10 itens sobre a importância de aprender inglês e outros idiomas

Viagens, trabalho lá fora e aqui no Brasil, faculdade no exterior, globalização da cultura. Veja qual a importância de aprender inglês e outros idiomas como espanhol, italiano e outros

Home » Educação

Algumas perguntas

Aprender inglês é um luxo ou uma necessidade? Existe de fato alguma vantagem para uma pessoa comum no Brasil se preocupar em aprender outra língua, como a inglesa, por exemplo? Qual a importância em aprender inglês, espanhol, italiano e outros idiomas que são falados no mundo?

Necessidade

Antigamente aprender inglês era sim um luxo e talvez até status. Os motivos eram muitos e como o Brasil estava praticamente estacionado economicamente e globalmente havia poucas perspectivas para atuação fora do país ou mesmo para atrair estrangeiros ao Brasil que justificasse a necessidade de aprender uma segunda língua. Mas hoje os tempos são outros e aprender inglês bem como outros idiomas é uma necessidade para muitas pessoas e algumas razões para isso pode ser:

Viagens

As viagens internacionais são a bola da vez, os valores atrativos das passagens aéreas internacionais ou os pacotes de viagens, aliado a melhora econômica do país trouxe muita perspectiva de viagens para o exterior e o inglês é o idioma oficial em praticamente boa parte dos destinos turísticos.

Estudo acadêmico

Estudar na Inglaterra, Estados Unidos ou Austrália é cada vez mais comum. Fazer uma faculdade no exterior é uma alternativa que muitos gostariam e portanto o idioma inglês e outros idiomas como o italiano, espanhol e outros acabam sendo necessários.

Trabalho lá fora e aqui

Se você pretende trabalhar na França, terá de falar francês, se for para algum país vizinho terá de falar espanhol, mas em boa parte dos países terá de falar mesmo é o inglês. Mas mesmo para quem trabalha aqui no Brasil a chance de precisar da língua inglesa no trabalho não é remota. Considere as empresas que recém clientes do exterior, ou que fazem negócios com ela, se você é telefonista, por exemplo, poderá a qualquer momento receber uma ligação de alguém falando inglês.

Profissões

Existem profissões em que a pessoa dominar ou não o idioma inglês pode não significar muita coisa, ou seja, não vai ajudar nem atrapalhar, em outras é fundamental e existem aquelas onde conhecer bem o inglês tem alguma importância. Acredito que a maioria dos casos esteja relacionada a este último caso.

É um erro pensar que apenas algumas profissões específicas usaram este idioma e que este não é o seu caso, o mercado de trabalho é muito dinâmico e como diz um velho ditado, o conhecer não ocupa espaço. Desta forma a recomendação é que havendo possibilidade, aprenda inglês pensando sim no trabalho, pois um dia, mais cedo ou mais tarde você irá precisar dele.

Currículo

Boa parte das pessoas precisam aprender inglês, não que isso seja assim tão fundamental, mas agrega valor ao seu currículo e eventualmente poderá ser usado no ambiente de trabalho, nesses casos o fato de uma pessoa conhecer bem o idioma britânico pode servir também como um diferencial na concorrência por uma vaga de trabalho ou mesmo na promoção interna na empresa onde ela já trabalha.

Globalização da cultura

Por fim existe ainda a globalização da cultura, como o cinema, a TV, a internet, livros e outros em que boa parte são em língua inglesa. Assim, uma pessoa que aprende o idioma inglês não dependerá que conteúdos sejam traduzidos para o idioma português para ele ter acesso.

Este é sem dúvida um grande diferencial na maneira como nos relacionamos com as artes e outros aspectos culturais.

Língua internacional

A posição ocupada pelos Estados Unidos da América, como uma das maiores potências em termos de economias, de certa maneira se impõe aos demais países que desejam realizar acordos comerciais e com isso a necessidade do conhecimento da língua inglesa.

Além disso, os Estados Unidos é um grande exportador de cultura para o resto do mundo, seja por meio dos filmes de Hollywood, da TV, internet ou através de seus produtos e serviços. Em quase todo mundo se toma Coca Cola e se comem BIG MACs, assim como se fala ao telefone celular por meio de um iPhone.

Todos os fatores citados acima e diversos outros contribuem para que o inglês seja considerado como uma língua internacional.

Outros idiomas

Mas existem outros idiomas que são importantes e que também podem ser aprendidos. A lógica de aprender outros idiomas parte do mesmo princípio mostrado acima para o idioma inglês. Com a diferença que o inglês é mais universal, mas se você pretende morar, trabalhar ou estudar na França, por exemplo, o francês obviamente é a língua que você precisa focar seu aprendizado.

Outros idiomas que podemos considerar:

  • Espanhol: Como ele é o idioma oficial de boa parte dos países vizinhos do Brasil, faz muito sentido aprender.
  • Francês: a França é um importante país da Europa, além disso ele é usado em outros países como em parte da Bélgica e Suíça, por exemplo.
  • Alemão: Além de ser usado na Alemanha, ele também é usado na Bélgica, Suíça, Áustria, por exemplo.
  • Italiano: Idioma usado na Itália, Suíça, San Marino e Vaticano.
  • Mandarim: língua usada na China e que pela importância que este país exerce, seu idioma também ganha grande relevância.
  • Dentre outros.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.