Como a Wikipedia ganha dinheiro se ela não tem anúncios?

Veja uma análise sobre o modelo de negócios da Wikipedia e como eles arrecadam dinheiro para manter o site ativo, bem como a forma como os artigos são produzidos no site.

Home » Tecnologia

A Wikipédia é um dos mais antigos é importante sites que temos na internet. Fundado em 2001 por Jimmy Wales e Larry Sanger [1], o site figura entre os mais acessados devido a sua grande quantidade de conteúdo e disponível em grande parte dos idiomas disponíveis.

A Wikipédia se define como uma enciclopédia livre, isto é, os artigos são criados e atualizados por qualquer pessoa que deseja contribuir com o seu conhecimento. Desta forma uma pessoa pode escrever um artigo, outra pessoa pode incluir novas informações e assim por diante. É aquilo que podemos chamar de construção de conteúdo colaborativo.

Embora as vezes criticada por alguns, é fato que a Wikipédia é um grande sucesso e que já beneficiou milhares e milhares de pessoas com informações sobre os mais diversos assuntos possíveis.

Quantidade de artigos nos principais idiomas

Na data deste artigo fiz uma consulta na Wikipedia e de acordo com uma tabela[1] que eles disponibilizavam, os idiomas que tinham a maior quantidade de artigos eram os seguintes:

  • Inglês: 6.502.426
  • Cebuano: 6.125.884
  • Alemão: 2.691.936
  • Sueco: 2.557.476
  • Francês: 2.424.896
  • Neerlandês: 2.090.908
  • Russo: 1.821.801
  • Espanhol: 1.776.430
  • Italiano: 1.755.682
  • Polonês: 1.522.741
  • Japonês: 1.326.775
  • Chinês: 1.277.359
  • Vietnamita: 1.272.536
  • Waray: 1.265.736
  • Árabe: 1.168.397
  • Ucraniano: 1.155.560
  • Português: 1.091.933
  • Persa: 911.492
  • Catalão: 701.834
  • Sérvio: 658.711

Realmente é uma quantidade imensa e isto mostra a enorme abrangência e alcance deste importante site.

Modelo de negócios

Mas como a Wikipédia consegue sobreviver se ela não tem anúncios ou não faz venda de alguma coisa no site para arrecadar fundos?

Bem, a Wikipédia sobrevive de doações de seus usuários. Embora possa haver outras formas menos expressivas de receitas, acredito as doações seja a principal fonte de receitas do site.

Anualmente, eles promovem uma campanha para conscientizar seus usuários a fazerem doações para a manutenção do site. Normalmente eles exibem um banner com o pedido de doação quando você acessa o site.

Esta campanha fica ativa por um certo tempo e ali eles arrecadam o dinheiro suficiente para a manutenção do ano.

Recentemente recebi um e-mail da Wikipédia agradecendo por uma doação que fez o ano passado e solicitando que a doação fosse renovada, se possível, é claro.

Neste e-mail, eles trazem também algumas informações dizendo que apenas 2% dos usuários da Wikipédia fazem a doação. Embora sejam percentual relativamente pequeno, numericamente isto é muito, pelo menos se considerarmos que a Wikipédia é provavelmente um dos sites mais visitados da internet e que a quantidade de usuários é imensa.

Valor das doações

Para quem pensa que as doações são altas, está enganado. Eles apresentam como sugestões você fazer doações a partir de R$ 3,00, indo até R$ 30,00. Isso com valores convertidos já que em outros países eles vão trabalhar com a suas respectivas moedas.

É claro que você pode fazer a doação no valor que quiser, mas essa faixa de sugestão mostra que a grande arrecadação deles está no volume de contribuidores e não necessariamente no alto valor das contribuições.

É um modelo interessante e que funciona bem para muitos casos, especialmente para serviços que prestam relevantes serviços à uma comunidade, como é o caso da Wikipédia que não se aplica necessariamente é uma comunidade mais ao mundo inteiro.

A Wikipédia é confiável?

Existem diversas críticas que são levantadas as vezes contra a Wikipédia. Como o conteúdo é construído de forma colaborativa é evidente que pode haver imprecisões ou até erros. Mas existe administradores que verificam conteúdos, bem como outros usuários que podem sugerir alterações.

Todo modelo colaborativo passa por problemas neste sentido, pois é muito difícil controlar tudo. Ainda assim e apesar de críticas, a Wikipedia se mantem com bastante prestígio, especialmente aqui no Brasil onde ela é muito usada.

Sobre a Wikipedia

A Wikipedia é administrada pela Fundação Wikimedia, uma organização sem fins lucrativos cuja missão é "empoderar e engajar pessoas pelo mundo para coletar e desenvolver conteúdo educacional sob uma licença livre ou no domínio público, e para disseminá-lo efetivamente e globalmente".

Segundo as informações contidas em sua página, havia artigos em 315 idiomas, totalizando mais de 58 milhões de artigos.

Os conteúdos publicados no site estão sob licença livre, o que significa que eles podem ser usados em outras publicações de acordo com os termos da licença. Esses termos podem ser encontrados no final de cada artigo que você visita na Wikipedia. Procure por CC BY-SA ou termo similar.

Além da Wikipedia, a Fundação Wikimedia mantém outros projetos, como o Wikcionário, MediaWik, Wiklivros, dentre outros.

Informações e referências:

[1] Para acessar outras informações sobre a Wikipedia, acesse este artigo, que foi de onde obtive algumas das informações descritas aqui.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.