O que significa esses 20 ditados populares? O 6º é questionável

Veja a explicação desses 20 ditados que são bastante populares, mostrando o significado de cada um. Alguns deles são bem úteis, outros, um pouco questionáveis.

Home » Educação

Ditados populares, como o nome já diz, são expressões curtas, mas carregados se significados. É uma maneira bastante antiga e eficiente de falar pouco e dizer muito. Abaixo a relação de 20 desses ditados com o seu respectivo significado.

[lista]

1 - O que significa: Vale a pena ver de novo?

A expressão vale a pena ver de novo é bastante comum e aparece em muitos locais como na TV, nas artes e vem acompanhado de certo saudosismo.

Vale a pena ver de novo é uma expressão usada para relembrar algum acontecimento, peça, filme, música ou outro fato qualquer que tenha sido marcante e que de alguma forma tenha deixado saudade naqueles que a viram originalmente ou no passado. É uma expressão bastante popular para expressar também o saudosismo de épocas áureas na vida e de uma pessoa, comunidade, empresa ou até de um país. A televisão costuma usar este termo para reprisar programas ou relembrar fatos históricos onde as câmeras tenham feito o registro.

2 - O que significa: Uma andorinha só não faz verão?

Existe até uma música que usou esta expressão de que uma andorinha só não faz verão, mas como entender sua aplicação prática para alguma situação do cotidiano?

Quando as pessoas utilizam o termo uma andorinha só não faz verão, elas estão se referindo ao fato de que não é possível fazer certas coisas sozinho ou utilizando poucos recursos quando na verdade seria necessária uma multiplicação desses recursos, especialmente de pessoas, para que tal feito seja de fato concluído. A analogia desta expressão pode estar simbolizada no fato das andorinhas costumeiramente andar em bandos e, portanto, sua aplicação na vida diária pode ser usada também neste sentido.

Alguns exemplos práticos poderiam ocorrer no ambiente de trabalho onde uma única pessoa resolva assumir sozinho a enorme responsabilidade de resolver problemas grandes dentro de uma empresa, mas isso poderia acontecer em escalas menores nas famílias, nas comunidades e outros locais.

3 - O que significa: Um dia é da caça e outro do caçador?

Um dia é da caça e outro do caçador é um ditado popular bastante utilizado em diversas situações e podem beirar questões pejorativas, pois muitas pessoas usam este ditado com tom de vingança, dizendo que hoje foi ofendido, mas que amanhã é ela que poderá ofender. As outras pessoas usam essa expressão em um tom mais brincadeira e sem malícia, pois ao afirmar que se hoje não deu certo para eles, amanhã poderá dar. Nesse sentido o uso da frase é bastante tranquilo.

Mas usada de forma pejorativa ou não, na prática existe uma verdade na expressão um dia da caça outro do caçador, pois ao analisar a vida cotidiana percebemos isso em muitas situações pois existem pessoas que um dia estou numa situação ruim depois disso se inverte relação outras pessoas. Portanto quem está de pé cuide para que não caia.

4 - O que significa: Quando um não quer, dois não discutem ou brigam?

O termo “quando um não quer dois não briga” é um ditado popular bastante utilizado para mostrar que uma briga ou uma discussão depende da ação de pelo menos duas pessoas e não necessariamente uma só. Isto pode ser usado para mostrar um lado positivo que precisa ser explorado, ou seja, quando você estiver envolvido em uma situação de confusão, você será responsável por pelo menos 50% dela, já que se você optar por não discutir ou não brigar, a outra parte não poderá fazer isso sozinha.

Evidentemente que existem situações em que as pessoas ignoram esse fato e ainda assim resolve estabelecer uma confusão sozinha, mas na maioria dos casos uma discussão, por exemplo, só ocorre se houver alimentação dos dois lados e caso um deles decida não participar dificilmente a discussão seguirá a frente.

Nos dias atuais onde a intolerância tem alcançado níveis alarmantes, este ditado popular é de grande importância para fixamos e usarmos em vários momentos de nossas vidas, afinal quando um não quer dois não brigam.

5 - O que significa: Para um bom entendedor, meia palavra basta?

Diz o velho ditado que para tudo bom entendedor meia palavra basta, essa expressão é bastante antiga e também bastante verdadeira. Sua finalidade é mostrar que nem sempre é necessário um grande discurso para transmitir uma mensagem ou para fazer com que as pessoas nos entendam. Quando você emprega bem as palavras e frases nos momentos certos e da maneira certa, com poucas palavras ou até com meia palavra você consegue transmitir bem a sua mensagem e aí cabe a outra pessoa compreender ou não.

Este ditado também quer dizer que se a pessoa não quiser entender o que você está dizendo, nem sempre é a quantidade de palavras que vai mudar fato, afinal se estiver disposto a entender e se for um bom entendedor basta uma palavra para deixar as coisas bem claras. É um conhecimento popular de grande importância para aplicação no nosso dia a dia, afinal estamos constantemente comunicando com outras pessoas, às vezes sendo entendidos e às vezes não, afinal, tudo depende da pessoa com quem estamos nos comunicando e se ele for um bom entendedor meia palavra basta.

6 - O que significa: Os apostos se atraem?

A afirmação de que os opostos se atraem é usado com bastante frequência no campo dos relacionamentos humanos, especialmente no campo do relacionamento conjugal entre um homem e uma mulher. Isto pode ser verificado quando no relacionamento de um casal existe uma diferença muito visível entre os dois. Esta diferença pode ser tanto física, como sentimental e até comportamental. Naturalmente que não existe nenhuma verdade científica nisso, mas por existir inúmeros casos em que isso pode ser verificado, a expressão tornou se popular realizada com certa frequência para indicar a situação descrita acima.

Se de fato pessoas com características opostos são atraídas por outros é certamente uma coisa que não se pode provar, mas também não podemos negar, já que na prática isto pode ser encontrado em não poucos casos. Infelizmente nem todas as pessoas se dão bem quando este fato ocorre, afinal, tudo pode parecer bem no início, mas como diz outro ditado: O tempo é o senhor da razão. Contudo, existem casos de pessoas opostas que não só se atraem, mas conseguem ter um ótimo relacionamento.

7 - O que significa: O homem prevenido vale por dois?

Essa expressão pode ser usada para indicar a prudência de uma pessoa em relação às ações que ela executa ou que de alguma forma esteja envolvida. Alguns exemplos podem ser empregados aquelas pessoas que costumeiramente trazem consigo itens de reserva quando vão participar de alguma ação, tarefa ou evento. Imagine que você vá passar um final de semana na montanha e chegando lá percebe que se esqueceu de levar o fósforo para acender a fogueira, então de repente alguém diz: eu tenho um isqueiro no meu carro que eu guardo para uma emergência. Nesse caso poderíamos então empregar este ditado popular dizendo esta pessoa: puxa vida, um homem prevenido vale por dois.

Existe, contudo, diversas situações do cotidiano que podemos usar essa expressão, mas sempre visando esta questão da prudência e do fato de algumas pessoas constantemente levarem consigo algum objeto reserva, adotar medidas preventivas e às vezes até redundante para evitar a falta de uma informação ou um objeto qualquer nas situações cotidianas.

8 - O que significa: O cão ou o cachorro é o melhor amigo do homem?

Muitos afirmam que o cão o cachorro é o melhor amigo do homem que isso tem a ver com a possível fidelidade que o cachorro tem com seu dono mesmo quando o seu dono não trata bem, pois pouco tempo depois o cão está de volta à vida com a mesma alegria de antes. Já foram feitos muitos filmes inclusive relatando a amizade do cachorro para um homem e outras histórias que mostram a possível amizade desses dois seres.

Embora afirmação de que o cão é o melhor amigo do homem seja bastante forte e tenha um significado muito correto, na prática ele não pode ser aplicado de forma plena já que o melhor amigo do homem é Jesus Cristo, portanto não podemos confundir as coisas. Acho que a usar a expressão o cachorro é o melhor amigo, pode ter um sentido romântico e mostrar o valor deste animal tem para o homem, mas no sentido pleno da frase nosso melhor amigo é Deus na pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

9 - O que significa: Não há regra sem exceção?

A expressão não há regras sem exceção é usada com bastante frequência para designar que em todas as situações, mesmo aquelas estritamente rígidas, poderá haver algum caso ou situação em que tais regras não cubram completamente. Isto pode ser observado no campo das leis, no ambiente de trabalho e nas organizações, nas escolas, na vida cotidiana das pessoas e também no ambiente doméstico. Quando eu uso essa expressão de que não há regras sem exceção, estou dizendo para as outras pessoas que mesmo eu sendo um observador da lei ou procedimentos que eu esteja envolvido, poderá haver alguma situação em possa ser feito diferente ou que tal procedimento não tenha cobertura total.

Parece que na legislação brasileira essa verdade é muito forte, pois é muito comum observarmos os advogados encontrar brechas na lei ou mesmo utilizando as próprias leis com algum tipo de exceção, já que nesse caso existe um certo relativismo ou a necessidade de interpretar cada fato a luz do seu acontecimento e portanto a lei pode ser única, mas dependendo do contexto poderá haver uma exceção e portanto fica explícito esta verdade.

10 - O que significa: Manda quem pode, obedece quem tem juízo?

O dito popular de manda quem pode e obedece quem tem juízo é uma expressão bastante humorada e pode ser usada em algumas situações em que a autoridade de uma pessoa sobressai muito relação às demais e portanto está indicando que as ordens ou a opinião das pessoas não deveriam ser contrariada de maneira alguma sob pena de algum tipo de penalidade. Apesar de bem humorada a expressão pode indicar um certo "pejorativíssimo" ou mesmo uma certa ironia, pois na prática está dizendo que a autoridade de uma pessoa é muito severa e isto pode ser usado para mostrar que tal autoridade é ruim e beira o autoritarismo. Portanto ao ouvir a expressão de que manda quem pode e obedece quem tem juízo, deve-se analisar e observar se ela está sendo usada apenas com bom humor ou se existe alguma verdade por de trás desse ditado popular.

Se tomarmos como exemplo outro ditado popular que diz que onde a fumaça há fogo, é bem possível que mesmo quando sendo usado de forma humorada e brincadeira, pode ser sim um fundo de verdade nessa história.

11 - O que significa: Focinho de porco não é tomada?

A expressão focinho de porco não é tomada é geralmente usada em situações em que as pessoas estão fazendo comparações entre duas coisas que não devem ser comparadas e portanto a expressão indica o que é uma coisa, apesar de ter aparência da outra, pode ter um significado e sentido completamente diferente, portanto a comparação é equivocada e não deve ser feita de forma direta.

A razão para usar essa expressão é que o focinho de porco tem uma semelhança aparente a uma tomada já que tem dois furinhos do nariz e o focinho tem um aspecto plano. Isto de fato lembra sim um pouco uma tomada de eletricidade que usamos no dia a dia. Evidentemente que é desnecessário salientar que as duas coisas, apesar da mera aparência, são bem diferentes e têm funções completamente distantes uma da outra e portanto o emprego dessa expressão em comparações tem basicamente sentido.

12 - O que significa: Faça o que eu digo e não faça o que eu faço?

De fato, parece um pouco sem sentido, mas não é. Na verdade esta expressão é usada para indicar uma situação de opressão ou de abuso de poder de alguma pessoa em relação aos seus subordinados ou pessoas próximas a ele. Ao afirmar faça o que eu digo não faça o que eu faço a pessoa está dizendo que o que ela diz que é uma ordem de quem deve ser cumprida, mesmo que ela mesma não vá cumprir a ordem ou que siga aqueles preceitos.

É uma expressão um pouco infeliz e a pessoa que usa ela está demonstrando muita arrogância e falta de humildade para com as pessoas que estão em volta. Contudo em muitos casos ela não é uma expressão voluntária, ou seja, geralmente ela é atribuída a outra pessoa sem que essa mesma reconheça tal situação.

13 - O que significa: Deus ajuda a quem cedo madruga?

Depende. Em certo sentido sim.

Deus ajuda quem cedo madruga é um ditado popular bastante conhecido e pode ser usado em situações de ânimo quanto ao trabalho. Quando usado a pessoa quer dizer que o ato de levantar cedo e se dispor para o trabalho coloca o homem uma condição mais favorável a receber ajuda de Deus. Contudo na prática sabemos que a coisa não é bem assim, pois ajuda de Deus não está relacionada diretamente ao que fazemos e sim a sua bondade é o seu amor para conosco.

No entanto existe uma verdade nesse ditado popular, pois se a necessidade de trabalhar para ganhar dinheiro para o sustento da vida e saudar as contas que temos, não é dormindo o dia inteiro que vamos resolver isso. Portanto ao levantar-se cedo e nos dispormos para o trabalho certamente terá sim a ajuda de Deus, pois demonstra a nosso papel de responsabilidade para conosco e para com aqueles que nos cercam e naturalmente que isso está de acordo com a vontade de Deus.

14 - O que significa: Com coisas sérias não se brinca?

Quem nunca ouviu a expressão “com coisa séria não se brinca” que atire a primeira pedra. Esse ditado popular é na verdade uma afirmação que vai muito além de um ditado, já que é uma expressão bastante verdadeira que deveria ser tomada por todas as pessoas com uma coisa séria e não apenas como um conhecimento popular. Ao usar a expressão estamos dizendo que determinada pessoa pode estar fazendo brincadeira com aquilo que não se deve brincar e deixando de tomar por verdade aquilo que de fato mereceria dar atenção.

Embora a expressão possa ser usada em vários locais, nós observamos com bastante frequência o seu uso no campo da religião onde pessoas que são ignorantes ou céticas com relação a Deus e às crianças religiosas acabam fazendo brincadeiras de mau gosto com algo que não deveria brincar. O fato de uma pessoa não crer em Deus e não compreender o desconhecido para elas, não dão direito de zombar daquilo que é soberano sobre todas as coisas que é a pessoa de Deus. Contudo em situação alguma devemos brincar com aquilo que precisa ser levado a sério.

15 - O que significa: Barriga cheia, pé na areia?

Barriga cheia pé na areia em um ditado popular muito usado em diversas regiões do Brasil, especialmente nos locais mais remotos, zonas rurais vou por pessoas mais simples. Essa expressão significa que uma vez que almoçamos ou jantamos e estamos bem servidos de alimentos podemos ir embora de seguir a vida.

Às vezes esta expressão é usada com muito humor quando alguém nos convida para almoçar em sua casa, então depois de estarmos satisfeito dizemos isso no sentido de que podemos ir embora sem mesmo lavar a louça ou dar uma ajudinha ao anfitrião.

Mas é preciso deixar claro que ela não é uma expressão pejorativa e sim bem-humorada apenas, usada por pessoas com mais intimidade e que saberão reconhecer o tom de brincadeira e bom humor expressa nela.

16 - O que significa: Águas passadas não movem moinho?

Águas passadas não movem moinhos, esta é uma verdade embutida nesta sabedoria popular que pode ser utilizada em muitos aspectos da vida cotidiana para refletir situações em que pessoas tentam buscar no passado soluções para coisas estão vivendo no momento. Outras pessoas vivem tentando reviver situações o que na verdade já está morto ou que deveriam ficar morto, portanto, nesses casos é comum empregar o termo de que águas passadas não movem moinhos.

Quando usamos a frase, de maneira prática estamos dizendo: o que passou, passou. Não dá mais para voltar atrás e reviver aquilo ou tornar aquilo que passou real, logo o passado não deve ter grande influência na vida atual das pessoas, exceto nas lembranças que não apresentado que se precisa ficar.

17 - O que significa: Água mole pedra dura, tanto bate até que fura?

Esta expressão indica ou pelo menos sinaliza a persistência e os seus efeitos práticos, em outras palavras podemos dizer que quando persistimos em alguma coisa a tendência natural e conseguirmos aquilo que estamos buscando. Naturalmente que existem coisas que a pessoa poderá persistir a vida inteira nunca irá conseguir, mas existe uma infinidade de situações que provam que havendo alguma possibilidade a persistência é a raiz ou a chave para encontrarmos aquilo que buscamos.

Então uma forma bem-humorada e popular de representar a persistência é através desse ditado água mole pedra dura tanto bate até que fura. Na verdade, essa ideia parte de um princípio prático, você já teve oportunidade visitar cachoeiras ou grandes quedas de águas, você poderá perceber que em muitos locais as pedras foram esculpidas pela água que caía constantemente sobre elas, embora inicialmente a pedra resista à água, mas com tempo e aos pouquinhos acaba gerando uma fissura causada pelo efeito e a força da água.

18 - O que significa: A pressa é inimiga da perfeição?

Esta expressão popular indica que as coisas feitas com pressa tendem a ter um resultado ruim ou não atingir o melhor resultado possível. Isto pode ser observado em diversas coisas que fazemos no dia a dia, pois quando fazemos com calma temos tempo para avaliar se aquilo que está sendo feito é o melhor e caso percebamos que algo está saindo errado, há tempo de fazer a correção de dar um novo rumo para um feito.

As coisas feitas com pressa têm hora para terminar e às vezes não dá tempo de fazer uma avaliação melhor e algumas etapas podem ser puladas ou simplesmente ignoradas causando problemas no resultado.

Recentemente construí uma casa e ela foi feita com bastante pressa pois eu precisava mudar logo, hoje olho para o resultado e percebo que muita coisa saiu errada inclusive coisas que terão de ser refeitas e que poderia ter sido muito bem evitada se fosse feito com calma.

19 - O que significa: Onde come um come dois?

Onde como um come dois é de fato uma expressão popular muito antiga e usada por muitas pessoas para se referir a uma situação onde uma nova pessoa está preste a ser adotada em uma casa ou em uma família. Isto pode acontecer em caso de nascimento de mais um filho, por exemplo, e neste caso a expressão quer dizer que a família terá condições de sustentar o novo filho, uma vez que cuidam de um e um a mais não será pesado.

Contudo, a expressão precisa ser melhor avaliada e talvez sua eficácia não seja tão evidente nos dias atuais. Antigamente muitos pais preocupavam apenas com o sustento dos filhos e ai fazia muito sentido afirmar que onde come um como dois, mas nos dias atuais sabemos que um filho gera um gasto enorme e vai muito além do sustento. Gastos com escola, remédios, plano de saúde, vestuário, entre outros colocam em xeque a famosa expressão.

Como diz uma colega de trabalho: Onde come um come dois, mas onde estuda um não estuda dois.

20 - O que significa: Gato escaldado em água quente corre até de água fria

A expressão gato escaldado em água quente corre até de água fria é bastante antigo e desde criança eu ouvia com alguma frequência esta afirmação. Ela está relacionada com a experiência que agente adquire durante a vida, especialmente com as experiências negativas e com aprendizado que elas nos dão. Em outras palavras podemos afirmar que uma vez experimentamos algo ruim é natural que nos afastemos de qualquer coisa que faça algum tipo de similaridade aquela experiência pois acreditamos que se deu errado uma vez com alguma coisa a tendência natural é que continue dando errado.

Quando usamos a expressão gato escaldado de água quente corre até de água fria estamos dizendo que não queremos viver novamente aquela situação de problema, mesmo que o que nos está sendo apresentado agora tem uma aparência muito mais sutil e tranquila, mas o trauma que ficou da experiência anterior é suficiente para nos afastar até daquilo que potencialmente poderia ser bom, mas de alguma forma faz uma associação ou traz lembranças da experiência negativa.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.