10 itens sobre faculdades e universidades públicas e privadas

Algumas instituições de ensino superior são faculdades, outras são universidades e ai entra a dúvida: qual a diferença entre os dois termos? Fazer uma faculdade é a mesma coisa que fazer universidade? Qual seria a diferença entre uma instituição pública federal, particular ou privada, como às vezes é chamada?

Home » Educação

Qual a diferença entre faculdade e universidade?

Algumas instituições de ensino superior são faculdades, outras são universidades e aí entra a dúvida: qual a diferença entre os dois termos? Fazer uma faculdade é a mesma coisa que fazer universidade? Para o aluno há diferenças que possa impactar em seu curso ou na formação profissional?

Esta pergunta não é incomum e ele engrossa a lista de tantas coisas que vemos por aí que tem nomes diferentes, mas na prática parece ser a mesma coisa, pelo menos do ponto de vista de quem está de fora ou não acompanha as atividades acadêmicas de perto. De fato e na prática, não há muitas diferenças, mas elas existem sob alguns pontos.

Faculdade

Segundo o MEC todas as instituições de ensino superior são inicialmente credenciadas como faculdades, podendo depois elevar-se ao grau de universidade. Então a princípio é uma condição natural para todas. Também chamamos de faculdades as especificidades que uma instituição tem para determinado curso superior. Mesmo dentro das universidades há faculdades, como a faculdade de direito da UFMG, a faculdade de Medicina da Unicamp, faculdade de engenharia da USP e assim por diante. Portanto a faculdade trata de um assunto em particular.

Universidade

A universidade pode ser definida de várias formas, como por exemplo a junção de diversas faculdades, mas perante o MEC há outras características para caracterizá-la como ter pelo menos um terço do corpo docente como mestres e doutores e pelo menos um terço do corpo docente em regime integral. Existe ainda a questão da função da universidade que obrigatoriamente tem que ter ensino, pesquisa e extensão.

Universidades federais

As universidades federais são criadas e mantidas pelo governo federal através do Ministério da Educação, tem como característica o fato de elas oferecem cursos de graduação de forma gratuita, estar devidamente descentralizadas no país com a presença de pelo menos uma delas em cada estado e ser extremamente disputada a maioria dos alunos por ter um ensino gratuito e de qualidade.

As universidades federais são aquelas de natureza públicas criadas e mantidas pelo governo federal. Neste caso elas estão espalhadas em todo o território brasileiro e o estado de Minas Gerais é onde há a maior concentração delas. São alguns exemplos:

  • UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
  • UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • UFBA - Universidade Federal da Bahia
  • Entre outros exemplos.

Universidades estaduais

As universidades estaduais são aquelas de natureza públicas criadas e mantidas pelo governo estadual. Geralmente no Brasil cada estado tem pelo menos uma universidade estadual. Alguns exemplos:

  • USP, UNESP e UNICAMP no estado de São Paulo
  • UEMG em Minas Gerais
  • UERJ no Rio de Janeiro
  • Entre outros.

Universidades particulares

Já as universidades particulares são aquelas criadas e mantidas pela iniciativa privada, como instituições de educação superior, fundação de ensino ou outra instituição de interesse na educação superior no Brasil. Ela tem como característica o fato de ter seus cursos pagos e por serem comerciais elas estão situadas em regiões de maior interesse comercial como os grandes centros do país ou cidade que ofereça melhores condições financeiras para tais instituições.

Qualidade dos cursos

A qualidade dos cursos é bastante discutida entre os alunos se é melhor nas universidades públicas ou nas privadas. Na maioria dos casos fica evidente que as universidades públicas acabam saindo na frente no quesito qualidade, mas existem boas instituições particulares, embora não sejam a maioria no país.

Quais são as melhores faculdades e universidades no MEC?

Existe um censo oficial do Ministério da Educação que mostre quais são as melhores faculdades e universidades do Brasil e quem são credenciadas pelo MEC? Como saber quais são essas instituições e qual o critério usado para gerar o ranking?

Existe sim. O conceito chama-se IGC – Índice Geral de Cursos. Com este conceito o Ministério da Educação disponibiliza uma relação de faculdades, universidades e centro universitários com uma nota que vai de 1 a 5 para cada uma dessas instituições. Para chegar a esta nota e formular o IGC, o MEC avalia os cursos de graduação e de pós-graduação.

Avaliação dos cursos de graduação

Para avaliar os cursos de graduação o MEC usa um conceito chamado CPC – Conceito Preliminar de Curso onde cada curso de uma universidade é avaliado separadamente e cada um recebe também uma nota que varia de 1 a 5.

Avaliação dos cursos de pós-graduação

Para os cursos de pós-graduação o MEC usa a nota do Capes e então juntando o CPC de cada curso e a nota do Capes, o MEC formula o IGC para a instituição inteira.

Você poderá entender melhor sobre como é feito o Índice Geral de Cursos, bem como outros índices da educação superior, aqui neste link no site do governo federal.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.