Vantagens e desvantagens da internet. O lado bom e ruim da web

Quais são as vantagens e desvantagens da internet? Existe um lado bom e um lado ruim no uso da web? Veja a análise aqui.

Home » Tecnologia

A internet é fato. Boa para uns, nem tanto para outros, mas ela é um fato. Como tudo na vida, há vantagens e desvantagens na internet, existe um lado bom e um lado ruim. Conhecer as duas faces da internet é difícil pela sua dimensão, abstração e percepção que as pessoas têm dela. Neste texto apresento algumas sugestões para demonstrar suas vantagens e desvantagens.

Vantagens da internet

Vantagens da internet

Cultura do conhecimento

Poderíamos chamar simplesmente de democratização da educação. A educação é milenar, mas nunca foi muito democrática. A razão para isso, entre outras, poderia estar na dificuldade da comunicação do conhecimento. Por gerações o conhecimento era transferido de pai para filho e aqueles que tinham acesso a educação, limitava-se aos livros.

A internet resolve isso. Está claro que vivemos a cultura do conhecimento. Governos e educadores precisam urgentemente tirar proveito da internet para construir um modelo educacional mais amplo. A quantidade de informações disponível é gigante, tanto em texto, áudio, vídeo e outros.

  • Exemplos: De receitas de bolo a grandes enciclopédias, como a Wikipédia. Tudo está disponível.

Conveniência

Uma das grandes vantagens da internet é a conveniência. É rápido, fácil e está ali a poucos cliques. Posso em poucos minutos ir ao banco, fazer uma compra, pagar uma conta, emitir um documento, conversar com várias pessoas, pesquisar aquela receita, entre outras coisas. As pessoas compartilham nas redes sociais aquilo que gostam, interagem com outras pessoas e cria um ambiente, ainda que virtual, de convivência saudável com uma quantidade de pessoas muito grande.

De certa forma você aprende hoje se divertindo, navegando e explorando a internet. Sem uma pauta muito definida ou a necessidade de cumprir regras, fazer provas ou outro tipo de acompanhamento formal. É claro que isto poderá ter o seu lado ruim, se não for bem explorado.

  • Exemplo: Sentado no sofá da sua casa, com um celular na mão você pode ter acesso ao que quiser. Teoricamente, você pode ir ao cinema, à biblioteca, à escola, às compras e assim por diante.

Inclusão social

Acesso ao conhecimento, conveniência na obtenção de serviços, pesquisas, entre outras. Pela natureza gratuita da maioria dos conteúdos, a internet proporciona uma inclusão social e digital sem precedentes. Esta inclusão também coloca pessoas em contato com outras e de uma forma muito intuitiva as pessoas acabam aprendendo coisas novas o tempo todo.

Sua avó usa a internet? Seus pais ou pessoas mais idosas próximas a você já acessam redes sociais e outros no celular? Até certo tempo isto não acontecia e o fato de termos pessoas de todas as idades e de todas as classes sociais é um grande indicador que pelo menos neste assunto nós evoluímos e a internet é um grande meio democrático.

  • Exemplo: Quantas pessoas de idade você conhece que mal tiveram a oportunidade de ir na escola e agora podem fazer cursos, algumas até a universidade, sem contar que elas estão conectadas.

Eliminação de fronteiras

Posso ir ao Louvre em Paris, pesquisar uma informação na Agência de Inteligência Americana, dar uma olhadinha nas ruas de Tóquio pelo Google Street View, ver os vídeos produzidos em Jerusalém, entre outros. Nunca tivemos esta liberdade e facilidade de locomoção pelo globo, embora virtual.

Eu uso os recursos da internet não só para trabalhar e estudar, mas também para planejar viagens, acompanhar pessoas que estão viajando e muitos outros. Dá uma olhada nesses links de exemplos abaixo:

  • Flight Radar 24 - Com esse site você pode monitorar em tempo real todos os voos no mundo inteiro.  É uma experiência fantástica e de um alcance jamais visto por pessoas comuns, como eu e você.
  • Windy - Neste você pode ver também em tempo real as condições do tempo em todo o planeta. Furação no Caribe, frente fria no sul, nevasca na Antártida, a chuva em tempo real (disponível para boa parte do Brasil), entre outros.
  • Street View - Com esta incrível ferramenta que está disponível no Google Maps, você pode navegar pelas ruas e estradas de quase todos os países do mundo. Conhecer cidades, vilarejos e ter uma visão que só poderia ser melhor se você fosse pessoalmente. Para ativar o recurso, clique no bonequinho em laranja e arraste para uma área do mapa.

Geração de oportunidades

Antigamente as grandes corporações, governos e os sistemas controlavam a comunicação, os negócios e boa parte da cultura. Mas a internet deu voz as pessoas e com uma conta em uma rede social, um blog ou um canal do Youtube, muitas pessoas desconhecidas estão fazendo valer suas ideias, realizando negócios, promovendo cultura e conhecimento e gerando renda para muitas pessoas. Ganhar dinheiro com a internet é uma das grandes oportunidades que pessoas comuns tem.

  • Exemplo: Este blog é um belo exemplo, mas há inúmeros casos de pessoas que trabalham pela internet e com a internet. Em 2020, com a pandemia do coronavírus, o sistema home office aliado à internet "salvou" empresas e empregos, permitiu alunos estudarem, dentre outros.

Desvantagens da internet

Desvantagens da internet

Privacidade

Mas nem tudo é vantagem na internet. Há um lado ruim que também precisa ser considerado. A privacidade é uma delas. Na internet muitas pessoas ficam expostas e com isto acabam sendo vítimas de golpes, roubos entre outros crimes. Muitos reclamam de falta de privacidade nas redes sociais, entre outros. São novos tempos e novas posturas precisam ser tomadas.

Cuidado ao expor na internet: fotos, vídeos e informações pessoais como endereços, números de telefones, entre outros. Isto inclui as redes sociais.

  • Exemplo: Com as redes sociais, principalmente, muitas pessoas se expõe demasiadamente e acaba com isso perdendo a privacidade, sem contar que muitas das nossas informações são usadas por empresas de publicidades e outras.

Anonimato e a ilegalidade

Muitos se escondem atrás de um suposto anonimato para cometer crimes e fraldes dos mais diversos tipos. Há muita ilegalidade, pequenas fraudes são cometidas a todo momento e ações como essas mostram um lado ruim da internet. Já vimos casos em que grandes sites foram alvos da justiça e até um bloqueio do serviço de mensagens Whatsapp em 2016. Tudo isso mostra que pessoas usam a internet para praticar crimes, proferir ofensas e outras atividades ilegais, usando a ideia do anonimato.

  • Exemplo: As fake news são talvez o exemplo mais explícito deste mal chamado ilegalidade com anonimato.

Abordagem superficial

Outra desvantagem da internet é a abordagem muitas vezes superficiais dos assuntos apresentados. Isto não chega a ser um problema tão sério como os mostrados anteriormente, mas sempre deixa um buraco. É diferente a abordagem encontrada na web com a abordagem de um livro por exemplo. Este último tem começo, meio e fim. Na internet as vezes as coisas ficam no ar.

  • Exemplo: Quando uma pessoa compra um livro, normalmente este espera que o livro aprofunde no assunto proposto, mas na internet há muita superficialidade, com assuntos pela metade. Muitos artigos, vídeos e conteúdos de redes sociais, principalmente.

Perda do foco

Outro aspecto que precisa ser considerado é que a internet é também uma forma de entretenimento ao mesmo tempo em que ela é uma ferramenta de trabalho ou de estudos, por exemplo. Desta forma é muito fácil perder o foco do trabalho ou dos estudos com as inúmeras atrações que estão a um clique de distância. Manter o foco enquanto se usa a internet tem sido um grande desafio para muitas pessoas e infelizmente muitos não conseguem se concentrar naquilo que deveria.

  • Exemplo: Um aluno que usa a internet para fazer pesquisas para um trabalho escolar, tende a desviar o foco para outros conteúdos durante a pesquisa. O mesmo pode ocorrer com quem usa a internet como ferramenta de trabalho.

Custos e dificuldades de acesso

Para finalizar, a maior desvantagem da internet pode ser mesmo a dificuldade que muitos têm para conseguir acessá-la. Ainda é muito caro e a qualidade deixa muito a desejar. Em algumas regiões é difícil conseguir conexão de banda larga e quando conseguem são caras e as vezes ruim.

  • Exemplo: Ainda é caro o acesso a internet, especialmente nos planos de internet no celular. Além de caro, em muitas regiões do país a qualidade é precária. Há uma expectativa que a implantação do 5g venha melhorar isso. Esperamos.

Conclusão

Acredito que as vantagens da internet superam suas desvantagens. O lado bom ainda é maior e com um pouco de cautela podemos extrair delas coisas edificantes para as nossas vidas. Ao usar a internet procure manter o foco naquilo que é interessante para você e tenha cuidado ao publicar informações pessoais e também ao fazer referência a outras pessoas.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.