Importância do banco de dados e do backup

Prazos encurtados, erros minimizados, disponibilidade alta e uma sensível melhora na comunicação entre pessoas e organizações. Veja a importância do armazenamento de dados.

Home » Tecnologia

Banco de dados ou sistemas gerenciadores de banco de dados – SGDB, como são chamados, são fundamentais para a existência dos sistemas de informação como um todo. Embora existam diversos tipos de banco de dados ou de armazenamento de dados, os SGDB´s são os mais comuns por terem capacidade de armazenamento de muita informação.

Vejamos abaixo alguns pontos que mostram a importância dos bancos de dados:

  • Governo, empresas e indivíduos tem a necessidade de guardar informações para uso futuro a fim de documentar, preservar a história e a cultura, contribuir para a administração, entre outros.
  • Com uma população de mais de 7 bilhões de pessoas e um mundo globalizado, seria muito complicado pensar nas relações comerciais e humanas sem o devido armazenamento de dados por sistemas computacionais.
  • A velocidade que a vida moderna exige, requer procedimentos rápidos e eficazes para obter informações de toda a natureza. Compare por exemplo um depósito bancário que é feito hoje (final de 2012) com 20 anos  atrás. Além de ter evoluído a forma de comunicação, também evoluiu a forma de armazenar, consultar e disponibilizar esses dados, que no exemplo anterior pode ser notado pela integração entre os bancos e isto tem um papel fundamental de como eles trabalham e usam banco de dados.
  • Você já ouviu falar de pessoas que foram confundidas com outras em algum tipo de operação, seja ela comercial, jurídica ou em algum processo administrativo? Pois é, isto é perfeitamente possível quando não há dados confiáveis e hoje os atuais SGDB´s trabalham com as chamadas integridades referenciais que se bem projetada dá autonomia ao banco para garantir que os dados sejam confiáveis.
  • IMPORTANTE: Existe um procedimento chamado de modelagem de dados que consiste em criar um modelo eficaz e seguro para os dados. Este procedimento aplicado de forma adequada e executado em um SGDB confiável é que vai garantir a segurança dos dados e não apenas o último caso.

Importância do backup

Base de dados segurança confiabilidade

Mas tudo na vida está propenso a falhas e dada a importância que os dados e informações têm hoje para as pessoas e organizações não é aceitável a ideia de que houve perda do banco de dados, alias, em boa parte das empresas isto seria sua ruína. É ai que entre um importante procedimento chamado backup.

O backup consiste em fazer uma ou mais cópias dos arquivos de dados a fim de preservar e recuperar esses dados em caso de perda por qualquer motivo. Não há um conceito muito exato sobre backup, mas acredito que os itens abaixo devam ser considerados no planejamento e execução de cópias de segurança.

  • Se possível fazer mais de uma cópia, a redundância neste caso é bem vinda.
  • Fazer backup e guardar o arquivo no mesmo computador ou servidor é uma prática perigosa, pois em caso de pane geral no HD ou roubo do hardware, por exemplo, você perde os dados originais e a cópia.
  • Evite mídias pouco seguras como pen-drive para fazer backup.
  • Tenha um plano de backup que estabeleça como e quando as cópias deverão ser feitas. Uma ideia seria você fazer backup todos os dias e usar mídias diferentes para cada dia. Desta forma o backup de segunda-feira só seria substituído na próxima segunda-feita, isto lhe permitiria ter uma semana de arquivos de cópias.
  • Mais importante do que ter um plano de backup é executá-lo fielmente.
  • Atualmente a nuvem tem sido cogitada como boa alternativa de backup. Creio que sim, desde que haja viabilidade técnica e um serviço seguro para armazenar os dados.

Conclusão

Banco de dados está presente na vida cotidiana, seja quando um aposentado vai ao banco sacar o dinheiro do seu benefício, quando você vai às compras no supermercado, quando faz uma busca no Google ou quando lê um artigo como este. Os exemplos são muitos e graças a este importante recurso tecnológico os prazos são encurtados, os erros minimizados, entre outros benefícios tangíveis ou intangíveis.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.