Arredondar valores para cima e para baixo em PHP: Funções ceil, floor e round

Tutorial e exemplos do uso das funções ceil, floor e round do PHP usadas em operações que envolvem o arredondamento de valores numéricos em programação.

Home » Tecnologia

Um dos desafios de trabalhar com valores numéricos em programação é a questão do arredondamento dos valores em casos de operações que resultem valores fracionados. A matemática não é exata, ou melhor, ela é exata, mas nós limitamos os resultados fracionados em x casas decimais e sempre irá sobrar algo e o problema é que precisamos dizer o que fazer com esta sobra.

Em PHP há três funções para o tratamento dos valores fracionados. Basicamente você pode arredondar para cima, sempre; arredondar para baixo (truncar), sempre ou deixar que o PHP faça a administração disso. Neste último caso se a sobra for maior que 5, será arredondado para cima, caso  contrário o valor será truncado.

Arredondar para cima – Função Ceil

A função ceil() é usada para arredondar o valor fracionado para cima. Veja alguns exemplos:

<?php

echo ceil(7.3);    // O resultado será arredondado para 8

echo ceil(2.999);  // O resultado será arredondado para 3

echo ceil(-6.12);  // O resultado será arredondado para -6

?>

Em todos os exemplos acima os valores com os resultados fracionados foram arredondados para cima. Isto é particularmente útil para rotinas que geram paginação dos resultados ou outras rotinas similares

Arredondar para baixo  – Função Floor

A função floor() trabalha de forma inversa à ceil, esta, arredonda os valores fracionados para baixo. Se pegarmos o mesmo exemplo anteriormente descrito teremos os seguintes resultados:

<?php

echo floor(7.3);    // O resultado será arredondado para 7

echo floor(2.999);  // O resultado será arredondado para 2

echo floor(-6.12);  // O resultado será arredondado para -7

?>

Arredondar valores para baixo é útil quando apenas a parte inteira nos interessa, embora, não se possa usar int, já que tanto ceil, floor e round trabalham com tipo float.

Arredondamento automático – Função round

A função round() faz o trabalho de ceil e floor, porém ela é flexível e poderá arredondar os valores tanto para cima como para baixo. Veja o mesmo exemplo sendo aplicado com a função round():

<?php

echo round(7.3);    // O resultado será arredondado para 7

echo round(2.999);  // O resultado será arredondado para 3

echo round(-6.12);  // O resultado será arredondado para -6

?>

Como podemos perceber os valores são arredondados para cima, quando a parte fracionada for maior ou igual a 5 e arredondará para baixo quando a parte fracionada for inferior a 5.

Na maioria dos casos este é o procedimento padrão de arredondamento de valores em todas as linguagens de programação e na maioria das operações comerciais.

PHP5 Conceitos, Programação e Integração com Banco de Dados

Aproveitando este assunto, queria fazer uma pequena análise crítica do livro: PHP5 Conceitos, Programação e Integração com Banco de Dados, Editora Érica e autor Walace Soares. Este é um bom livro no assunto de programação em PHP.

O livro PHP5 Conceitos, Programação e Integração com Banco de Dados apresenta de forma bastante simples desde os primeiros passos na linguagem PHP até os recursos mais avançados de orientação a objetos disponíveis na versão 5 da linguagem.

Dentre os diversos fatores positivos que o livro apresenta, identifiquei alguns em especial:

Linguagem Simples. O livro foi escrito para atender pessoas sem grandes conhecimentos técnicos. Ele usa termos do dia-a-dia e evita a linguagem rebuscada ou complicada, muito comum em obras técnicas.

Rico em exemplos. Há muitos exemplos que facilita a compreensão dos leitores. Alguns exemplos dispensam até teste no computador. Basta ler para entender.

PHP5 Conceitos, Programação e Integração com Banco de DadosVisão geral do PHP. Este é um ponto interessante do livro PHP5 Conceitos, Programação e Integração com Banco de dados. Ele começa falando das questões mais simples e triviais do PHP, como a sintaxe da linguagem, os tipos de dados, tags, comentários, entre outros; passa pelo uso intermediário do PHP com funções, manipulação de formulários e banco de dados; e termina com exemplos avançados de orientação a objetos.

Casos de usos. Para quem acompanhou o livro até o final, agora ele apresenta casos de usos mostrando uma aplicação prática e reunindo os principais recursos abordados ao longo do livro.

Recomendo o livro tanto para iniciantes que querem dar os primeiros passos com programação em PHP como para aqueles que já conhecem a linguagem e o conceito de programação para a internet.

Os principais assuntos tratados no livro são:

  • Conceitos básicos do PHP
  • PHP e HTML
  • Tipos de dados, variáveis e outros
  • Operadores matemáticos, de atribuição, lógicos, de comparação e outros
  • Estruturas de controles: If, for, foreach, switch, outros
  • Funções de usuário e as funções essenciais do PHP, como: Data e hora, Arquivos e diretórios, HTTP, matemáticas, expressões regulares e outras.
  • Manipulação de formulários HTML no PHP
  • Manipulação de strings e arrays
  • Manipulação de erros
  • Orientação a objetos no PHP
  • Uso de sessões
  • Manipulação de imagens
  • Envio de emails
  • Namespaces
  • Integração com banco de dados MySQL e PostgreeSQL
  • Casos de uso e muitos exemplos.

Como visto acima o livro é muito completo e é indicado para quem deseja aprender PHP, aprofundar os conhecimentos na linguagem ou ter o livro como um guia para relembrar comandos e conceitos que nem sempre temos em mãos quando precisamos. Eu uso este livro no curso de PHP, MySQL e PostgreeSQL que ministro no Senac.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.