Quando foi a 1ª e 2ª Guerra Mundial, blocos e posição do Brasil

De todas as guerras que já existiram qual foi o papel do Brasil nesses conflitos regionais ou mundiais? Ou seja, quais guerras o Brasil participou? As guerras sempre trazem muitos males à todas as nações envolvidas, mas em alguns casos há países que se juntam em bloco para guerrear. Na 1ª Guerra, quais blocos participaram da primeira guerra mundial?

As duas grandes guerras, denominadas como Primeira e Segunda Guerra Mundial foram acontecimentos com resultados devastadores e levaram milhares vida, sem contar a enorme destruição especialmente na Europa e no Japão. Mas porque houve essas duas guerras e quais os motivos, se é que eles existem?

Porque houve a primeira e segunda guerra mundial?

Elas ocorreram curiosamente em um intervalo de tempo relativamente pequeno entre uma e outra. A primeira que foi de 1914 a 1918 não fica muito distante da segundo que ocorreu de 1939 a 1945. Embora este detalhe possa não significar nada e ser apenas um coincidência, na prática é possível perceber que há uma forte relação entre as duas guerras, isto porque os envolvidos eram praticamente os mesmos, o cenário era basicamente o mesmo e as razões provavelmente as mesmas.

Primeira

A primeira guerra ocorreu em função do acumulo de forças de alguns países e impérios da Europa e a busca por consolidar o poder na região e no mundo. Embora possam existir muitos possíveis motivos e muitos pontos de vistas, na prática o momento era de muita instabilidade política e uma busca insaciável de poder e domínio.

Segunda

A segunda guerra mundial teve como protagonista principal a Alemanha e principalmente a figura de Adolf Hitler que provavelmente tinha o desfecho da primeira guerra como um nó na garganta. A sua busca por criar uma raça ariana e eliminar aquilo que ele considerava inadequado, bem como esta insatisfação com os resultados da primeira guerra foram os combustíveis que levou Hitler a cometer tanta loucura e provocar a segunda guerra mundial.

Quais blocos participaram da primeira guerra mundial?

A primeira guerra mundial iniciou porque os países industrializados disputavam mercados, fontes de matérias primas e as áreas de influência política. Tudo isso por conta da competição gerada pelo Imperialismo (sex. XIX) nos países já industrializados.

Surgem então dois blocos dos países nessa corrida. São eles:

  • Tríplice Entente e a Tríplice Aliança.
  • A tríplice Entente era formada por Inglaterra França e Rússia, enquanto a Tríplice Aliança foi formada pela Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália.

Houve uma primeira fase com a movimentação de tropas e depois uma segunda fase com as trincheiras. A terceira fase foi entre 1917 e 1918, quando os Estados Unidos entra na guerra pelo lado da França (tríplice Entente) e então a Alemanha é derrotada.

A Itália entrou na Tríplice Aliança e se manteve neutra até 1915. A Rússia saiu do combate, depois da Revolução Russa (1917). O Brasil teve uma participação pequena com o envio de um navio à guerra.

Quais blocos participaram da segunda guerra mundial?

Assim como na primeira grande guerra, na segunda guerra mundial formou-se dois grandes blocos, sendo: O Eixo e os Aliados.

  • O Eixo, como assim ficou conhecido, era formado pela Alemanha, Japão e Itália. Tendo a Alemanha como a principal protagonista, especialmente pela figura do seu líder: Adolf Hitler.
  • Os Aliados tinham como protagonistas o Reino Unido, A União Soviética e os Estados Unidos. Contudo diversas outras nações participaram do lado dos Aliados, como a China, o Brasil e muitos outros países. Também é importante destacar os próprios países europeus que foram atacados, como a França, Holanda, Bélgica e outros.

Uma exceção foi a Suíça que se manteve relativamente neutra.

Quais guerras o Brasil participou?

O Brasil já participou de diversas guerras, conflitos e batalhas desde o tempo Brasil colônia. Uma das primeiras, foi a Batalha dos Guararapes (1648), quando considera-se o início do exercito brasileiro, tanto os brancos locais, quanto indígenas e negros participaram da batalha. Outras batalhas do Brasil Colônia: Guerra dos Emboabas, Guerra dos Mascates, Revolta de Vila Rica e Guerra Guaranítica.

No século seguinte, o Brasil participou da Guerra do Paraguai em 1865, o exercito contava com apenas 16 mil oficiais e praças. Na república, houve em 1889 a marcha do Marechal para o Ministério da Guerra.

Outras guerras que o Brasil participou foram a Guerra dos Canudos, Guerra do Contestado, Revolta da Armada, Revolução Constitucionalista, Revolução Federalista, Revolução de 1930 e Tenentismo.

Em 1914, o Brasil participou da Primeira Guerra Mundial e chegou a enviar homens. Em 1943, o Brasil participou da Segunda Guerra Mundial, enviando a Força Expedicionária Brasileira.

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial

https://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Mundial

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp


VEJA TAMBÉM:

© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.