O que é o EJA - Educação de Jovens e Adultos. Antigo Supletivo?

Saiba como terminar seus estudos pelo ENEM. Encceja ou pelas provas das Secretarias Estaduais de Educação. Confira os links e as informações sobre o EJA. Os cursos incluídos na Educação de Jovens e Adultos podem ser cursados na modalidade a distância?

Home » Educação

O EJA, educação de jovens e adultos, é o nome da modalidade de ensino do antigo supletivo. O EJA é direcionado para pessoas que não concluíram o ensino fundamental (1º grau) ou o ensino médio (2º grau).

A melhor alternativa para você concluir seus estudos pela modalidade EJA é participar das provas promovidas pelas Secretarias da Educação de seu estado. Cada secretaria tem suas próprias regras para aplicação das provas. Por exemplo: datas, locais, valores (quando aplicável), modelo das provas, entre outros itens. Desta forma, eu não posso afirmar com são feitas as provas do EJA.

Como tenho recebido muitas perguntas sobre as provas do EJA, resolvi elaborar uma lista com o link para as Secretarias da Educação de cada estado. A maioria dos links já está direcionado para a página do EJA com explicações mais detalhadas de quando e como as provas de Educação de Jovens e Adultos serão realizadas em seu estado.

Voltar a estudar com supletivo

Visite os links abaixo e tire suas dúvidas sobre o supletivo em seu estado:

Caso algum link não funcione, deixe um comentário abaixo para que eu possa atualizar o link.

Encceja

Outra opção para você concluir seus estudos é através do Encceja. O Encceja é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos que é realizado em parceria com as secretarias estaduais de educação. No site do Encceja há todas as informações do exame, inclusive materiais para estudos preparatórios para a prova.

Acesse o site: https://encceja.inep.gov.br/

Supletivo pelo ENEM

Infelizmente a modalidade de conclusão do ensino médio pelo ENEM não está mais disponível, sendo possível agora apenas pelo Encceja, conforme visto acima.

Por fim, outra alternativa interessante para concluir seus estudos é através do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio, que a partir de 2010 passou a ser usado também como forma de aprovação do EJA, isto é, você faz a prova do ENEM e se for tiver o aproveitamento mínimo estabelecido será aprovado para receber o diploma do Ensino Médio. Mesmo sem tem feito as aulas ou estudado em uma escola regular de ensino médio. Para saber mais, veja este post onde explico como funciona  a conclusão do ensino médio pelo ENEM.

Estudante lendo livro na biblioteca

Perguntas frequentes:

Quem pode fazer um curso na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos)?

Recentemente, algumas mudanças foram realizadas nos cursos de Educação de Jovens e Adultos. De acordo com uma nova resolução do Conselho Nacional de Educação, foi estipulada uma idade mínima para ingressar no EJA. Sendo, assim, é preciso ter 15 anos de idade completos para se matricular no primeiro segmento, o ensino fundamental. Já para o segundo segmento, ou ensino médio, a idade mínima é de 18 anos completos. Vale ressaltar que, mesmo os alunos que forem emancipados, só poderão realizar os exames de conclusão de curso no EJA depois que atingirem os 18 anos determinados pela resolução.

É necessário apresentar algum tipo de documento para se matricular em um curso na modalidade EJA?

A listagem de documentos que devem ser apresentados no momento da inscrição para a EJA pode variar de acordo com a instituição escolhida pelos estudantes. Porém, em geral, os alunos devem estar munidos de foto 3X4, comprovante de residência, CPF e RG, cópia da certidão de nascimento e/ou casamento, comprovante de Escolaridade e histórico Original, Título de Eleitor e Certificado de Reservista (para os estudantes do sexo masculino).

Qual é a duração de um curso na modalidade EJA?

Segundo a Resolução nº 3/2010 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação há uma carga horária mínima para os cursos de EJA. Para os cursos iniciais, a carga horária mínima é de 1.600 horas. Já para o ensino médio, a determinação é que a carga horária mínima seja de 1.200 horas. No caso de cursos que integram ensino médio e ensino técnico, a duração mínima será de 1.200 horas mais as aulas necessárias para a formação específica escolhida pelo estudante.

E quanto ao conteúdo?

O conteúdo é composto pelas matérias de Língua Portuguesa (Leitura e Escrita, Linguagem verbal e não-verbal e gramática), Matemática, Geografia, Ciências e Artes. Cada matéria, é claro, de acordo com as necessidades da turma, podendo o conteúdo ensinado ser referente ao ensino fundamental ou ao ensino médio.

As turmas da modalidade EJA são separadas por idade ou algum outro critério?

Não. As turmas do EJA são separadas de acordo com o nível acadêmico. Sendo assim, há duas modalidades possíveis: estudantes do ensino fundamental e estudantes do ensino médio. As turmas são compostas de alunos de diversas idades, porém com o mesmo grau escolar.

Os cursos incluídos na Educação de Jovens e Adultos podem ser cursados na modalidade a distância?

De acordo com a Resolução nº 3/2010 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, definiu que apenas os alunos que estão nas etapas finais, tanto dos cursos do ensino fundamental, quanto estudantes do ensino médio, poderão optar pelas aulas em ambientes virtuais.

Porém, não é possível estudar de casa, por exemplo. Os estudantes devem se dirigir aos polos indicados pelas instituições, onde encontrarão toda a infraestrutura tecnológica necessária para os estudos, além de material didático, livros para servir de fonte para pesquisas e acesso à internet.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.