Qual faculdade você recomendaria para um curso a distância?

Veja algumas dicas importantes e algumas recomendações sobre faculdades a distâncias. Conheça uma ferramenta do Ministério da Educação que pode ser muito útil para encontrar os melhores cursos EAD em ensino superior.

Home » Educação

O conceito de educação é amplo e nem sempre bem compreendido. Quando o assunto é a formação superior as faculdades de ensino presencial sempre reinaram até que com o acesso em massa das novas tecnologias e uma constante necessidade de formação superior, tornou-se realidade as faculdades que oferecem cursos superiores na modalidade a distância.

Esses cursos superiores mesclam aulas presenciais com aulas e atividades que podem ser desenvolvidas fora da sala de aula tradicional. Em alguns casos as aulas são praticamente 100% a distância e em outras são bem mescladas com aulas presenciais.

Muitos não gostam da modalidade a distância, já ouvi muitas críticas, algumas bem pertinentes, outras nem tanto. A verdade é que gostando ou não as faculdades a distância têm ajudado muita gente a tornar real o sonho ou a necessidade de uma formação superior.

Você já fez uma faculdade na modalidade a distância? Conhece cursos e instituições que oferecem cursos a distância. Qual dessas faculdades você recomendaria para um usuário que esteja interessado em fazer um curso a distância?

Embora experiências de uma pessoa nem sempre sejam as mesmas de outra pessoa, entendemos que aqueles que fizeram um curso a distância são os mais aptos a dizerem o que é, como funciona e se recomendam ou não aquele curso.

Mais recomendadas

Até o momento as faculdades e universidades mais recomendadas por ex-alunos nos comentários abaixo foram as seguintes:

  • UNIP interativa - Universidade Paulista
  • Faculdade de Tecnologia Flamingo
  • FGV - Fundação Getúlio Vargas
  • Faculdade Sumare
  • UNICID - Universidade de São Paulo
  • UNINOVE - Universidade Nove de Julho
  • UNIFAI - Centro Universitário Assunção
  • UNOPAR - Universidade Norte do Parana
  • Universidade Metodista EAD
  • UNIASSELVI
  • Centro Universitário Claretiano

Atualização

Quando escrevi esse artigo, as faculdades que citei acima eram aquelas que mais estava em evidência para o assunto da educação a distância, haja visto que o modelo ainda era novo e algumas instituições saíram na frente, obviamente, oferecendo cursos na modalidade EAD, levando-se em consideração os recursos, conhecimentos e experiências que haviam na época.

Hoje, já depois de um bom tempo as instituições ganharam mais experiência, outras entraram também nesse segmento e assim é muito difícil encontrar alguma instituição de ensino superior que não ofereça algum programa ou curso de formação a distância.

Desta forma, fazer uma lista de recomendação hoje é praticamente inviável, uma vez que a concorrência no seguimento EAD é praticamente similar ao que acontece na educação presencial.

Mas quais referenciais usar?

Hoje o próprio Ministério da Educação já oferece boas ferramentas, indicadores e referências para que você possa escolher melhor um curso a distância uma instituição onde estudar por um curso na modalidade EAD. E a melhor ferramenta para isso é o Catálogo Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior.

Para ter acesso a essas informações, acesse o site abaixo e siga as orientações como mostradas:

  • Passo 1: Acesse: https://emec.mec.gov.br
  • Passo 2: Escolha as opções Consulta Avançada -> Curso de Graduação
  • Passo 3: Informe por exemplo o nome do curso, o UF e se preferir a cidade
  • Passo 4: Em modalidade, marque a opção “A distância”.
  • Passo 5: Digite o código de validação e clique em Pesquisar.

Você terá uma tela similar à que aparece abaixo:

Cursos EAD - Emec

Observe a coluna Índices, onde constará se o curso recebeu algum conceito do MEC, como o CPC – Conceito Preliminar de Curso ou o CC – Conceito de Curso. Veja também a última coluna onde é possível clicar e ver as informações detalhadas daquela curso e da instituição que o oferece.

Dúvidas e comentários de visitantes deste site:

FGV - Fundação Getúlio Vargas

O curso da FGV a distancia é excelente

Luis // SP

Faculdade de Tecnologia Flamingo

Recomendo a Faculdade de Tecnologia Flamingo, com ótimos cursos e professores maravilhosos e bem capacitados. Vera Lucia Bento da Costa // São Paulo

Faculdade Sumaré

Recomendaria que incluísse a Faculdade Sumaré, pois a mesma tem uma qualidade de ensino dentro do construtivismo, com professores graduados a expectativa esperada pela população. Jose dos Santos // São Paulo

UNICID e UNINOVE

recomendaria as Universidades UNICID e UNINOVE são ótimas. Maria das Graças da Cruz Guedes // São Paulo

Centro Universitário Assunção

Recomendo a UNIFAI, uma universidade renomada e extremamente voltada ao método de ensino construtivista. Vilma Cardoso // São Paulo

Para quem não sabe o que ensino construtivista, recomendo a leitura do texto: Educação tradicional versus construtivismo. Uma boa análise mostrando as diferenças entre os dois pensamentos teóricos. luis.blog.br

UNIP - Universidade Paulista

Eu recomendaria a Unip que extremamente voltada ao melhor método de ensino construtivo. Crislaine // Santo Antônio do Aracanguá

Faculdade de Tecnologia Flamingo

Recomendo a Faculdade Flamingo, estudei lá, mas não era curso à distância. Porém conheci alguns alunos do curso e eles me disseram que é muito bom, além do acompanhamento on-line do professor, você pode marcar reuniões presencialmente.

Ligue lá, e conheça. Você vai gostar.

Beatriz Sorini // São Paulo

UNOPAR - Universidade Norte do Paraná

Estudei na Universidade Norte do Paraná a Distância e achei ótima. Aprendi o suficiente, já estou atuando na área e me senti super preparada. Elenira // salvador

Universidade Metodista

Recomendo o curso a distância da Metodista, pois tem uma boa estrutura. Estou matriculado no curso de Gestão Ambiental, que começa no segundo semestre de 2009 Jorge // Campinas

UNIP - Universidade Paulista

Recomendo a Unip Interativa - credenciada pelo Mec e a pioneira em ensino a distância. Segue site para inscrições e informações.

www.sepi.unip.br

Vale a pena muito boa...Andréia // Cerquilho

UNIASSELVI

Indico a UNIASSELVI que está entre as 5 melhores universidades a distância do Brasil.

Inclusive em Manaus é a melhor. Katyanne // Manaus

Faculdades COC

Recomendo as faculdades COC possui excelente qualidade Gevaldo // São Paulo

Centro Universitário Claretiano

ESTOU FAZENDO GESTÃO PUBLICA A DISTANCIA NO CENTRO UNIVERSITARIO CLARETIANO ,E ESTOU GOSTANDO DO QUE ESTOU FAZENDO. WWW.CLARETIANO.EDU.BR CELSO // RONDONOPOLIS MT

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.