Como enviar e receber e-mails?

Como criar e configurar um email? Como enviar e receber emails e outras dicas de segurança do seu endereço eletrônico na internet. Caso eu tenha enviado um e-mail por engano para uma determinada pessoa, é possível apagar?

Home » Tecnologia

Como enviar e receber emails? Parece uma tarefa simples e de fato é. Diversas pessoas tem dificuldades para configurar uma conta de email, pois antes de enviar ou receber é preciso que a conta esteja criada e devidamente configurada.

Como criar um email?

Para criar uma conta de email, primeiro precisamos saber onde essa conta será criada. Se você quiser criar uma conta em algum serviço de webmail, como o Hotmail, Gmail, Yahoo ou outros. Basta acessar o site desses serviços e preencher seu cadastro. Porém, se você pretende criar um email atrelado ao site da sua empresa, por exemplo, neste caso é necessário solicitar ao administrador do site para criar a conta.

Como configurar um email?

Os emails criados nos serviços de webmail tem pouca configuração a fazer, já os emails criados nos sites das empresas podem ser acessados por programas como o Outlook Express ou Windows Mail, nesses casos é necessário configurar os servidores de entrada e saída, POP e SMTP, respectivamente. Veja esses tutoriais que mostram com clareza como efetuar essas configurações.

Como enviar emails?

Envio de email por computador

Para enviar um email você precisará:

  • Email remetente. É o seu email
  • Email destinatário (para). É o email para quem você deseja enviar
  • CC. Com Cópia. Aqui opcionalmente você poderá informar um ou mais emails que também receberão o mesmo email.
  • CCO. Com Cópia Oculta. Idem ao CC, porém, os endereços listados aqui não serão visíveis, assim, você poderá enviar um email para várias pessoas sem que elas fiquem sabendo quem recebeu o email.
  • Anexo. Use quando for enviar arquivos junto com a mensagem do email.

Obs: Tome bastante cuidado com anexos, pois alguns formatos são bloqueados, como o .EXE, por exemplo. Outra atenção que deve ser tomada é com o tamanho do arquivo, pois arquivos muito pesados podem ser barrados ou tornar o envio e recebimento muito lento.

Como receber emails

Nova mensagem ou e-mail recebido

Receber emails é a parte mais fácil, normalmente o processo é automático. Desde que você tenha uma conta de e-mail ativa, o programa que gerencia esta conta, como o Gmail, Outlook, iCloud e outros já fazem o recebimento das mensagens e armazena em sua pasta. Com isso, basta logar no sistema e entrar na opção Caixa de Entrada para ver as novas mensagens. Contudo, segue algumas observações:

  • Lixo Eletrônico. Verifique constantemente esta pasta, pois muitos emails válidos podem cair lá.
  • AntiSpam. Idem ao lixo eletrônico

Dicas:

Crie pastas para cada assunto e assim que os emails forem lidos, mova-os para as pastas específicas.

Crie uma conta de email para usar em cadastros e sites na internet e outra para comunicar com as pessoas.

Não divulgue seu email em sites, blogs ou redes sociais, pois há robôs que vasculham a web à procura de endereços de emails para serem usados em venda de listas de emails para spammers. (se você usou seu email aqui no Blog do Luis, não se preocupe, ele não fica publicado).

Perguntas frequentes:

É preciso pagar para ter uma conta de e-mail?

Antigamente para ter uma conta de e-mail era preciso pagar por uma conta, em geral, mensalmente. Hoje em dia, já é possível encontrar um grande número de opções gratuitas. Atualmente, na maioria dos casos, basta preencher um cadastro com os seus dados e pronto, você terá o seu próprio e-mail. Isso acontece em casos de e-mail pessoais.

No caso dos e-mails corporativos, em geral, é necessário sim pagar para ter uma conta de e-mail. Porém, em grande parte dos casos, o valor pago para acesso ao e-mail inclui também outras vantagens como site e domínio próprio, por exemplo.

Há algum limite na quantidade de e-mails enviados?

Não, não um “pacote” que limite a quantidade de e-mails enviados. Uma vez definido o nome de usuário e senha e preenchido o cadastro, você poderá usar o seu e-mail da forma que julgar mais conveniente.

Há algum limite na quantidade de e-mails recebidos?

Também não. Tendo um endereço de e-mail, a pessoa poderá receber quantos e-mails lhe forem enviados. O que pode acontecer é sua caixa ficar lotada e você não conseguir receber mais e-mails. Neste caso, basta apagar alguns e-mails antigos ou mesmo com conteúdo irrelevante para conseguir liberar espaço na sua caixa de entrada. Em muitos casos, anexos muito pesados, como imagens e vídeos podem sobrecarregar a caixa de entrada e impedir o recebimento de novos e-mails. Em geral, mesmo os e-mails que são gratuitos possuem uma grande capacidade de armazenamento. Portanto, este é um ponto que você não deve se preocupar. Os e-mails corporativos costumam ter um pouco menos de espaço de armazenamento. Neste caso, vale salvar no computador ou em um pen drive os arquivos que não devem ser perdidos e deletar o e-mail para garantir mais espaço na sua caixa de entrada.

Como posso ter certeza de que o meu e-mail foi enviado corretamente?

Hoje em dia já é possível enviar um e-mail para uma pessoa com recibo de leitura. Desta forma, a pessoa que receber o e-mail será obrigada a clicar em uma caixa te informando que o seu e-mail foi lido. Sendo assim, fica garantido que o conteúdo enviado por você foi visto. De maneira geral, os recibos de leitura são mais utilizados para e-mails profissionais, principalmente quando alguém quer realizar o envio de um documento importante ou tratar de algum assunto de grande relevância para a empresa.

Caso eu tenha enviado um e-mail por engano para uma determinada pessoa, é possível apagar?

Você pode até apagar o e-mail que enviou por engano, mas isto não fará com que a pessoa não o receba. Por esse motivo, é muito importante estar atento ao escrever o nome do destinatário. Uma letra a mais pode significar um destinatário diferente. Fique atento.

Você pode até dar a sorte de o e-mail entrar para a caixa de rascunho (isso pode acontecer se a internet falhar, por exemplo). De qualquer forma, o melhor é não contar com a sorte e se certificar dos dados corretos antes de apertar o botão enviar.

Há alguma maneira de não receber e-mail de pessoas ou empresas que não desejo na minha caixa?

Sim. É possível bloquear um e-mail de alguém que você não deseje receber e-mails. Neste caso, somente se a pessoa criar um outro e-mail, ela poderá te enviar e-mails. No caso de empresas que enviam e-mails, há quase sempre a opção de sair da lista. Procure nos cantos superiores do correio eletrônico expressões como “Sair da Lista” ou “Não desejo mais receber e-mails” e a empresa não mais enviará seu conteúdo.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.