10 itens sobre a Serra da Canastra: Cachoeiras, atrações, acesso e mais

Veja um resumo das principais informações sobre a Serra e o Parque Nacional da Serra da Canastra em Minas Gerais, onde é a nascente do Rio São Francisco e o lar de inúmeras atrações, como suas muitas cachoeiras, o famoso queijo canastra e outros.

Home » Educação

Onde fica

A Serra da Canastra é uma formação rochosa localizada no sudoeste do estado de Minas Gerais nas proximidades dos municípios de Capitólio, Delfinópolis, Sacramento, São João Batista do Glória, São Roque de Minas e Vargem Bonita.

O local é muito apreciado por turistas e tem muitas atrações e grande beleza natural. Há também o Parque Nacional da Serra da Canastra que serve como proteção e preservação da serra e seus entornos.

Vale destacar que é nesta região que se produz o famoso queijo canastra.

Acesso

Há vários acessos até a serra, sendo que os mais comuns talvez seja por São Roque de Minas, Vargem Bonita ou por Delfinópolis. É importante salientar que até a sede desses municípios existe estradas asfaltadas, mas a partir deles, as estradas que dão acesso à serra são de terra e portanto as condições das mesmas podem variar bastante dependendo da época do ano.

Para chegar até esses municípios é necessário pegar a rodovia MG-050, que começa na região de Belo Horizonte é vai até a divisa com o estado de São Paulo no município de São Sebastião do Paraíso e entrando em São Paulo já na região de Ribeirão Preto.

Parte alta

Para aqueles que desejam ter acesso ao cume da serra ou a parte alta como é chamado, a melhor alternativa é ir por São Roque de Minas. Da sede do município há uma estrada que leva ao topo da montanha e ao local da nascente do Rio São Francisco (veja o item 5). Quando fui a estrada estava bem ruim. (veja o item 6).

Parte baixa

A parte baixa como é chamada é onde você tem acesso à famosa cachoeira Casca Danta (ver item 4) e neste caso o acesso é por Vargem Bonita.

Cachoeiras

Dentre os atrativos da Canastra, talvez os que mais chamam a atenção sejam as suas muitas cachoeiras. Só na região de Delfinópolis, por exemplo, há a Cachoeira dos Lambaris, Cachoeira do Tombo, Cachoeira das Borboletas, Cachoeira do Ouro, Cidade Das Pedras, Acqualume Cachoeiras, Cachoeiras do Ézio, e por ai vai. A lista é longa e você certamente precisaria de bastante tempo para conhecer todas.

Casca Danta

Mas embora haja muitas, certamente a mais imponente de todas seja mesmo a Casca D´Anta, cujas águas precipitam de uma altura de aproximadamente 186 metros de altura. A força da queda é tão grande que já há certa distância da cachoeira é possível ser atingido por uma corrente de umidade que sobe do local onde a água cai.

Veja aqui uma galeria de fotos da Casca D´Anta.

O acesso até a parte baixa dela é feito por Vargem Bonita e há um percurso de estrada de terra até chegar à portaria do Parque Nacional da Serra da Canastra, onde você precisa deixar o carro e caminhar por um curto percurso até chegar ao pé da imponente cachoeira. Vale muito a pena!

Nascente do Rio São Francisco

Outra atração famosa da serra é o local onde se atribui como sendo a nascente do Rio São Francisco ou o velho Chico, como muitos o chamam. Para chagar lá é preciso ir por São Roque de Minas, como explicado no item 2. O local é muito simbólico, talvez pela importância que o São Francisco tenha para o Brasil.

Vale lembra que a cachoeira Casca D´Anta descrita no item anterior acontece no leito do Rio São Francisco, não muito distante da sua nascente.

Veja aqui uma galeria de fotos da nascente do Rio São Francisco.

Carro próprio ou 4x4

Na região é comum encontrar pessoas que oferecem passeios até os pontos principais da serra em veículos 4x4. Quando estive lá fui com meu próprio carro. Na parte baixa é tranquilo, mas na parte alta eu não recomendo, a menos que seu carro seja também um 4x4.

A estrada estava muito ruim e a subida é bem forte e tinha pedras grandes o que dificultou bastante a subida.

Altitude e clima

No alto da serra a altitude é em torno de 1000 metros de altura e portanto dependendo da época do ano e das condições do tempo, pode ser bem mais frio que nas partes mais baixas. Ainda assim não é nada exagerado e proporciona uma estadia tranquila quanto a isso.

A vegetação é baixa e bem típica, há muita pedra, água e cenários muito belos. Leve uma boa máquina fotográfica ou celular com uma boa câmera. Você vai precisar.

Veja aqui uma galeria de fotos da Serra da Canastra

Estrutura do parque

A estrutura do Parque Nacional não é das melhores. Existia banheiro em alguns pontos e alguns pontos de parada. Desta forma é importante ir preparado e levar um lanche, bem como água. Embora água não seja bem um problema por lá.

O fato é que o local é muito grande e dependendo da sua programação, pode ser que você fique o dia inteiro por lá.

Estrutura do entorno

As cidades no entorno da serra são pequenas e tem uma estrutura limitada. Existem muitas pousadas, mas carece um pouco de restaurantes e caixas eletrônicos, por exemplo.

Algumas operadoras de celular pode ter certa limitação da qualidade dos serviços por lá também.

Mais informações

Para saber mais informações, sugiro visitar os sites das prefeituras dos municípios de:

Ou o site Serra da Canastra.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.