Qual faculdade está em alta é mais procurada ou dá mais dinheiro?

Veja as dicas de quais faculdades ou cursos superiores estão em alta e oferece melhores possibilidades para ganhar dinheiro. Será que fazer uma faculdade poderá trazer muitas vantagens financeiras? Um curso superior é capaz de ajudar você a ganhar mais dinheiro do que uma pessoa que não tem formação nenhuma?

Home » Educação

Qual faculdade está em alta no mercado ou dá mais dinheiro? Esta é uma pergunta cuja resposta qualquer pessoa gostaria de ter, afinal escolher uma profissão é uma tarefa dificílima e a escolha da faculdade ou o curso superior é uma das primeiras etapas deste processo. Quantas pessoas você conhece que tem uma boa formação acadêmica, mas não ganha dinheiro com a profissão que escolheu? Ou pior, quantos se quer exercem a profissão pela qual frequentam longos anos de faculdade, investiram tempo, dinheiro, dedicação e talvez muitas noites de sono e agora simplesmente estão trabalhando em áreas alheias a sua formação porque descobriu que não vai ganhar dinheiro naquilo que se formou.

Ganhar dinheiro

Quem trabalha de graça é o relógio, diz um antigo ditado. Trabalhamos para ganhar e não há nada de errado nisso, mas nem sempre ganhamos aquilo que queremos ou talvez o que precisamos. Neste caso temos que levar em conta a expectativa da pessoa quanto a remuneração ou renda antes de falarmos da faculdade propriamente dita. Se você quer ganhar R$ R$ 20.000,00 por mês é bem escolher muito bem a profissão, pois a maioria não te dará isso, então primeiro, precisamos ser realistas.

Qual faculdade está em alta

O site da Revista Exame listou as 30 profissões que estarão em alta em 2013, abaixo selecionei algumas da lista das 30 divulgadas por eles:

  • Engenheiro Agrônomo. 

    Empresas multinacionais estão investindo no Brasil no setor sucroalcooleiro

  • Engenheiro naval.

    Recuperação do mercado que estava estagnado

  • Engenheiro mecânico.

    Grande demanda para o mercado de energia eólica, térmica e hidráulica

  • Engenheiro eólico.

    Expectativa de crescimento no Brasil

  • CTO - Chief Technical Officer.

    Crescimento do mercado de internet demanda especialistas técnicos em tecnologia nas empresas.

  • Analista de SEO.

    A alta concorrência nos sites de buscas demanda análise e consultoria especializada em SEO - Otimização para Sites de Busca

  • Especialista na área de Mobile Marketing.

    Crescimento do setor mobile pode ser um ânimo para especialistas, especialmente na publicidade e marketing para este setor

Você pode conferir a relação completa aqui: https://exame.abril.com.br/carreira/noticias/30-profissoes-em-alta-em-2013

Qual faculdade dá mais dinheiro

Profissão em alta é uma coisa, profissão dar dinheiro é outra. Nem sempre são sinônimos e uma faculdade que está super na moda pode não significar bons ganhos depois de formado no exercício da profissão.

É verdade que nem tudo que fazemos é puramente por dinheiro, aliás, nada deveria ser puramente por dinheiro, mas como o trabalho precisa ser recompensado, algumas ideias podem ser úteis neste sentido:

Modelo de trabalho

Existem profissões que você irá trabalhar como empregado e outras como patrão. Qual você prefere? Médicos, dentistas, advogados, entre outros geralmente são autônomos, embora possam também trabalhar como empregados. Pedagogos, administradores, vendedores, entre outros geralmente trabalham de empregados, embora possam ter seu próprio negócio.

Profissões que trabalham com a necessidade

Tenho uma colega que é fonoaudióloga e certo dia ela disse que parou de exercer a profissão, entre outras coisas, um dos motivos é que muitas pessoas não enxergam a fonoaudiologia como uma necessidade e basta uma pequena crise no orçamento doméstico para que o tratamento seja interrompido. Isto nos ensina o seguinte: existem profissões que trabalham com a necessidade das pessoas, como médicos, dentistas, advogados, etc. Com ou sem crise, com ou sem dinheiro, as pessoas vão precisar destes profissionais.

Então minha dica é: ao pensar em uma faculdade ou curso superior, pense se o exercício daquela profissão é baseado na necessidade absoluta das pessoas ou se é uma profissão que pode ser descartada.

Faculdades mais procuradas

Mas o próprio mercado pode nos dar um bom indicar se não das profissões que mais pagam, mas pelo menos das que são mais procuradas. Segundo o Ministério da Educação em seu relatório anual do Índice Geral de Cursos, os cursos superiores abaixo são os que tem maior oferta no Brasil:

  • Administração
  • Pedagogia
  • Direito
  • Ciências Contábeis
  • Jornalismo
  • Ciência da Computação
  • Enfermagem
  • Letras
  • Biologia
  • Fisioterapia
  • Matemática

Você pode consultar a relação completa dos cursos mais procurados e concorridos nas faculdades e universidades brasileiras.

Importante:

Apesar de ser válido as informações acima, é preciso levar em conta o dinamismo do mercado, as constantes mudanças e ainda a questão regional ou local. Portanto é preciso estar sempre atendo, ler bastante acerca do assunto e procurar entender como funciona o mercado em sua região, as tendências e outros fatores que possam afetar positivamente ou negativamente determinadas profissões e por consequência os cursos superiores relacionados à aquela área.

Perguntas e respostas

Faculdade dá dinheiro? Um curso superior é sinônimo de ganhar bem?

Fazer um curso superior, mais que um desejo é para muitos uma necessidade e não poucas as situações esta necessidade está atrelado a esperança de um bom emprego e consequentemente ganhar bem. Este pensamento não está necessariamente errado, uma vez que os esforços e investimentos feito na formação em uma faculdade ou universidade precisa ser compensado de alguma forma, mas na prática nem sempre isso é verdade, ou seja, existem muitos casos de pessoas que se formaram em determinada área e depois acabaram não conquistando aquilo que sonhavam na profissão escolhida.

Faculdade dá dinheiro?

Em nenhum curso superior está implícito ou explicito a ideia de que você irá ganhar dinheiro, é verdade que algumas coisas são mais óbvias do que outras e a chance de uma pessoa que fez medicina ganhar mais dinheiro do que uma que fez pedagogia é bastante evidente, mas ainda assim há exceções.

Para continuar o raciocínio peço que veja o vídeo abaixo que é uma reportagem da Folha sobre a profissão de pedreiro:

Como visto acima o ganhar dinheiro nem sempre está associado com uma faculdade ou uma formação universitária. Há segmentos que pagam muito bem para pessoas que tem até baixa escolaridade, enquanto que pessoas com graduação ou pós-graduação sofrem para encontrar um emprego com remuneração relativamente baixa.

Para que serve um curso superior então?

Se um curso superior não é sinônimo de ganhar bem e uma faculdade nem sempre dá dinheiro, porque uma pessoa deveria dedicar seus esforços, tempo e investimento em uma formação universitária?

A grande questão é o foco. Quem foca apenas em dinheiro pode se decepcionar, mas uma formação acadêmica não deve estar focada apenas em dinheiro e sim na própria formação que envolve o desenvolvimento pessoal, profissional, melhora na compreensão das coisas, abre a cabeça para o conhecimento e as melhores formas de atuar no mercado de trabalho e relacionar-se com outras pessoas e empresas. No final das contas uma faculdade irá te ajudar a trabalhar melhor, naquilo que você escolheu como profissão e com possibilidade de você ganhar bem, mas se o ganhar bem não estiver no pacote, pelo menos fica a qualidade de vida, qualidade do trabalho e sempre uma perspectiva de que as coisas podem mudar.

Quais cursos superiores dão mais dinheiro?

Como disse acima, alguns são mais propensos a ter melhores resultados financeiros e algumas profissões pagam bem, outras nem tanto. Eu recomendaria você fazer uma consulta no site Salariometro do governo paulista onde é possível consultar por profissão os valores das contratações ocorridas nos últimos 6 meses, não só no estado de São Paulo, mas em todo o Brasil. Assim você terá uma ideia melhor do valor médio dos salários da profissão que você almeja ter e o curso superior que terá de fazer para chegar lá.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.