Missão, Visão e Valores. Diferença e significado de cada um

O que significa Missão, Visão e Valores? Como é definido esses termos nas empresas e quais as diferenças entre eles? Conheça aqui a análise de como é feito o planejamento estratégico nas empresas e o entendimento do conceito utópico da visão.

Home » Cidadania

Geralmente quando entramos em uma empresa é comum encontramos um quadro na parede coma missão, visão e valores daquela empresa, isto pode ser visto também no site da empresa e outros locais de comunicação. Mas o que significa isso?

A missão, visão e valores são conceitos que a empresa declara publicamente que defende. A definição disso geralmente não é de uma única pessoa, como o proprietário ou a alta direção, mas ela é resultado de todos os olhares dos colaboradores daquela organização. Missão, visão e valores fazem parte do chamado planejamento estratégico onde todas as pessoas da empresa contribuem para formar aquilo que a empresa é ou pretende ser. Vamos as definições de cada um.

Missão

Missão é aquilo que a empresa faz ou quer fazer como organização. Os termos são os mais variados, mas em suma reflete o papel da empresa junto ao mercado onde ela atua. Os verbos desenvolver, promover, acompanhar, inovar, entre outros são usados com frequência na definição da missão da empresa.

Visão

Visão é aquilo que a empresa pretende ser em um dado espaço de tempo, tem a ver com o futuro e invariavelmente envolve metas e objetivos que a organização pretende alcançar no futuro. Como já foi dito que esses conceitos são parte do planejamento estratégico, a definição da visão envolve analisar o que a empresa tem no momento em termos de capital físico, financeiro e intelectual e como pode usar isso para atingir as metas desejadas ao longo do tempo.

Verbos como ser, situar, alcançar, entre outros são bem cotados para ajudar na definição da visão.

Um detalhe muito importante sobre a visão é que o conceito de futuro não deve ser abstrato, pelo contrário, deve ser definido em termos palpáveis. Em outras palavras é preciso dizer quando é esse futuro, por exemplo, em 5 anos, em 2018 e assim por diante.

Valores

Valores têm a ver com a maneira que a empresa ira agir para cumprir sua missão e alcançar a visão anteriormente estabelecidas. Os valores éticos são geralmente invocados com muita frequência para demonstrar seriedade, também são comuns preocupações com o meio ambiente, a responsabilidade social, entre outros.

Termos como responsabilidade, inovação, excelência, respeito, entre outros são usados para tentar refletir o sentimento de valores que deverá permear as relações internas entre colaboradores e externas com clientes, fornecedores e sociedade.

Como definir a missão de uma empresa?

Para definir a missão de uma empresa, devem ser colocadas todas as ideias em debate, quais a expectativas esperadas para a semana, para o mês ou até mesmo para aquele ano, depois de decidido á forma é encontrar uma maneira de colocar em prática, seja criando objetivos, deixando a missão estampada pela empresa em lugares que seus colaboradores possam ver. Ou seja, a missão é a forma buscada para chegar em um objetivo.

Uma forma de deixar claro é introduzir as formas de atender uma necessidade, por exemplo a missão da empresa é atender as necessidades de transporte, aprimorar seu produto e etc.

Qual a maneira que é definida a visão?

A visão é uma ideia de como se encontrará a empresa no futuro, quais as melhorias, quais os aspectos que precisarão mudar, número de funcionários,  uma visão deve ter aspiração e inspiração, ou seja não basta ver apenas os pontos positivos tentando atropelar os pontos que poderão ser negativos. Para ter uma visão consciente é necessário ver os dois lados.

  • Onde terá chegado a empresa?
  • Em qual posição estará?
  • Qual a direção deverá ser apontada os esforços para crescimento?
  • O que estou ajudando a construir para fazer o crescimento?
  • Os recursos investidos estão levando a empresa para cima?

Esses são exemplos de como são definir uma visão.

O que são valores?

Por último da empresa é definido os valores, que não menos importantes falam sobre os princípios, crenças, comportamentos sobre determinado aspecto, melhorias. Ou seja, os valores servem para ajudar as pessoas na melhoria das missões, facilitando a colaboração dos empregados e o comprometimento e fidelidade ao mercado.

Fidelidade à missão, visão e valores

Nem sempre a empresa consegue seguir aquilo que planejou, especialmente quando o resultado do planejamento for algo muito utópico. Mas para isso é possível fazer revisões periódicas a fim de alinhar o que foi planejado e o que foi realizado e com isso ajustar os rumos da empresa.

Certa vez estava em uma agência bancária e na parede tinha um quadro fixado com os valores daquele banco. Achei extremamente utópico e como era e ainda sou cliente daquele banco, pude perceber claramente que eles não cumpriam o que estava estabelecido ali. Era algo impensável de se realizar.

Mas é importante levar em consideração que a visão é mesmo algo utópico e estabelece um desafio constante a organização. Vale lembrar, inclusive, que se a empresa atingir a sua visão, ela pode fazer outro planejamento estratégico e restabelecer uma nova visão mais ampla e mais desafiadora ainda. Portanto o objetivo não é alcançar a visão em si, mas é ter sempre um horizonte a frente para onde a organização pretende ir. Este é um conceito muito importante que precisa ser considerado, pois dessa forma a empresa estará sempre desafiando a si mesma crescer e melhorar, afinal esta é a única alternativa dela se manter viva.

Planejamento estratégico

Como já citado acima, a definição de missão, visão e valores é parte do chamado planejamento estratégico. As empresas que optam por fazê-lo tem a preocupação não só de definir os termos acima, mas de aprofundar no conhecimento do seu mercado de atuação, concorrência e a situação da empresa frente a tudo isso.

Neste planejamento é comum usar a análise SWOT que é uma sigla de quatro palavras em inglês: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). A sigla as vezes é “aportuguesada” para FOFA, mas mantendo o mesmo objetivo.

Com esta análise é possível traçar um perfil da empresa e identificar suas partes fortes que devem ser valorizadas e as partes fracas que precisam ser melhoradas ou protegidas. Também analisa as ameaças e identifica as oportunidades no curto e médio prazo.

No planejamento estratégico é importante que toda a empresa esteja envolvida para se tenha uma real visão da corporação e que os resultados sejam também compartilhados com todos. É um processo que pode ser longo e fundamentalmente exige um líder para direcionar este processo. É comum as empresas recorrerem a consultorias ou profissionais especializados neste tipo de planejamento.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.