10 razões para abrir conta em um banco digital

Neste artigo você encontrará uma lista de 10 razões bastante convincentes para abrir um conta bancária em um banco digital, que além de economizar com pagamento de tarifas, tem outras vantagens.

Por muito tempo os bancos tradicionais dominaram o mercado. A lista desses bancos já foi bem grande no Brasil, como o Bamerindus, Banespa, Bemge, Nossa Caixa, Unibanco, Banco Nacional, Banco Real, HSBC, dentre outros. Restaram alguns como o Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Bradesco, Santander e outros.

Mas se por muito tempo a competição bancária era entre os próprios bancos, hoje um novo cenário está sendo desenhado neste setor: os bancos digitais.

O que é um banco digital

Basicamente é uma instituição financeira como as demais, autorizada a funcionar pelo Banco Central, mas que tem como diferencial não ter agências físicas para atendimento presencial, concentrando assim no aplicativo ou nas versões web o acesso à conta corrente, investimentos e demais serviços bancários.

Os banco digitais também são conhecidos como fintechs.

Abaixo listo 10 razões que justificam a abertura de conta em um banco digital.

1 - A abertura da conta é muito rápida

Processo de abertura de uma conta tem algumas etapas e algumas burocracias, mas ainda assim é relativamente tranquila e feita diretamente no aplicativo do celular. É necessário fazer fotos de documentos, fotos do rosto e cumprir algumas etapas, mas é bem tranquilo.

Minha recomendação é ter os documentos pessoais em mão e ter uma boa conexão à internet pelo celular.

2 - Quase tudo é feito no aplicativo do celular

Assim como a abertura da conta, as demais operações são feitas também pelo aplicativo no celular, exceto algumas coisas que podem ser feitos no site do banco. Mas a ideia é a centralizar tudo no aplicativo, facilitando bastante o acesso aos dados da sua conta e acompanhando de perto tudo que acontece em termos de movimentação.

Pelo menos no Banco Inter, algumas operações devem ser feitas pelo site, especialmente na conta de pessoa jurídica que é a que mais uso normalmente.

3 - Não há cobrança de taxa de manutenção da conta

Este é o grande apelo das fintech ou dos bancos digitais e talvez um dos principais motivos por que tanta gente tem aderido a esse tipo de banco. A ideia de pagar taxa de manutenção de uma conta não é algo que agrada e o fato de você não precisar pagar nos bancos digitais, certamente é um grande diferencial para esse tipo de operação.

4 - Os depósitos em dinheiro são feitos através de boletos

Caso você precisar depositar dinheiro na sua conta, basta entrar no aplicativo e emitir um boleto com o valor que você quer depositar. Imprima o boleto e vai em uma lotérica e faço o pagamento dele. Pronto, assim que compensado o dinheiro estará disponível na sua conta.

Não lembro de ter usado esta opção, mas por um período meu filho chegou a usar algumas vezes e foi bem tranquilo.

5 - Depósitos em cheque é feito por imagem

Esta opção eu nunca utilizei, mas ela existe. A verdade é que o uso de cheques está cada vez menos comum e por isso não tenho experiência de como ela funciona.

6 - Saques e outras transações podem ser feitas nos Caixas 24 Horas

Quando você precisar de sacar dinheiro, basta ir a um caixa 24h e utilizar o seu cartão de débito para fazer o saque, bem como outras operações que estão disponíveis nesses terminais. Como sabemos, os caixas 24h atendem tanto a bancos tradicionais como os bancos digitais e portanto é uma alternativa bastante interessante, especialmente pelo fato de existir muitas dessas caixas 24h em locais estratégicos, como supermercados, shoppings centers, aeroportos, dentre outros.

7 - É possível ter conta de pessoa física e jurídica

Acredito que esta opção não esteja disponível em todos os bancos digitais, mas muitos deles oferecem tanto a opção de conta para pessoa física e pessoa jurídica. Esta é uma excelente alternativa também para empresas, especialmente para pequenas empresas, microempreendedores individuais, dentre outros.

8 - É um novo conceito de banco

Os mais jovens não vão entender muito isso, mas os mais velhos sabem bem o que é ficar horas na fila de um banco esperando para conversar com o gerente, para acessar o caixa ou realizar outras operações bancárias. Os bancos digitais resolvem este problema e oferece muito mais comodidade na maneira de lidar com o seu dinheiro e a suas operações bancárias.

9 - Os bancos tradicionais não vão acabar

Assim como a internet não acabou com o papel, os bancos tradicionais não serão necessariamente substituídos pelas fintechs. O que está acontecendo é uma adaptação dos bancos tradicionais agregando também serviços digitais para acompanhar a nova tendência, mas o modelo de banco tradicional ainda deverá existir por um bom tempo.

10 – A segurança é boa, mas...

Sim. Usar banco pela internet e especialmente pelo celular é bastante seguro. Os sistemas por traz desses bancos são bastante sofisticados e vários métodos de segurança são implementados para garantir maior segurança aos usuários.

Isto não significa que não possa existir problemas nesta área. Então, é preciso usar com cautela, seguir as recomendações do seu banco quanto a maneira correta de usar e em caso de algum tipo de problema, informar imediatamente ao banco o ocorrido.

Vale lembrar que apesar de não ter agência física, não significa que não haja atendimento aos clientes. Os bancos digitais têm seus próprios canais de comunicação que incluem geralmente o telefone, e-mail e atendimento online.

Fique atento à tentativas de golpe e não dê informações nenhuma a quem solicitar, exceto pelos canais oficiais de comunicação do seu banco. Especialmente por mensagens no Whatsapp.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp


VEJA TAMBÉM:

© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.