Site do MEC mec.gov.br: O Site do Ministério da Educação no Brasil

Conheça as informações do site do MEC para Professores, diretores, estudantes, pais e responsáveis. Um site com notícias e informações da educação no Brasil

Home » Educação

O órgão máximo da educação no Brasil é o Ministério da Educação (MEC). O MEC é responsável pelos diversos programas educacionais, leis e diretrizes que conduzirão os rumos da educação brasileira. Desde a educação infantil até a educação superior, alunos, professores, pais e outros profissionais da educação interagem de programas e ações do MEC.

Ministério da Educação

De acordo com informações disponíveis no site do ministério( ver link abaixo), as competências do MEC são as seguintes:

A política nacional de educação, da educação infantil, a educação em geral, compreendendo o ensino fundamental, o ensino médio, o ensino superior, a educação de jovens e adultos, a educação profissional, a educação especial e a educação a distância, a avaliação, informação e pesquisa educacional, a pesquisa e extensão universitária, o magistério e a assistência financeira a famílias carentes para a escolarização de seus filhos ou dependentes.

Isto significa que é o ministério do governo federal responsável pela educação no Brasil no âmbito oficial. Assim, as instituições e cursos desde a educação básica até a formação superior tem de alguma forma passar pelo Ministério da Educação.

É o segundo maior ministério do governo brasileiro, ficando atrás apenas do Ministério da Saúde e sua sede fica na capital federal do Brasil, a cidade de Brasília.

Site do MEC

O site do Ministério da Educação (mec.gov.br) é um importante canal de comunicação e informações da educação no Brasil. Eu particularmente uso muito o site do MEC, pois além de pai de aluno, sou também professor e nele encontro utilidade e conhecimento valioso sobre como está estruturada a educação no Brasil, os programas e ações que o Ministério desenvolve, além de notícias sobre a educação no Brasil.

Uma coisa bacana no site do MEC é que eles separam as informações de acordo com o perfil do usuário. Veja abaixo como isso funciona:

Professores e Diretores

Para os professores e diretores, o site do MEC disponibiliza informações da Prova Brasil e Provinha Brasil, piso salarial de professores, formação e legislação pertinente, entre outras. Mantém ainda o Portal do Professor que é um importante instrumento com sugestões de aula, conteúdos educacionais, recursos digitais, entre outros.

Expansão do Ensino Superior: Vídeo com informações da expansão da estrutura da educação superior através da criação de novas universidades federais, campus universitários e novas unidades dos institutos superiores de educação profissional e tecnológica.

Estudantes

Já os estudantes podem ficar a par das informações dos vestibulares nas unidades federais, o Enem, Prouni, Fies, consultar as instituições de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação e para os alunos que desejam concluir seus estudos na modalidade supletivo, o site do MEC disponibiliza informações sobre o Encceja que é a certificação para Jovens e Adultos.

Ações do MEC - Ensino Superior: Vídeo com a divulgação de algumas ações do MEC, como o Prouni, Reuni e Fies

Pais e familiares

Para os pais e responsáveis por alunos o site do MEC disponibiliza um canal chamado "Dia a dia do seu filho", com dicas úteis para acompanhar os estudantes da educação infantil e fundamental, tem ainda o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino no Brasil.

Livro Didático - Cuidados com o Livro: Vídeo com a campanha de incentivo ao cuidado com os livros e materiais escolares.

O site do MEC pode ser acessado no endereço www.mec.gov.br para acompanhar as notícias e demais informações pertinentes a alunos, professores, profissionais da educação e toda a sociedade.

Painel do MEC

Uma novidade no site do MEC é o Painel de Controle(https://painel.mec.gov.br), um subsite que reuni uma série de indicadores da educação, como: Instituições com Programas de Pós-Graduação, escolas, Instituições Federais de Ensino Superior, estatísticas por Grupo de Municípios / Mesorregião / Região / Microrregião, entre outros indicadores.

Perguntas e respostas

Onde encontrar no site do MEC informações sobre cursos técnicos?

Há diversas informações no site do MEC sobre cursos técnicos, escolas técnicas e assuntos relacionados. Há inclusive um site que é o SISTEC - Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, que funciona como um cadastro das escolas de cursos técnicos no Brasil, onde o usuário poderá consultar diversas informações sobre estes.

Onde encontrar no site do MEC informações sobre cursos superiores?

A educação superior é um dos pontos mais destacados no site do MEC, a inclusive diversos sites específicos para tratar de assuntos específicos da educação superior, como é o caso do site do FIES, do INEP e o e-Mec que é o cadastro de faculdades, universidades e cursos superiores no Brasil. Nesse site você encontra informações sobre a situação dos cursos, bem como das instituições de ensino superior no Brasil.

Onde encontrar no site do MEC informações sobre ensino fundamental e médio?

A diversas informações sobre cursos de nível fundamental e médio, sem contar o site do Enem que é específico para concluir antes do ensino médio. Considere as opções abaixo para ter acesso a conteúdos da educação básica:

  • Educação básica no site do INEP : Acesse este link e escolha a opção Educação Básica no meu para ter acesso a diversas estatísticas e informações sobre a educação de ensino fundamental e médio.
  • Educação básica no site do MEC: Acesse este link para ter acesso a informações da secretaria de educação básica do Ministério de Educação, bem como os programas e ações desta secretaria.

Não consigo encontrar as informações que preciso no site do MEC, o que fazer?

Se você não consegue encontrar no site do Ministério da Educação as informações que precisa, poderá entrar em contato com o MEC através do telefone 0800 616161 e você terá um atendimento mais personalizado onde poderá expor as suas dúvidas e terá respostas na hora. Paralelamente poderá entrar em contato com o Ministério da Educação através dos canais disponíveis no site do ministério, para obter informações específicas sobre assuntos do seu interesse e de competência deste ministério.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.