10 itens sobre cursos de licenciatura e formação de professores

Os programas de graduação em licenciatura têm áreas específicas de estudo que aprontam os profissionais para as realidades presentes em sala de aula.

Home » Educação

O que é licenciatura?

A licenciatura é um grau de Ensino Superior de diversas áreas do conhecimento. Você está qualificado para lecionar em escolas primárias, secundárias e cursos profissionalizantes na área em que estudou durante a sua graduação.

Atuar como professor é uma das profissões mais incríveis do planeta. Isso devido ao fato de que, com certeza, trata-se de um profissional que coopera na educação de todos os demais. Para aqueles que desejam seguir essa carreira, há vários caminhos, sendo os cursos de licenciatura os mais indicados. Aqui, compreenda o que é uma licenciatura e itens sobre os cursos de desse tipo.

Como surgiu a profissão de professor no Brasil?

De forma oficial os colégios que inicialmente surgiram no país foram fundados por Dom Pedro I no ano de 1827. Em 15 de outubro, foi emitido um decreto atestando que "toda cidade, vila ou vilarejo deveria ter uma escola de primeiras letras".

Esta é a data em que atuar como professor se tornou uma profissão com reconhecimento no país. Naquela época, o colégio era um luxo para os mais afortunados. As primeiras escolas públicas surgiram na década de 1930.

Os cursos mais escolhidos

O MEC, apresentou em 2017, os sete cursos mais escolhidos pelos alunos brasileiros. São eles: Pedagogia, Matemática, Educação Física, Biologia, História, Geografia e Português.

Por favor, repare que nem todos os alunos que decidem obter um diploma em licenciatura desejam se tornar educadores. Porém, com a graduação, é mais uma alternativa de profissão para o licenciado.

Pedagogia

A formação em Pedagogia é considerada a universidade que apronta o aluno para se tornar professor sem ter um campo determinado, como português, matemática ou história, a pedagogia prepara educadores generalistas.

Os graduados em nessa faculdade podem lecionar do jardim de infância, ao ensino fundamental (1ª a 5ª série) e no EJA.

Todavia, eles não se restringem ao ensino. Essa formação igualmente prepara você para trabalhar na administração da unidade escolar ou como educador em uma companhia, ONG ou centro comunitário.

Tempo médio de 4 a 5 anos

Vários alunos entram na universidade e já estão contando a hora de se formar e dar início aos trabalhos. Todavia, formações com menor tempo, como tecnólogos não autorizam que os profissionais ensinem no ensino fundamental e médio.

Os preparativos para lecionar

Os programas de graduação em licenciatura têm áreas específicas de estudo que aprontam os profissionais para as realidades presentes em sala de aula. Esta é uma forma de difundir conteúdo de forma eficaz além de conhecer a circunstância educacional do país.

Portanto, é por isso que os formados com bacharelado não estão aptos a ensinar. As áreas ministradas nos cursos de graduação variam de acordo com a realidade dos profissionais de cada formação e não abrange saberes específicos para aqueles que desejam ensinar.

Diversas vagas para licenciados

Uma pesquisa baseada no Censo Escolar do ano de 2015 constatou o que muitos já conheciam há muito tempo: o país está formando menos educadores a cada ano. Entre outras coisas, essa pesquisa constatou também que muitos professores ensinam disciplinas que não possuem formação para tal.

Cada diploma

Quando você selecionar a faculdade onde fará sua graduação, busque saber se a formação é aprovada pelo MEC. Ser aprovado é diferente de ser autorizado e alguns concursos demandam que o curso tenha aprovação e não apenas autorização, do MEC.

Falando em diplomas: muitas faculdades permitem cursos a distância. Entenda que para o mercado de trabalho não há distinção entre os cursos a distância e presenciais. Desde que a graduação seja reconhecida pelo MEC, os dois possui o mesmo valor, ou peso.

Atuações para licenciados

Como mencionado acima, nem todos os matriculados em um curso de licenciatura têm o desejo de atuar como docente. Saiba que isso é, de fato, possível, uma vez que a graduação se concentra em prepará-lo para educar.

Possíveis áreas de atuação para os graduados em licenciaturas compreendem consultoria, serviço público, pesquisa ou qualquer outra coisa relacionada às aptidões desenvolvidas na faculdade.

Existem licenciaturas com formação dupla

Em algumas áreas de formação, como Geografia e História, apenas é possível ter um diploma em licenciatura. Mas diversos têm formação dupla, ou seja, bacharelado e licenciatura em um só programa. Por exemplo, isso se aplica à Educação Física e Letras. O aluno deve decidir se deseja concluir com só um diploma ou ambos.

Licenciados e o Ensino Superior

Se planeja lecionar em faculdades, o recomendado é ter uma formação que lhe proporcione os conhecimentos didáticos demandados, conforme esclarecemos no ponto 5. Todavia, os formados em cursos de bacharelado igualmente podem ensinar nas universidades. Mas é pertinente dizer no dois os casos ainda é necessário a pós-graduação.

Para ser um educador em uma faculdade você deve ter concluído um programa de pós-graduação lato sensu que lhe confira o subtítulo de professor especialista. Ou mesmo uma pós stricto sensu que concede o subtítulo de mestre ou de doutor.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.