Quando foi a 1ª e 2ª Guerra Mundial, blocos e posição do Brasil

De todas as guerras que já existiram qual foi o papel do Brasil nesses conflitos regionais ou mundiais? Ou seja, quais guerras o Brasil participou? As guerras sempre trazem muitos males à todas as nações envolvidas, mas em alguns casos há países que se juntam em bloco para guerrear. Na 1ª Guerra, quais blocos participaram da primeira guerra mundial?

Home » Educação

As duas grandes guerras, denominadas como Primeira e Segunda Guerra Mundial foram acontecimentos com resultados devastadores e levaram milhares vida, sem contar a enorme destruição especialmente na Europa e no Japão. Mas porque houve essas duas guerras e quais os motivos, se é que eles existem?

Porque houve a primeira e segunda guerra mundial?

Elas ocorreram curiosamente em um intervalo de tempo relativamente pequeno entre uma e outra. A primeira que foi de 1914 a 1918 não fica muito distante da segundo que ocorreu de 1939 a 1945. Embora este detalhe possa não significar nada e ser apenas um coincidência, na prática é possível perceber que há uma forte relação entre as duas guerras, isto porque os envolvidos eram praticamente os mesmos, o cenário era basicamente o mesmo e as razões provavelmente as mesmas.

Primeira

A primeira guerra ocorreu em função do acumulo de forças de alguns países e impérios da Europa e a busca por consolidar o poder na região e no mundo. Embora possam existir muitos possíveis motivos e muitos pontos de vistas, na prática o momento era de muita instabilidade política e uma busca insaciável de poder e domínio.

Segunda

A segunda guerra mundial teve como protagonista principal a Alemanha e principalmente a figura de Adolf Hitler que provavelmente tinha o desfecho da primeira guerra como um nó na garganta. A sua busca por criar uma raça ariana e eliminar aquilo que ele considerava inadequado, bem como esta insatisfação com os resultados da primeira guerra foram os combustíveis que levou Hitler a cometer tanta loucura e provocar a segunda guerra mundial.

Quais blocos participaram da primeira guerra mundial?

A primeira guerra mundial iniciou porque os países industrializados disputavam mercados, fontes de matérias primas e as áreas de influência política. Tudo isso por conta da competição gerada pelo Imperialismo (sex. XIX) nos países já industrializados.

Surgem então dois blocos dos países nessa corrida. São eles:

  • Tríplice Entente e a Tríplice Aliança.
  • A tríplice Entente era formada por Inglaterra França e Rússia, enquanto a Tríplice Aliança foi formada pela Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália.

Houve uma primeira fase com a movimentação de tropas e depois uma segunda fase com as trincheiras. A terceira fase foi entre 1917 e 1918, quando os Estados Unidos entra na guerra pelo lado da França (tríplice Entente) e então a Alemanha é derrotada.

A Itália entrou na Tríplice Aliança e se manteve neutra até 1915. A Rússia saiu do combate, depois da Revolução Russa (1917). O Brasil teve uma participação pequena com o envio de um navio à guerra.

Quais blocos participaram da segunda guerra mundial?

Assim como na primeira grande guerra, na segunda guerra mundial formou-se dois grandes blocos, sendo: O Eixo e os Aliados.

  • O Eixo, como assim ficou conhecido, era formado pela Alemanha, Japão e Itália. Tendo a Alemanha como a principal protagonista, especialmente pela figura do seu líder: Adolf Hitler.
  • Os Aliados tinham como protagonistas o Reino Unido, A União Soviética e os Estados Unidos. Contudo diversas outras nações participaram do lado dos Aliados, como a China, o Brasil e muitos outros países. Também é importante destacar os próprios países europeus que foram atacados, como a França, Holanda, Bélgica e outros.

Uma exceção foi a Suíça que se manteve relativamente neutra.

Quais guerras o Brasil participou?

O Brasil já participou de diversas guerras, conflitos e batalhas desde o tempo Brasil colônia. Uma das primeiras, foi a Batalha dos Guararapes (1648), quando considera-se o início do exercito brasileiro, tanto os brancos locais, quanto indígenas e negros participaram da batalha. Outras batalhas do Brasil Colônia: Guerra dos Emboabas, Guerra dos Mascates, Revolta de Vila Rica e Guerra Guaranítica.

No século seguinte, o Brasil participou da Guerra do Paraguai em 1865, o exercito contava com apenas 16 mil oficiais e praças. Na república, houve em 1889 a marcha do Marechal para o Ministério da Guerra.

Outras guerras que o Brasil participou foram a Guerra dos Canudos, Guerra do Contestado, Revolta da Armada, Revolução Constitucionalista, Revolução Federalista, Revolução de 1930 e Tenentismo.

Em 1914, o Brasil participou da Primeira Guerra Mundial e chegou a enviar homens. Em 1943, o Brasil participou da Segunda Guerra Mundial, enviando a Força Expedicionária Brasileira.

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial

https://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Mundial

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.