Férias: 7 coisas para fazer e 6 lugares para visitar

Veja esta lista interessante contendo sete coisas que você pode fazer durante o seu período de férias do trabalho ou escolar, bem como 6 lugares que poderá visitar.

Home » Cidadania

O período de férias é um dos mais aguardados pela maioria das pessoas, sejam por trabalhadores ou por estudantes. Como sabemos, no Brasil os trabalhadores têm direito a 30 dias de férias, já os estudantes gozam de período maior, sem contar que isso acontece duas vezes ao ano.

Este momento é tão aguardado pois para muitas pessoas é nesse período que algumas atividades se tornam possíveis, bem como, é uma ótima oportunidade para sair da sua rotina de trabalho e estudo e dedicar-se a outras atividades necessárias e para muitos, mais prazerosas.

Embora algumas pessoas já tenham uma agenda definida para as férias, outros podem ficar buscando alternativas do que fazer e de como aproveitar melhor esse período. Sendo assim, daremos algumas dicas e oito coisas que você pode fazer e 10 lugares que pode visitar durante o seu período de férias.

As coisas e locais que me refiro e que serão tratados neste artigo, serão os seguintes:

[indice]

  • Sete coisas que você pode fazer

    • Dormir
    • Organizar a casa
    • Reforma na casa
    • Atividades físicas
    • Leitura
    • Voluntariado e ajuda ao próximo
    • Viajar

  • 6 lugares que você pode visitar

    • Um museu
    • Um parque
    • Uma cidade grande uma cidade pequena
    • Um rio, lago ou mar
    • Amigos e parentes
    • Na roça ou no campo

  • Resumo

[fim-indice]

Sete coisas que você pode fazer

É uma lista sugestiva e cada um pode avaliar se é válida para si mesmo ou quais adaptações podem ser feitas para torná-la aplicável à sua vida, sua rotina, bem como aos interesses de cada um.

Dormir

Sim, dormir é uma excelente alternativa para o seu período de descanso. O que acontece é que quando você trabalha e estuda, as vezes acaba dormindo pouco e isto é ruim. Então no seu período de férias, separe um tempo maior para descansar dormindo e recupere algumas horas que você perdeu durante seu período de trabalho e estudo durante o ano, isto fará muito bem e certamente é uma atividade que muitas pessoas gostariam muito de fazer.

Aquela soneca depois do almoço que você sempre quis tirar, mas no escritório ou no seu local de trabalho não era possível, agora pode ser o momento de colocar em prática.

Organizar a casa

Sabemos que no dia a dia não é possível as vezes parar e deixar a casa extremamente organizada como gostaríamos que ela ficasse. O tempo todo estamos trazendo coisas da rua para dentro de casa e muita das vezes vamos colocando em qualquer lugar. Assim, no período de férias é um bom momento para você fazer aquela boa organização no seu quarto, sala, escritório e na casa como um todo, colocando as coisas nos seus devidos lugares, encontrando métodos eficientes de manter as coisas organizadas para o próximo ano ou próximo período.

Reforma na casa

É nesse período também que muitas pessoas optam por fazer aquela reforma tão aguardada na sua casa. Como sabemos uma reforma acaba gerando muita bagunça, desorganização, sujeira e dá bastante trabalho, logo, não dá pra fazer isso de maneira tranquila quando você está ocupado com trabalho e morando na casa.

Desta forma optar pelo período de férias para fazer uma reforma é uma boa estratégia, pois você consegue concentrar melhor e não vai se importar tanto com as coisas fora do lugar, já que não precisará cumprir horários para se deslocar ao trabalho.

Esta reforma pode ser aquela feita por você mesmo, como pintar a casa, consertar as coisas que não estão funcionando ou repaginar a jardinagem, por exemplo.

Atividades físicas

As atividades físicas devem ser praticadas o ano todo, mas é no período de férias que dispomos de mais tempo para intensificar um pouco mais aquilo que poderíamos fazer. Assim, aquela caminhada mais extensa, fazer algumas trilhas a pé ou de bicicleta, dedicar um tempo maior na academia, natação e outras atividades físicas, são ótimas alternativas para serem feitas no período de férias.

Também pode ser útil para você começar uma nova rotina de atividades físicas e usar esse tempo de férias para adequar o seu corpo e assim tentar manter esse ritmo no restante do ano. Funcionaria como um período de planejamento e teste das atividades que você pretende desenvolver durante o ano.

Leitura

Como sabemos, a prática da leitura é algo importante para todas as pessoas, mas tirar um tempinho para ler um livro em algo que muitos gostariam de fazer, mas nem sempre consegue em função da correria do dia a dia.

Desta forma fazer um planejamento de leitura durante as férias, pode ser uma excelente alternativa para você ocupar esse tempo. O ideal é que você programe antes quais livros pretende ler e assim estabelecer um cronograma de leitura, podendo inclusive estar associado com outras atividades.

Voluntariado e ajuda ao próximo

Creio que algo extremamente relevante para você incluir como atividade no seu período de férias, seja participar de algum programa de voluntariado algo que você possa fazer em prol de outras pessoas.

Nosso dia a dia às vezes não dispomos de tempo para dedicar a essa atividade tão necessária a outras pessoas e tão importante para nós mesmos. Assim, faça um planejamento do que você poderia fazer no seu período de férias e quais as opções você tem no sentido de dedicar pelo menos parte do seu tempo para ajudar outras pessoas. Isto vai ser muito útil para elas e como já disse acima, extremamente relevante para você.

As opções para você atuar podem ser na sua igreja, comunidade de bairro, programas da prefeitura ou de entidades que atuam mais ativamente em sua cidade.

Viajar

Viajar durante o período de férias é sem dúvida nenhuma uma atividade desejada por muitas pessoas e de fato é uma excelente alternativa para você aproveitar bem o seu período de descanso.

Se você tem dinheiro, pode fazer uma viagem internacional ou para algum destino turístico do Brasil, mas se não tem muito dinheiro, poderá programar uma viagem curta uma cidade vizinha, algum ponto turístico mais próximo da sua cidade ou mesmo visitar amigos e parentes em outras localidades.

Sobe certo aspecto, não muda muito se você vai fazer uma viagem internacional ou mesmo para uma cidade mais próxima da sua. Só o fato de você sair, respirar outro usares, ver outras pessoas e relacionar com o ambiente diferenciado já é de grande valor.

6 lugares que você pode visitar

Como vimos acima, viajar é uma opção bastante recomendada, mas as vezes nos perguntamos: viajar para onde? Como vimos, uma viagem pode ser mais simples e não precisa gastar muito dinheiro ou ter uma grande infraestrutura para fazê-la. Assim, recomendamos aqui alguns locais que você pode visitar durante seu período de férias.

Um museu

Especialmente se você é jovem e estudante, visitar um museu pode ser bastante proveitoso para os seus estudos, bem como para trazer reflexões importantes para sua vida.

Os museus contam histórias, trazendo para a realidade coisas que foram importantes no passado e que de alguma forma influenciou a vida das pessoas e às vezes até da sociedade. Desta forma, é um tipo de lugar que você precisa ir um pouco mais de tempo para ter exatamente essa reflexão.

Uma boa recomendação e visitar as cidades históricas de Minas, pois muitas delas são consideradas museu a céu aberto, assim é uma viagem que você terá muita coisa que aprender. Recomendo fortemente a cidade de Tiradentes, Ouro Preto e Diamantina.

Um parque

Veja na região onde você mora ou algum local próximo para onde você consegue se deslocar, se há um parque nacional, um parque estadual ou mesmo um zoológico. Esses locais são bastante úteis para visitar e permite o desenvolvimento de atividades físicas, acesso à natureza, conhecer animais e formas de vida diferentes, bem como outras coisas que podem ser feitas e conhecidas. Se você tem filhos pequenos, é um dos melhores locais para você visitar com eles no período de férias.

Uma cidade grande uma cidade pequena

Se você mora em uma cidade pequena do interior, é um bom momento de você visitar a capital do estado ou uma grande cidade em que você tenha acesso mais fácil. Se você mora na capital ou alguma grande cidade, faça o caminho inverso, ou seja, visite uma ou várias cidades pequenas do interior do estado.

Essa mudança de perspectiva é bastante importante, pois certamente sai da nossa rotina e da nossa maneira diária de ver as coisas. Como estamos com mais tempo disponível, você pode fazer uma visita mais tranquila e observar melhor o ritmo das pessoas, o estilo de vida e tantas outras coisas que podem ser observadas com mais calma e que certamente trará boas reflexões para nós.

Um rio, lago ou mar

Em resumo, visite o local que tem a água em abundância. A água nos traz a ideia de paz, tranquilidade e uma boa sensação. Assim visitar as margens de um rio, de um lago o mesmo visitar a praia é algo bastante interessante, mesmo que você não queira entrar na água ou praticar atividades físicas nesta. Para muitos, o simples fato de estar ali já é algo muito bacana e certamente é um local que você pode visitar durante o seu período de férias.

Claro que são locais também perigosos e não são incomuns as notícias de acidentes e fatalidades nesses locais. Então, tenha cuidado, especialmente com crianças e pessoas mais aventureiras.

Amigos e parentes

Existem pessoas que tem esse hábito de visitar casa de amigos e parentes. Se você é um desses, no período de férias é uma boa oportunidade para você fazer esta atividade. Muita gente não gosta de fazer isso, mas é uma prática bastante importante e permite estender nosso relacionamento e manter vínculos que são importantes para nossa caminhada. Desta forma, no período de férias você tem condição de visitar aqueles parentes os amigos que moram mais distantes e assim estreitar ainda mais os vínculos de amizades com esses.

Na roça ou no campo

Se você mora na cidade, deve aproveitar esse período de férias para visitar o campo e se possível passar alguns dias ali. Seja um hotel fazenda, um sítio de um amigo ou parente, dentre outras opções.

A vida no campo é simples, mas muito significativa e a importante compreendermos que ela foi majoritariamente o estilo de vida das pessoas no passado, mas gradualmente as pessoas foram migrando para cidades e no Brasil houve um evento muito importante que você conhece bem que foi o êxodo rural.

Acho que seria um bom local para você levar seus filhos pequenos para conhecer outro estilo de vida, bem como explicar de maneira mais intensa a produção de alimentos, de carnes e de onde vem leite que eles tomam todos os dias. Afinal, não é possível acreditar que o leite vem da caixinha né?

Resumo

A proposta desta lista foi oferecer ideias para você programar e aproveitar bem o seu tempo durante as merecidas férias. Desta forma, ela pode servir como um guia inicial e a partir dela, poderá expandir suas opções, modificar e aprimorar para aproveitar bem o período de descanso.

Seja como for, espero que essas dicas sejam úteis e lhe ajude no seu planejamento de atividades e locais de visitas. Bom descanso!


VEJA TAMBÉM:

CANAL NO YOUTUBE

INSCREVA-SE:



Sistemas Web

Playlist de SQL

Youtube Youtube Youtube
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.