10 itens sobre a água: estados líquido, sólido e gasoso

Por que a água é tão importante para a vida humana e outros seres vivos na terra? Quais os riscos que corremos com uma possível falta de água ou a má distribuição dela dentro do planeta você nosso país?

Home » Educação

A água

A água é um item abundante em nosso planeta, como poderemos ver abaixo. Ela não diminui e portanto não corremos o risco de faltar água. Ela é usada para a vida humana, animal e vegetal. Os principais usos da água são:

  • Irrigação de lavouras
  • Na indústria
  • Nas residências
  • Nos locais públicos
  • Para geração de energia elétrica
  • Dentre outros.

Dá para ver o quão necessário ela é para as nossas vidas.

Os estados da água

A matéria como conhecemos é formado por átomos que se agrupam e se organizam em diferentes maneiras de acordo com a quantidade de energia presente no meio.

Assim como qualquer outro elemento a água também é formada por átomos e por isto obedece às mesmas leis que regem outros elementos físicos podendo ser encontrada em 3 estados principais.

Listaremos abaixo os 3 estados físicos de acordo com o grau de energia contida em cada um deles.

Estado sólido

O estado Sólido da matéria é um estado com menor nível energético onde os átomos se encontram em relativo repouso e próximo uns dos outros, para alcançar este estado falando mais especificamente da água ela precisa perder energia, até chegar ao ponto de congelamento em torno de zero graus Celsius.

Estado líquido

No estado líquido a água recebe energia térmica e isto faz com que suas moléculas se afastem uma das outras levemente tornando o elemento líquido. Nos rios, lagos, oceanos ou mesmo na torneira da sua casa, este é o estado mais comum da água.

Estado gasoso

No estado gasoso a água recebe ainda mais energia térmica e suas moléculas agora carregadas de energia se afastam mais ainda uma das outras o que faz com que a água se expanda adquirindo característica gasosa na forma de vapor de água.

Importância para a vida

Água assim como os demais alimentos, são vitais para a permanência da vida humana ou qualquer outro tipo de vida animal sobre a terra. É uma questão de sobrevivência e sem ela não conseguiríamos vamos viver por mais alguns dias, portanto ela é um fator de extrema importância e de primeira necessidade para o homem e para os demais animais questão sobre a face da terra.

Terra, planeta água

As vezes ouvimos dizer que a terra é o planeta água, mais isso soa um pouco estranho pois é a terra é chamado de terra porque é considerado então planeta água? Como entender essa possível e aparente contradição?

Na verdade existe muita água em nosso planeta, o problema é que ela está concentrada em algumas regiões e nos locais com maiores população já há indícios da falta de água que teríamos nos próximos anos.

No Brasil por exemplo, há uma grande concentração de água na região da floresta amazônica e do pantanal mato-grossense, mas sabemos que nessa região há uma pequena parte da população apenas, afinal os Brasileiros estão na região sul, sudeste e pela costa nordeste. Nessas regiões estão concentradas a maioria das pessoas no Brasil e é exatamente nesse ponto onde há maior necessidade de água para suprir toda esta demanda. A crise água de 2014 observada no estado de São Paulo é um importante indício de possíveis problemas que podem ocorrer nos próximos anos.

Os continentes

Embora seja seu nome Terra, na verdade deveria se chamar Água, pois a maioria do nosso planeta é coberto por águas e daí vem o nome de planeta água, embora embaixo da água exista terra, mas se considerarmos apenas a superfície visível, a diferença é enorme. Veja abaixo as dimensões em km/2 dos continentes políticos da terra:

  • Ásia: 43.810.000
  • América: 42.330.000
  • África: 30.370.000
  • Antártida: 13.720.000
  • Europa: 10.180.000
  • Oceania: 7.600.000

Dimensões dos oceanos

Agora compare com as dimensões em km/2 dos oceanos do planeta terra:

  • Oceano Antártico: 20.327.000
  • Oceano Ártico: 13.000.000
  • Oceano Atlântico: 106.400.000
  • Oceano Índico: 73.560.000
  • Oceano Pacífico: 180.000.000

Se somarmos os continentes teremos algo próximo de 150.000.000 km/2, isto é inferior ao Oceano Pacífico que sozinho é de 180.000.000 km/2.

Portanto embora o nome seja terra, o que predomina mesmo são os oceanos e daí vêm a famosa expressão de que este é o planeta água.

Imagens de água

A água é provavelmente o bem material mais precioso que temos, uma vez que ela é vida, tanto para as pessoas, como os animais e plantas. Sem água não há vida e portanto ela é um dos nossos tesouros, dado por Deus. Além da sua indiscutível utilidade, ela é também bela e muito apreciada pelas pessoas.

Veja abaixo diversos exemplos da beleza da água nessas coleções de imagens:

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.