10 itens sobre a mentira: crime, pecado e consequências

Por que as pessoas mentem se isso é tão ruim? O que fazer com uma pessoa que insiste em continuar mentindo? A mentira pode ser considerada crime no Brasil?

Home » Educação

A mentira

A mentira é algo muito sério, geralmente ela vem acompanhada de confusão, perda da confiança e destruição. Há um ditado popular que diz que a mentira tem pernas curtas, indicando que ela não pode ser mantida por muito tempo e os efeitos aparentemente vantajosos de mentir não subsistem por muito tempo e o que vem depois não é bom.

Mentira é crime?

Não sou advogado ou especialista em direito, mas até onde sei ela não é considerada necessariamente um crime, mas em alguns casos pode ser sim.

Pelo que sei o que se considera neste caso é o efeito da mentira e assim se ela causar um dano a outra pessoa, então pode ser criminalizado. Também acredito que existam as situações em que ela não pode acontecer, como por exemplo mentir em um depoimento na justiça ou para a polícia.

Em geral, creio que o contexto é analisado para então determinar se aquela mentira pode ser criminalizada ou não. Mas isto não é um veredito meu, apenas uma opinião baseada no meu limitado conhecimento do direito brasileiro.

Mentira faz mal

Muito mal. Mesmo nos casos em que ela não é considerada um crime, ela precisa ser evitada a todo o custo. Mentira está relacionada com o engano, em desviar a verdade e assim produzir um resultado diferente do que deveria ser. Mais cedo ou mais tarde, os efeitos dela serão danosos.

Que a mentira é uma droga acho que todos já sabem. Normalmente ela causa destruição, ruína a confiança que uma pessoa tinha e mancha severamente a reputação de uma pessoa. Mas mesmo sabendo disso e das consequências desastrosas que ela causa.

Perda da confiança

Outro mal que a mentira causa é a perda da confiança. Quando uma pessoa mente, fica difícil continuar confiando nela e esta perda da confiança gera muitos problemas, inclusive para a própria pessoa.

É claro que as pessoas podem se arrepender, reconsiderar suas posições e mudar suas atitudes, tudo isso é possível e louvável. Mas até que isso aconteça, a confiança poderá ficar muito abalada.

A Bíblia

Na Bíblia a mentira é atribuída ao diabo, ou seja, ele é considerado o pai da mentira e portanto seja lá qual for o motivo de alguém fazer isso, no fundo há influência diabólica. Por esse motivo é que o ato de mentir causa tanta dor, confusão e destruição, pois são coisas típicas deste ser.

O texto bíblico onde Jesus atribui ao diabo a paternidade da mentira está no Evangelho de João, capítulo 8 e verso 44.

Busca pelo ganho

Muitos acreditam que ao mentir ganharão algo com isso, tirando proveito de uma situação qualquer e levando vantagem sobre outras pessoas, mas isto é um engano que voltará contra nós mesmos. Pense em alguma mentira que você contou e nos resultados dela? Não é difícil perceber os resultados.

Então seja para ganhar vantagem, enganar as pessoas, ganhar dinheiro ou qualquer outra situação, escolha a verdade, por mais que seja inconveniente no momento, os resultados sempre serão positivos.

Por que as pessoas mentem se isso é tão ruim?

Se a mentira é algo tão ruim atrapalha tanta vida de uma pessoa, para não dizer coisa pior, então por que as pessoas mesmo sabendo disso continua mentindo? Por que insistir numa coisa que poderá causar tanto estrago na vida de outras pessoas?

Essa é uma boa pergunta eu gostaria de ter uma resposta fácil para ela, mas na verdade não tenho. A mentira de fato é uma realidade que as pessoas praticam com certa frequência e que trazer muitos problemas para as outras pessoas e para elas mesmas, uma vez que ela é tão prejudicial que ela tem mão dupla, ou seja, ela não atrapalha só quem fala, mas também quem é alvo da mentira.

O pecado

Mas a razão para isso está na verdade na Bíblia, uma vez que toda a raça humana está debaixo daquilo que a Bíblia chama de pecado e a mentira é uma das facetas do pecado que expressa na vida do ser humano. Logo o homem como pecador não consegue se libertar e suas ações são más e por mais que ele tente ou se esforce, os resultados não são satisfatórios e ele sempre acaba voltando a praticar as mesmas ações que não gostaria de fazer.

A solução

Existe, contudo, uma solução para tudo isso o que é a pessoa reconhecer a suas dificuldades em se livrar do pecado, como a mentira e outros tantos mais e submeter a sua vida a pessoa de Jesus Cristo que morreu para perdoar os nossos pecados. Esta é a única solução definitiva para pessoas que mentem e causam tantos problemas na vida de outras pessoas e delas mesmas.

Pessoas que mentem precisam ser libertas e o Evangelho de Jesus Cristo é capaz de fazer isso e muito mais.

O que fazer com uma pessoa que insiste em continuar mentindo?

Mostrar o erro. Mostrar o quanto esta atitude causa mal a outras pessoas e a ele mesmo. É preciso ter paciência e sabedoria no sentido de levar a pessoa a reconhecer a situação e assim tomar uma decisão de mudar seu comportamento.

Crianças precisam ser ensinadas desde pequenas, inclusive com bons exemplos. Adultos as vezes precisam ser confrontados.

A mentira não pode ser tolerada e usando de sabedoria e respeito é preciso enfrentar este problema a ajudar aqueles que sofrem com este mal, seja como vítimas ou como protagonistas.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.