Consumo de Energia na TV, Máquina de Lavar e Ar Condicionado
ar condicionado entra na lista de vilões de consumo de energia? A TV consome a mesma quantidade de energia que uma lâmpada? Se eu desligar todos os aparelhos e verificar que o relógio ainda está em movimento significa que estou perdendo energia em algum lugar?
Índice deste artigo
Como é o consumo de Energia na TV, Máquina de Lavar e Ar Condicionado? As respostas abaixo são parte da entrevista concedida ao Blog do Luis por Jorge Eduardo Schorr, técnico do Departamento de Utilização de Energia da Copel – Companhia Paranaense de Energia.
Ar Condicionado
Blog do Luis: O ar condicionado entra na lista de vilões de consumo de energia?
Copel: Os aparelhos de climatização em geral são equipamentos de grande potência e, portanto, de consumo elevado. Os aparelhos de ar condicionado são um exemplo por excelência, pois a um só tempo possuem componentes capazes de resfriar ou aquecer o ar externo, consumindo mais eletricidade para isso que os ventiladores ou circuladores de ar. Para obter desses aparelhos um bom rendimento energético, recomenda-se manter limpos os filtros e dutos e, ao serem utilizados, manter janelas e portas fechadas para que a temperatura desejada seja atingida e mantida com mais facilidade. Procure adquirir seus equipamentos elétricos que possuam a classificação de consumo A, do selo ENCE, e que possuam o selo PROCEL.
O selo ENCE (abaixo) classifica o consumo dos aparelhos em classes que vão de A a E, sendo A a mais econômica e E a menos econômica.
No processo de concessão do Selo Procel, a Eletrobrás conta com a parceria do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - Inmetro, executor do Programa Brasileiro de Etiquetagem - PBE, cujo principal produto é a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia - ENCE, sendo também a Eletrobrás parceira do Inmetro no desenvolvimento do PBE. Normalmente, os produtos contemplados com o Selo Procel (abaixo) são caracterizados pela faixa “A” da ENCE.
TV
Blog do Luis: Ouvi dizer que a TV consome a mesma quantidade de energia que uma lâmpada, isto é verdade?
Copel: Fundamentalmente, essa questão depende basicamente da TV e da lâmpada consideradas na comparação. Mas como regra geral, a afirmação é válida: a potência de um aparelho de TV convencional, de tubo, gira em torno de 65 watts – algo comparável a uma lâmpada incandescente de 60 watts.
Blog do Luis: TV de tubo, LCD ou plasma. Qual é a mais econômica?
Copel: A de LED é a mais econômica do ponto de vista do consumo de energia elétrica por não produzir calor.
Máquina de Lavar
Blog do Luis: Existe alguma recomendação para o bom uso da máquina de lavar roupas?
Copel: Sim. Seguir as recomendações do fabricante quanto aos ciclos de lavagem que levam em conta os diferentes tipos de tecido e, principalmente, sempre utilizar a capacidade do equipamento no seu limite, acumulando um bom volume de peças a serem lavadas.
Perda de energia
Blog do Luis: Se eu desligar todos os aparelhos e verificar que o relógio ainda está em movimento significa que estou perdendo energia em algum lugar?
Copel: Não basta desligar: a recomendação é que para tal teste, todos os equipamentos elétricos sejam desconectados da tomada. Feito isso, caso o disco do medidor de consumo continue girando, certamente estará havendo fuga de corrente em algum ponto da rede elétrica interna do domicílio.
Blog do Luis: Se isto é verdade, o que devo fazer nesta situação?
Copel: O consumidor deve procurar um eletricista de sua confiança para uma verificação do estado da fiação elétrica interna.
Blog do Luis: Aparelhos mal regulados podem consumir mais energia do que precisam?
Copel: Sim. A geladeira é um caso exemplar: a regulagem é feita pelo usuário de acordo com a temperatura que ele queira manter no seu interior. Quanto mais baixa for a temperatura desejada, mais vezes o termostato acionará o motor e mais eletricidade a geladeira irá consumir. No caso, convém consultar o manual do aparelho e seguir as instruções recomendadas pelo fabricante.
Clique Aqui para voltar ao índice da entrevista sobre o consumo de energia elétrica.
Atualização
Segue abaixo algumas considerações complementares a respeito do consumo de energia relacionado a esses equipamentos:
Todos os equipamentos mais modernos tendem a ter consumo mais eficiente, uma vez que a indústria evolui e consegue desenvolver tecnologias mais eficazes. Então, em alguns casos a troca de equipamentos antigos por mais novos podem ser úteis na eficiência energética.
A tecnologia inverter dos aparelhos de ar condicionado é um exemplo disso. Se você for comprar ou trocar o ar condicionado, opte por aparelhos com a tecnologia inverter. Eles são mais caros, porem o funcionamento do aparelho é diferente do convencional. No convencional ele liga, resfria, desliga, liga, resfria, desliga e assim por diante. Com isso para resfriar ele precisa dar picos altos de funcionamento e portanto mais consumo, já no inverter ele não desliga e o fato de funcionar constantemente significa que ele consegue trabalhar em picos mais baixos e constantes.
A máquina de lavar tem além do consumo de energia outro problema que é um pouco mais grave: o alto consumo de água. Assim, o uso consciente e eficiente dela deve ser no sentido de economizar tanto a energia elétrica, como também a água.
Os novos modelos de TV, como os modelos de LED são muito econômicos, pois não emitem calor e portanto são boas alternativas na eficiência energética de uma casa.
Veja também
- 10 itens sobre browser ou navegador: IE, Firefox, Chrome e outros
- Quais os direitos do consumidor sobre garantias, cobranças e devoluções?
- O que significa HTTP, WWW e domínio no endereço do site
- Escolas que oferece curso técnico em Campinas. Públicas e particulares
- Veja os cursos superiores e faculdades em Araras/SP
- Cursos superiores e faculdades em Presidente Prudente
- Faculdades e cursos superiores em Uberlândia
- Horários de ônibus e compra de passagens online
- Diferenças dos banco de dados Oracle, Mysql, SQL Server e Access
- Tipos de meios de Comunicação: individual ou em massa