Casa container: Vantagens e desvantagens de morar em container?

Veja quais são os pontos positivos e negativos deste estilo de moradia minimalista e os desafios que uma pessoa enfrentará ao optar por este tipo de moradia não convencional.

A busca por moradia sempre foi uma das grandes prioridades do homem, desde os primórdios da humanidade é comum encontrar registros de pessoas que fizeram diversos tipos de construção ou ainda adaptaram estruturas já existentes na natureza como formas de moradia, como uso de cavernas, por exemplo.

Diversos materiais foram usados a longo do tempo para a construção de casas e moradias, dentre elas podemos destacar O uso da madeira, das folhas de árvores, bambu, pedras, combinação de outros materiais e mais ultimamente o que predomina, especialmente no Brasil, é a combinação do aço e o concreto.

Recentemente uma nova tendência tem chamado atenção das pessoas em várias partes do mundo sobre um novo estilo de moradia: a casa em conteiner.

Tendência

Esta é uma tendência que não é muito antiga e que já chama atenção tanto para residências como para estruturas comerciais em várias cidades do mundo. Aqui no Brasil já é possível encontrar muita gente morando em casa container ou criando lanchonetes, escritórios, dentre outros tipos de comércios em conteineres que eram usados para transporte de cargas.

Pelo visto e a julgar pelos critérios que vamos analisar neste artigo, parece que é uma tendência que veio para ficar e embora existam diversos desafios associados a esse tipo de moradia, temos de levar em conta que ela traz diversos benefícios também.

Preço

O preço é um desses benefícios, uma vez que é possível comprar um conteiner por menos de R$15.000 e embora seja necessário fazer uma série de adaptações para que o mesmo tenha condição de ser habitável, ainda assim vale muito a pena economicamente se considerarmos o alto custo da construção civil no Brasil.

Mas existem empresas que já vendem as casas prontas no contenha, isto é, O conteiner já vem com todas as adaptações necessárias para que ela seja usada como moradia. Neste caso custo um pouco maior e os preços podem começar por volta de R$ 20.000, indo até valores bem mais altos, dependendo do projeto. Isto de acordo com uma pesquisa que eu fiz na data deste artigo no site Mercado Livre. Veja Aqui https://lista.mercadolivre.com.br/casa-container

Transporte e instalação no local

Quando você compra um conteiner, pronto para morar ou não, é necessário levar em consideração o custo para transporte dele do local de compra até o local da sua fixação. Neste caso é importante observar no ato da compra se o valor da venda já está incluso o transporte, que geralmente não está e dependendo do local do país onde será feito a entrega, o frete pode ficar bem alto.

Além do mais é importante considerar. O que você precisa de um local para fazer a fixação do mesmo, isto significa que você precisa ter o terreno em alguns casos é preciso fazer algumas adaptações como nivelar o terreno ou ainda fazer uma base de concreto se você quiser fazer uma coisa mais bem feita.

Aquecimento

Um dos fatores problemáticos de morar em um conteiner é sem dúvida nenhuma a questão do aquecimento. Vamos lembrar que um conteiner é uma estrutura de aço e ir quando exposta ao sol pode aquecer muito traduzindo em muito calor.

Uma alternativa para resolver este problema é comprar os modelos refrigerados ou que você faça a instalação de uma estrutura térmica nas paredes e no teto do conteiner, isso pode ser feito com isopor ou outro material que seja isolante térmico.

Instalações internas

Outro detalhe importante é que um contenha não é uma casa, portanto para transformá-lo em uma moradia é necessário fazer diversas adaptações do mesmo para que ele possa ser habitável. Neste caso é preciso fazer instalação elétrica, hidráulica, banheiro, pia de cozinha, fogão e outros recursos necessários em uma residência qualquer.

É necessário levar em consideração o custo para essas adaptações, bem como A viabilidade de se fazer isso, já que o espaço é bastante limitado e tudo tem que ser milimetricamente planejado.

Acabamento

Como explicado acima dentro das adaptações existe a questão do acabamento em si. Neste caso é preciso pensar o que você vai colocar no teto, nas paredes e principalmente no chão. Se você comprou o conteiner sem nenhum acabamento, tudo isso precisará ser feito para que ele tenha boas condições de moradia.

Espaço

Tudo isso tem que ser considerado levando em consideração o espaço que você terá, que no caso de um conteiner é muito limitado, mesmo nos casos dos tamanhos maiores. Abaixo uma relação dos tamanhos dos conteineres que normalmente você encontra para comprar:

  • 3 metros
  • 6 metros
  • 12 metros
  • 14 metros
  • 16 metros

Como pode ser visto os tamanhos realmente são bem pequenos e, portanto, é preciso ter um excelente planejamento para colocar todas as coisas que você precisa ter o mínimo de espaço para que você possa se locomover dentro dele.

Vida útil

E também é preciso considerar a questão da vida útil, pois embora seja bem mais baixo o investimento que você fará, ainda assim é um investimento e como tal precisa ser com pensativo em termos de tempo de uso.

Neste caso estamos falando de uma estrutura de aço e que terá uma vida útil muito longa, mas como todo material precisa de tratamento e cuidados para que ele possa permanecer intacto por mais tempo.

Nesse caso o ideal é fazer um tratamento anticorrosivo do lado de fora, com aplicação de tinta e produtos que vinham proteger a estrutura dos efeitos climáticos, como o sol, chuva, poeira e outros itens que podem corroer com o tempo o material.

Estilo minimalista

Tudo isso deve ser considerado, mas sem dúvida nenhuma o principal fator que precisa existir é o estilo de vida minimalista, formado e absorvido por aquelas pessoas que desejam morar em uma casa conteiner.

Uma vez que você terá muito menos espaço, é necessário repensar muitas coisas e fazer diversas adaptações no estilo de vida para que você possa comportar ali dentro apenas aquilo que você precisa de forma essencial e deixar de fora tudo que é supérfluo.

O estilo de vida minimalista está em alta no momento e talvez até por isso adesão deste tipo de moradia em casa conteiner possa ser bem-vinda neste momento, mas é bom deixar claro que este não é um estilo para todas as pessoas e portanto precisa ser tomado uma decisão bastante séria antes de pensar nesta mudança radical de moradia.

Investimento

Por fim e não menos importante é preciso pensar na questão do investimento, afinal de contas é uma moradia, é uma casa e precisa ser visto como um imóvel qualquer, do ponto de vista de investimento.

Neste caso quando compramos um imóvel pensamos na valorização que ele possa ter ao longo do tempo e como sabemos sempre que alguém se dispõe a vender uma casa, dificilmente vai perder dinheiro, pois imóveis são formas de investimento bastante seguros.

No caso de uma casa conteiner é preciso pensar se ela trará resultados financeiros sei lá na frente você decidiu fazer a venda, ainda que não seja intenção de vender, toda aquisição imobiliária precisa ser feita pensando numa eventual possibilidade de desfazer daquele móvel em algum momento isto é sem dúvida nenhuma um fator importante para se considerar.