas resisti porque não consegui respostas para perguntas simples, como:  Para quê? A banda larga móvel ainda é muito cara, logo eu precisaria de uma conexão wi-fi, o custo ainda é elevado e a aplicação que justificaria os dois primeiros ainda não está muito claro. Ter um tablet só para acessar a internet e ter aplicativos básicos me parece muita limitação.

Duas coisas me fariam comprar um tablet ainda hoje: Ler livros e usá-lo em sala de aula, já que sou professor. Para o primeiro caso ainda não é possível pois a quantidade de livros disponíveis é mínima. Para o segundo caso estou aguardando uma possível aplicação disso na escola em que trabalho. Se for aprovada a ideia, ai sim justifica a compra.

Hoje, entre um notebook, um netbook e um tablet, eu ainda fico com o velho, surrado, porém, bom PC.

Perguntas frequentes:

Quais são as principais diferenças no que diz respeito à capacidade entre o netbook, o notebook e o tablet?

Os netbooks são uma categoria menor de computador. Além de serem mais leves e seu valor ser mais baixo, a capacidade de armazenamento também é reduzida. Sua tela, assim como teclado também são menores o que pode ser um incômodo para algumas pessoas.

Já os notebooks são versões um pouco maiores e mais potentes. Com a evolução da tecnologia, hoje é possível encontrar no mercado notebooks com alta capacidade de armazenamento. Em muitos casos também, as baterias dos notebooks têm se tornado de longa duração.

Dependendo da marca, os tablets podem ter uma capacidade de armazenamento considerável, levando-se em consideração de que se trata de um dispositivo móvel, onde se espera menos. Porém, dos três é o que possui menos capacidade de armazenamento.

Em termos de valor, qual seria a melhor opção?

Os valores irão variar muito de marca para marca e da capacidade e funcionalidades que o aparelho que você quer adquirir possuam. Em geral, os tablets podem apresentar um valor bastante razoável, assim como os netbooks.

Quais os usos mais indicados para cada um dos aparelhos avaliados no artigo?

Tanto o netbook, quanto o notebook são portáteis, fáceis de carregar e podem ser utilizados tanto para lazer, quanto para estudo e trabalho. O netbook tem a vantagem de ser melhor (portanto, mais fácil e discreto de carregar) e mais leve. Porém, o tamanho da sua tela e de seu teclado podem ser um empecilho para algumas pessoas. O tablet, por não possuir um teclado externo, pode dificultar um pouco se o intuito da pessoa for digitar, a não ser que a pessoa se acostume a digitar no teclado touch. Em geral, os tablets são mais utilizados para o consumo de vídeos e lazer.

Que critérios devo seguir para escolher qual dos aparelhos é o mais indicado para mim?

A primeira coisa que você deve pensar é que tipo de uso você pretende fazer do aparelho. Se for para trabalhar ou estudar, o mais indicado é adquirir um notebook ou netbook. Mas, se o caso for fazer pequenas anotações e ter acesso à internet ou ainda consumir vídeos, o melhor é escolher um tablet.

Se você precisa de muito espaço para armazenar arquivos pesados, como fotos e vídeos, por exemplo, o ideial é escolher um notebook. Agora, se os seus arquivos e programas não forem muito pesados, um netbook pode ajudar bastante.

Quando falamos de duração de bateria, qual dos três é melhor?

Em geral, as baterias dos notebooks e netbooks são mais potentes do que a dos tablets. Além disso, como nos tablets, são usados muito aplicativos, pode ser que a bateria deles não durem muito tempo. Por outro lado, os tablets, assim como os seus carregadores são mais fáceis de levar na bolsa ou mochila para carregar a bateria quando for necessário. Muitas vezes, o carregador do tablet é o mesmo utilizado nos telefones celulares.

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2019 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio