O que é um browser ou navegador de internet?

Descrição dos principais navegadores de internet do mercado, como o Opera, os browsers da Microsoft: EDGE e Internet Explorer, Firefox da Fundação Mozilla, o Safari da Apple e o Chrome do Google.

Home » Tecnologia

O que é um Browser ou navegador de internet? Um termo complicado e as vezes pouco usual, mas na prática muito usado por qualquer pessoa que navega na internet.

Browser ou navegador é um programa que permite o acesso e interpretação de arquivos HTML, CSS, Javascript, entre outros. O primeiro browser foi criado em 1990 por Tim Berners-Lee e chamava-se WorldWideWeb, tinha poucas funcionalidades e a maior parte das informações eram textos.

De lá para cá muita coisa mudou e os browsers atuais são sofisticados programas capazes de interpretar diversos tipos de documentos e ainda prover recursos adicionais aos seus usuários.

Para que serve?

Um navegador é um programa de computador que tem por finalidade trabalhar com request e response ou pedido e resposta. Inicialmente quando você digita o endereço de um site ou clica em um link qualquer, ele faz uma requisição daquela página. Este pedido é enviado para o servidor onde o site está hospedado e cabe a este responder com os arquivos que compõe a página.

De posse desses arquivos, o browser irá montar a página de acordo com as instruções do arquivo HTML que ele recebeu e por fim mostrar para o usuário a página solicitada.

Uma página pode ser vista de forma diferente em cada navegador?

Pode. Como explicado anteriormente, cada navegador irá montar a página de acordo com o HTML que é único para todos os casos, mas a interpretação do HTML e do arquivo de formatação CSS geralmente não a mesma para todos os navegadores. Existem casos então que uma página pode ser mostrada de forma diferente ou até funcionar de forma ligeiramente diferente de acordo com o navegador.

Quais são os principais browsers?

Internet Explorer e Edge

Criado pela Microsoft ele estava presente em praticamente 80% dos computadores do mundo quando este artigo foi originalmente escrito. Roda em sistemas Windows e Mac. A grande vantagem do browser da Microsoft é o fato dele já vir instalado no Windows e a facilidade de uso.

Desde o Windows 8 a Microsoft vem tentando substituir o IE por seu novo navegador, o Edge, mas ainda não há sinais muito concreto que esta substituição está sendo bem-sucedida, pois os números de participação de mercado de ambos têm sido muito baixa e em alguns casos o IE ainda supera o novo browser.

Ambos continuam instalados no Windows, embora o Edge tenha mais evidência e já apareça de maneira destaca na barra de tarefas. O IE pode ser acessado pelo menu iniciar.

Download do navegador: https://windows.microsoft.com/pt-br/internet-explorer/download-ie

Firefox

Browser criado pela Fundação Mozilla, tem código aberto e é um dos principais programas de software livre na atualidade. Roda em sistemas Linux e Windows.

É considerado um dos mais seguros e queridos principalmente por desenvolvedores e profissionais de tecnologia da informação. Antes do lançamento do Chrome, imaginava-se que ele desbancaria o Internet Explorer, que na época dominava o mercado de browsers, mas com a chegada do Chrome seu crescimento foi ofuscado, embora ainda detenha boa participação no mercado.

Download do navegador: https://br.mozdev.org/

Safari

Browser da Apple que conta agora com uma versão para Windows. Contudo sua grande força está mesmo nos dispositivos da Apple, como é o caso do iPhone onde este navegador é executado como padrão.

Download: https://www.apple.com/br/safari/

Opera

É um dos browsers mais rápidos em diversos quesitos de navegação. Ele é gratuito e o tamanho do arquivo de instalação é super pequeno.

Download: https://www.opera.com/pt

Chrome

Lançado pelo Google, o Chrome teve um início fabuloso. Nos primeiros dias alcançou um grande número de adeptos. É um browser moderno e traz algumas diferenças em relação aos anteriores, tanto na interface, como nos recursos.

Aparentemente ele foi desenvolvido para atender inicialmente os próprios sites de serviços do Google que nem sempre funcionava bem em outros navegadores. Atualmente é o principal navegador deixando para trás o Internet Explorer que dominou o mercado por muito anos.

Download do navegador: https://www.google.com/chrome

Browser para celular

Com o aumento do número de usuários de utilizam o celular para acessar a internet, também houve um aumento significativo da participação dos minibrowsers ou navegadores para celular. Neste caso o Safari e o Android Browser são os mais usados em dispositivos da Apple e os demais que rodam o sistema Android do Google, respectivamente.

Os aparelhos da Samsung agora contam também com o Samsung Internet, uma versão criada para rodar em seus dispositivos móveis e é muito parecido com o Android Browser.

A imagem abaixo mostra a participação dos navegadores no mês de maio de 2019. Esses dados referem-se apenas aos usuários que acessaram este blog (luis.blog.br) no referido mês.

navegadores em 2019

Design responsivo

Neste tipo de navegador, os websites precisam passar por uma readequação de layout para que possam ser navegáveis sem a necessidade de zoom. Este tipo de adaptação é conhecido como layout responsivo ou design responsivo. Isto significa que o site precisa detectar se a requisição foi feita por um navegador padrão de desktop ou de um celular. Se o último caso for verdadeiro então o próprio site irá trocar algumas partes do arquivo de formatação para permitir aumento da letra, readequação do tamanho das colunas e outras providências.

O futuro dos navegadores

Houve um tempo em que a internet se resumia basicamente ao acesso que as pessoas tinham através de navegadores. A web reinava quase absoluto e os navegadores exerciam uma importância fundamental em tudo aquilo que chamamos de internet.

Mas com o surgimento dos celulares e dos dispositivos móveis, o uso de aplicativos instalados nesses dispositivos ganhou muita atenção das pessoas e consequentemente diminuiu um pouco uso dos navegadores em si.

Muitos dos serviços que eram exclusivos para serem acessados via navegadores, hoje são acessados via aplicativos instalados e com isso existe uma concorrência pelo mesmo usuário.

Assim, o futuro dos navegadores estará muito determinado pelo próprio modelo de aplicações que teremos daqui para frente. Uma coisa certa, o acesso à internet continua alto e deverá crescer mais ainda, mas através de novos dispositivos que usaram tecnologia própria, como pode ser observado nos diversos exemplos da chamada Internet das Coisas.

Mas isso não significa que os navegadores irão desaparecer, longe disso, o que certamente ocorrerá será o aprimoramento dos mesmos, que certamente contarão com recursos mais inteligente para oferecer uma navegação mais amigável e significativa para as pessoas.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.