10 perguntas e respostas sobre faculdade a Distância - EAD

Veja está seção de perguntas e respostas sobre a educação a distância, especialmente sobre as faculdades EAD. Tire suas dúvidas e veja o que é verdade e o que é mito na educação a distância.

Home » Educação

Eu fui aluno de uma universidade na educação a distância. Minha faculdade EAD serviu sobretudo para me ensinar um pouco sobre esta nova modalidade de ensino que tende a crescer muito no Brasil nos próximos anos. Então, resolvi fazer algumas perguntas que acredito que muitas pessoas fariam e vou tentar respondê-las da maneira mais sincera possível, OK?

1. O que é educação a distância?

É a modalidade de ensino onde o aluno não precisa estar presencialmente na instituição de ensino para assistir as aulas, realizar trabalhos, entre outras atividades necessárias. Em um curso a distância a carga horária é substituída por atividades a distância, como leitura, discussões online, trabalhos individuais ou em grupo, projetos, entre outros.

O modelo é antigo, mas foi através das faculdades EAD que ele se tornou popular e hoje ele representa um percentual significativos dos alunos que estão matriculados no ensino superior.

2. O que é um polo de educação a distância?

O polo de educação a distância é um ponto de apoio que as universidades credenciam para dar apoio aos alunos de determinada cidade ou região. O conceito de educação a distância, no caso de faculdades, ele não dispensa a presença do aluno totalmente. Geralmente uma vez por semana você precisa ir ao polo para assistir as aulas que são transmitidas via satélite ou para realizar provas ou atividades presenciais.

Existe uma modalidade que é quase 100% a distância. Na Unip ela é chamada de SEI e nesta modalidade você vai ao polo apenas para realizar as provas, o restante é tudo pela internet.

3. Por que tem poucos cursos superiores a distância?

O número de cursos é ainda pequeno, mas aos poucos novos títulos são lançados. Na verdade tudo depende de autorização do MEC e nós não sabemos porque alguns cursos não são liberados para a educação a distância.

Muitos cursos talvez nunca serão a distância. Há particularidades que obrigatoriamente são presenciais, logo a quantidade de cursos superiores em EAD tende a ser sempre menor.

4. A qualidade dos cursos é boa?

A qualidade de uma faculdade não está no fato de ser presencial ou a distância, depende da instituição que você escolher. É possível sim ter uma qualidade mesmo em um curso a distância, embora eu reconheça que ainda é preciso melhorar muito.

A verdade é que tem havido progressos neste sentido, uma vez que as instituições, governo e pessoas envolvidos vão amadurecendo a maneira de produzir e ofertar, especialmente nos casos de cursos de terceiro grau (graduação e pós).

Mas ainda assim a qualidade precisa ser analisada de maneira individual e não por modalidade, tipo: presencial é boa, EAD é ruim. Isto nunca foi assim e assim como há cursos EAD duvidosos, há também muitos presenciais que deixam a desejar.

5. É verdade que não precisa estudar para fazer faculdade a distância?

A questão da qualidade da resposta anterior se encaixa aqui. Muitos podem imaginar que por ser a distância não é necessário estudar, mas isto é uma bobagem. Você precisa estudar sim e acredito que até mais, até porque não terá o professor do lado para tirar suas dúvidas toda hora.

Então se você dedicar bem ao curso e estudar como deveria a pergunta sobre a qualidade passa a não ter muito sentido, já que como diz um velho ditado: quem faz o curso é o aluno.

6. Preciso ser autodidata?

Sim. Autodidata significa uma pessoa que tem autonomia no aprendizado, ou seja, uma pessoa capaz de ler e compreender, analisar cenários e propor soluções, entre outros. Você não pode ser uma pessoa muito dependente. Isto não significa que a faculdade ou o professor não irá ajudar em nada, mas se você for daqueles alunos que tem uma dúvida a cada parágrafo que ler, certamente terá muita dificuldade com uma faculdade a distância.

7. Faculdade a distância é reconhecida pelo MEC?

Sim. O MEC autoriza determinada faculdade ou universidade a oferecer determinados cursos. Isto se chama autorização. Veja a última pergunta como consultar isso.

Reconhecimento é feito para cursos e não para faculdades. Assim, quando a primeira turma de um curso concluí, o MEC faz o reconhecimento daquele curso. Mas a este ponto a faculdade já estava autorizada a funcionar naquela modalidade e a oferecer aquele curso.

8. Existe faculdade a distância gratuita?

Sim. As universidades públicas oferecem também cursos a distância, especialmente as universidades federais no Brasil quem contam com o programa Universidade Aberta no Brasil.

Acesse este link para conhecer a lista de universidades públicas no Brasil e assim verificar uma que tenha o curso desejado pela modalidade EAD, bem como as condições para o acesso.

Vale lembrar que os cursos superiores gratuitos no Brasil são os cursos de graduação, presencial ou a distância, e ofertados em instituições públicas federais ou estaduais. Os cursos de pós-graduação ofertados nessas mesmas instituições podem não ser gratuitos.

9. Existe diferença entre EAD e presencial?

Claro que sim. O que não há diferença é que um curso EAD tem a mesma carga horária que um presencial, mudando apenas a forma de assistir essas aulas. Conteúdo, disciplinas, avaliações, entre outros são os mesmos.

Enquanto que no curso presencial você precisar cumprir a carga horária em uma sala de aula, no modelo EAD você cumpre a carga horária com atividades a distância, ou seja, as atividades a distância substituem a presença.

Creio que seja salutar informar que a maneira de aprender também é diferente. O nível de autonomia, dedicação e organização de cada aluno é fundamental para o sucesso no modelo EAD.

Um detalhe importante é que o diploma também é o mesmo. Não consta no diploma que o curso foi feito a distância ou não.

10. Onde posso fazer uma consulta de cursos e faculdades a distância

No site eMEC do Ministério da Educação. Lá é possível consultar o catálogo de cursos do MEC, tanto os presenciais como a distância, com suas devidas autorizações e outras informações pertinentes.

Este site é um catálogo oficial de cursos superiores do Ministério da Educação e portanto tem todas as informações atualizadas e é uma fonte confiável para consulta neste assunto.

Bônus: Vale a pena faculdade EAD?

Sim e não.

Sim: Se você entende que tem responsabilidade de assumir um compromisso de estudar a distância, organizando seus horários e a forma de estudar, creio que seja um bom começo. Além disso, avalie se você é autodidata, isto é, se consegue seguir bem um tutorial e aplicá-lo, ler um livro e conseguir fazer um bom resumo crítico dele, assistir uma videoaula no Youtube e entender o que está sendo proposto, dentre outros.

Não: Se houver muitas negativas para as questões propostas acima, talvez a melhor opção para você seja mesmo um curso presencial. Não são todas as pessoas que irão se dar bem em cursos a distância e portanto a análise de cada um é fundamental.

Assim. uma faculdade a distância tem ao mesmo tempo vantagens e desvantagens, tem potencial de ser algo que atenda às minhas necessidades, mas pode trazer mais problemas do que solução. Avaliação, planejamento e análise crítica é fundamental antes de decidir.

 

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.