Posso copiar um texto ou imagem de outro site e colocar no meu blog?
Será que um blogueiro ou proprietário de site pode pegar qualquer imagem ou texto e fazer o uso dela em seu próprio site ou blog? Quais as implicações de fazer este uso?
Índice deste artigo
Quando um texto é escrito ele pertence à pessoa que o escreveu e, portanto não deve ser copiado sem a autorização do autor. Na internet é muito fácil copiar um texto de outro site e é uma prática comum, mas existem alguns complicadores no uso desta prática. Veja abaixo alguns motivos pelos quais você não deve fazer isso:
Ao fazer isso você poderá estar infringindo a lei de direitos autorais, a menos que tenha autorização do autor. Isto é explicado melhor no link anterior “O que é direito autoral e para que serve o Creative Commons”.
Os sites de busca como o Google detestam blogs ou sites que copiam conteúdo e pune esses sites com uma má classificação nos resultados das buscas. Mesmo que você tenha licença para copiar, o Google não entende isso e normalmente pune sites que tem conteúdo copiado em excesso. Essa punição é uma má classificação nos resultados da busca, tornando o site pouco visível para os leitores que recorrem aos buscadores.
O usuário que acessar seu blog e ver que a maioria do conteúdo é copiado, ele pode não dar crédito ao seu blog ou achar que ele é pouco relevante ou que você não tem nada a dizer. Isto é ruim.
Você não aprende nada com isso, afinal, o objetivo é escrever e não copiar, criar e não simplesmente reproduzir algo que já foi criado. Ao escrever você acaba sendo obrigado a pensar, organizar as ideias, ler textos de referência, etc. Existem textos que são difíceis de serem escritos e talvez sejam esses que mais nos ensinam.
Não copie texto de outros sites ou outras fontes, pelo contrário: pense, crie e escreva. É a sua opinião que conta e é ela que as pessoas querem ver em seu blog. O que você pensa, de pontos de vistas defende, quais valores estão agregados aos seus textos, entre outros. Pense nisso.
Copiar imagem
No tópico anterior falamos sobre textos copiados e as conclusões sobre o texto são as mesmas sobre as imagens, isto é, você não deve colocar qualquer imagem em seu site.
Toda imagem, como fotos, ilustrações e outros são protegidas por direitos autorais e o fato de uma pessoa colocar uma foto sua em um site não significa que você possa copiá-la e inseri-la em seu blog.
Se você quiser inserir uma imagem em seu blog, não haverá problema algum se você usar um dos critérios abaixo:
Coloque uma foto sua, ou seja, que você mesmo tirou ou de um amigo que autorizou a usá-la;
Procure no Google por imagens que tem autorização prévia para uso, neste caso proceda da seguinte forma:
1 – Acesse a busca de imagens do Google em https://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi
2 – Faça uma busca com o termo desejado.
3 – Acesse a opção de Pesquisa Avançada
4 - Vá até o final da página no item Direito de Uso e escolha a opção “sem restrição de uso ou compartilhamento”. E clique em Pesquisa avançada.
As imagens mostradas agora podem ser usadas, desde que você cite a fonte da imagem com um link para o site que a disponibilizou.
Pixabay
Outra boa alternativa para usar fotos de excelente qualidade e gratuitamente é o site Pixabay. Este projeto é bastante interessante pois permite que pessoas do mundo inteiro possam postar suas fotos e disponibilizá-las no site através de uma licença Creative Commons de domínio público.
Assim, as imagens ali postadas podem ser usadas mediante os termos desta licença, que não requer a compra da imagem, nem pagamento de royalties, bem como a atribuição por backlink. As imagens podem ser usadas para fins pessoais e comerciais também.
Conclusão
A internet trouxe a ideia de liberdade e isto é muito bom e proporcionou o rápido e massivo crescimento da rede. Mas como sempre a liberdade traz em si responsabilidades e neste caso ela está relacionada com a forma como você disponibiliza, compartilha e usa as informações disponível nos diversos websites.
Como mostrado acima, é possível copiar textos e imagens, mas desde que haja uma licença ou o consentimento do autor. Mostrai que a licença Creative Commons é uma boa alternativa para a disseminação da informação pela rede, embora não seja a única.
É preciso ficar atento para garantir que os produtos e consumidores sejam beneficiados de maneira adequada, pois só assim a internet se tornará um local propício para ambos os casos.
Veja também
- 10 itens sobre Windows e sistemas de 32 e 64 bits
- Curso técnico em Sorocaba. Veja as escolas Públicas e particulares
- Entrevista com ex-aluno de faculdade a distância na Unip EAD
- Veja os cursos superiores e faculdades em Araras/SP
- Cursos superiores e faculdades em Feira de Santana
- Quais cursos superior e faculdades em Olinda/PE?
- Missão, Visão e Valores. Diferença e significado de cada um
- Projeto de sites. Como elaborar um projeto de web site
- Telefone 0800 das empresas de ônibus: Cometa, União, 1001, Penha, etc
- Viagem de ônibus. Quais as vantagens do transporte de ônibus