Tipos de meios de Comunicação: individual ou em massa

Entenda os diversos tipos de comunicação que podem ser individuais, como a carta, e-mail, telefone e comunicadores instantâneos, bem como as modalidades de comunicação em massa como a internet, rádio, jornais, entre outras modalidades.

Home » Cidadania

Os meios de comunicação são ferramentas que permitem aos seres humanos transmitirem e receberem informações entre locais distantes no espaço e no tempo. Para compreender este conceito, veja este exemplo:

Hoje mesmo você pode escrever uma carta, ir até o correio e enviá-la a um parente em outra cidade. Após alguns dias, ele irá receber e ler sua correspondência, e se assim desejar, poderá lhe enviar uma carta resposta.

O exemplo acima nos mostra como os meios de comunicação nos possibilitam a transferência de informações entre seres humanos em diferentes locais no tempo e no espaço.

Ao longo dos milênios a humanidade buscou sempre evoluir mais e mais seus meios de comunicação. Da invenção da palavra falada, passando pelas placas de argila e seguindo até a Internet sem fio dos dias atuais, um longo caminho foi percorrido.

Atualmente utilizando simples telefones celulares de preço mediano, as pessoas podem se comunicar em tempo real por meio de som e imagem em qualquer lugar do planeta, e a tendência é que a cada novo dia mais e mais informações possam ser transmitidas em velocidades cada vez maiores.

Meios de comunicação individual

Chamados de individual o meio em que uma pessoa comunica com outra e não em massa, como será visto logo abaixo. Alguns tipos:

Carta

A comunicação por carta já foi muito comum. As cartas foram usadas como forma de relacionamento entre namorados, familiares, amigos e também para contato com empresas. Com a internet e os celulares, esta modalidade parece ter sido um pouco esquecida, embora ainda seja usada por muitas pessoas.

Telefone

O telefone é talvez a principal forma de comunicação individual hoje, seja ele fixo ou celular.

Telefone foi praticamente a principal forma de comunicação até alguns anos atrás, hoje perdeu bastante a sua utilidade, embora ainda seja comum, especialmente nos modelos de celular. Já o telefone fixo, que chegou a ter valores absurdos no passado, hoje está praticamente em desuso e a provável que novas linhas sejam bastante raras.

E-mail

O e-mail foi uma grande invenção e que possibilitou e muito a popularização da internet, pois através dele as pessoas podiam se comunicar umas com as outras de maneira bastante privativa e com a possibilidade de incluir textos, imagens e outros recursos na comunicação.

Também foi adotado em larga escala nas empresas para comunicação com clientes, colaboradores, fornecedores e outros. Inclusive, é importante salientar que na comunicação empresarial, o e-mail ainda segue forte e é adotado ainda em larga escala por ser bastante eficiente e documental nas comunicações.

Comunicadores instantâneos

Os comunicadores instantâneos surgiram logo que a internet se popularizou e até hoje são importantes ferramentas de comunicação pessoal ou individual. Veja abaixo a lista dos mais conhecidos:

  • ICQ: talvez o primeiro deles.
  • MSN Messenger: O famoso MSN da Microsoft.
  • Skype: Serviço de telefonia e comunicação instantânea pela internet. Muito usado nas empresas e por profissionais.
  • Facebook Messenger: Comunicador integrado à Rede Social Facebook e usado para gerenciar as mensagens enviadas entre amigos e outros na mesma rede.
  • Whatsapp: A mais recente invenção é o Whatsapp que em tradução livre significa “E ai”. Ele é um aplicativo usado em celulares para comunicação e usa um número de telefone como chave para identificação dos contatos.

Meios de comunicação em massa

Meios de comunicação em massa são aqueles destinados a comunicar com muitas pessoas ao mesmo tempo. A seguir, alguns exemplos de meios de comunicação em massa da atualidade e suas peculiaridades:

Jornal

Popularizado após a invenção da prensa móvel por Gutenberg, o Jornal ate hoje continua sendo um dos principais meios de comunicação e informação da população em geral. Normalmente possui circulação diária e é vendido a baixos preços, tornando-o acessível à maioria da população.

Revistas

Meio de comunicação impresso, similar ao jornal, porém com circulação semanal ou mensal. Possui qualidade de impressão superior ao do jornal e por isso acaba tendo o preço um pouco mais elevado. Mesmo assim as revistas levam informação e entretenimento aos leitores que as adquirem, nas populares bancas de revistas ou no conforto do lar por meio das assinaturas periódicas.

Rádio

Transmitindo apenas sons, o rádio foi um dos primeiros meios de comunicação em larga escala da modernidade. Ele se popularizou, principalmente após a primeira guerra mundial e é muito utilizado até hoje devido ao baixo custo de aquisição do equipamento e também por sua grande aceitação popular.

TV

A televisão é um meio de comunicação de grande abrangência que transmite som e imagem a milhares de telespectadores, lançando tendências, criando discussões e informando a população. Apesar de ser uma poderosa ferramenta de comunicação, a TV ainda é um meio de comunicação unilateral, pois o telespectador, por meio da TV, não pode enviar informações à rede transmissora.

Vale lembrar que a TV também passou por grandes transformações, pois antes o que imperava era chamada TV aberta recebido através de uma antena. Mas atualmente os novos modelos chamados de TV Smart, possibilitam o acesso a conteúdo através da internet, com aplicativos instalados como Netflix, YouTube, dentre diversos outros aplicativos que permite acesso sobre demanda a vídeos com programas, filmes, documentários e outros programas disponíveis.

Internet

A internet é o mais novo e avançado meio de comunicação disponível atualmente, ela pode ser acessada por meio de diversos dispositivos como por exemplo: computadores, tablets, smartphones, notebooks, entre outros.

A internet permite que nos comuniquemos por meio de textos, vídeos e imagens com qualquer pessoa conectada na rede ao redor do mundo, e de maneira totalmente interativa.

A internet mescla vários outros meios de comunicação. Existem canais de TV que realizam transmissões online, programas de rádios online, jornais e revistas que podem ser lidos e acessados de forma digital.

Alguns teóricos mais pessimistas dizem que a internet pode colocar fim a todos os outros meios de comunicação. No entanto, ainda precisaremos de mais algumas décadas para avaliar até que ponto esta afirmação pode se tornar verdadeira.

A internet pode ser ao mesmo tempo um meio de comunicação individual ou em massa, depende de como ela é usada.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.