Para que serve o Access e diferença do SQL Server, Oracle e outros

Para que serve o Microsoft Access? Banco de dados desktop da Microsoft. Veja aqui uma definição de como usar e para que serve o Microsoft Access. Qual é o melhor banco de dados e qual a importância do banco de dados para as empresas?

Home » Tecnologia

Para que serve o Access? Preciso comprar o Access? O Access é um banco de dados seguro? Por que algumas versões do Office não têm o Access e outras sim? Muitas são as perguntas relacionadas ao Access, mas neste post irei me concentrar em "para que serve o Access".

O Access é um banco de dados desktop, isto é, um banco para ser usado em escritórios. Muitas pessoas, inclusive eu, alguma vez já usou o Access para aplicações maiores e até em servidores, mas este não é o seu propósito. O Access não consegue oferecer o melhor desempenho e segurança quando submetido a essas condições.

O Access serve para uso em escritórios e pode ser usado para ajudar em muitas tarefas, como os exemplos a seguir:

  • Cadastro de clientes em escritórios;
  • Agenda médica em clínicas e consultórios médicos;
  • Controle escolar;
  • Controle de ligações em empresa de telemarketing, por exemplo;
  • Gerenciamento de ordens de serviços em uma oficina;
  • Cadastro de participantes em um evento qualquer;
  • Entre outras aplicações.

O Access serve para aplicações onde há maior necessidade de cadastros e relatórios. Há diversas opções para a criação de cadastros e não há necessidade de ter grandes conhecimentos para montar cadastros ou relatórios. Para aqueles que tem um conhecimento maior, é possível usar o VBA, que é um recurso de programação para tornar seus cadastros mais completos e complexos.

O Access é um programa licenciado e para usá-lo é necessário adquirir uma licença. Ele é vendido junto com algumas versões do pacote Office que tem como carro chefe o Word, Excel e o Power Point.

Observação importante: Ele não é um SGDB, como O SQL Server, Oracle ou outros. SGDB são Sistemas Gerenciados de Banco de Dados e portanto instalados em servidores para gerenciamento e armazenamento de dados centralizados, podendo ser acessados de todos os computadores de uma empresa, por exemplo.

O Access é um sistema local e para escritórios, sendo portando indicado para operações menores.

Qual o melhor banco de dados?

Esta é uma pergunta difícil de responder. Creio que não haja uma resposta exata, mas sim um depende. Alguns bancos são mais robustos e por isso suportam mais o tranco, porém, outros bancos são projetados para ambientes mais lights e nem por isso podem serem taxados de inferiores. Oracle, DB2, SyBase e SQL Server são exemplos de bancos bastante robustos. São usados em grandes empresas como bancos, bolsas de valores, companhias de seguros, indústria e etc. Existem bancos que são mais usados em determinando segmento, um exemplo disso é a internet, onde o Access, MySQL e SQL Server são a grande maioria. Outro exemplo são as empresas desenvolvedoras de sistemas que geralmente usam banco de dados adequado a tecnologia de desenvolvimento. Por exemplo: Quem desenvolve em Delphi geralmente usa Firebird, Paradox ou Interbase, já quem usa Visual Basic para desenvolvimento fica com um banco da Microsoft, SQL Server ou Access (apesar de muitos alegarem que Access não é banco de dados). O Oracle é o banco mais usado no mundo e certamente para boa parte dessas pessoas ele é o melhor banco, mas na prática o melhor banco é aquele que melhor responde às necessidades de cada projeto ou cada empresa

Qual a importância do banco de dados para as empresas?

Parece que atualmente as empresas de maneira geral dependem muito da tecnologia para sobreviver. Esses sistemas usam bancos de dados para guardar todas as informações? Qual a importância do banco de dados para as empresas atualmente?

Banco de dados é o nome de um software que hoje é mais conhecido como Sistema Gerenciador de Banco de Dados – SGDB que é usado para armazenar os dados que foram ou serão processos em uma organização qualquer. Um banco, uma indústria, uma loja, uma prefeitura e outros tipos de organizações precisam guardar os dados de seus funcionários, clientes, fornecedores, compras, vendas, estoque de produtos, entre tantas outras informações relacionadas ao gerenciamento e funcionamento da empresa.

O banco de dados está por traz de tudo isso e por isso é possível afirmar que sua importância é vital para qualquer empresa da atualidade. Oracle, Microsoft SQL Server, DB2, Sybase, PostgreeSQL, MySQL e outros SGDB´s são os principais e mais usados por empresas do mundo inteiro.

Se uma empresa perder seu banco de dados em muitos casos poderia significar sua falência, na melhor das hipóteses, seria um problema administrativo sem precedentes. Todo banco de dados de empresas. Normalmente tem um rígido sistema de backup ou cópia de segurança que garante a restauração dos dados em caso de uma pane série ou perda dos dados. Desta forma é correto afirmar que o backup é tão importante quanto o próprio banco de dados.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.