Como conseguir uma bolsa de estudos para faculdade?

Veja neste artigo as opções de programas que oferecem bolsa de estudos (parcial ou integral), bolsas no exterior e financiamento estudantil. Prouni, Fies, Ciência sem Fronteiras, entre outras opções.

Home » Educação

Estudar em uma universidade pública pode ser um sonho de muitos, afinal os custos com a formação acadêmica são altos e arcar com tudo em uma faculdade particular acaba sendo inviável para muitos estudantes. Mas quando não é possível ter acesso ao ensino público e gratuito a opção é tentar conseguir uma bolsa de estudos. Neste artigo mostrarei algumas opções.

Prouni

O Prouni é o Programa Universidade para Todos do Ministério da Educação e visa oferecer bolsas de estudos para cursos superiores em faculdades ou universidades particulares para alunos com renda per capita (por pessoa) familiar de até três salários mínimos e que tenham estudado na rede publica ou foram bolsistas na rede particular.

A bolsa do Prouni pode ser:

  • Integral (de 100%): Neste caso o candidato precisa ter renda per capta de até um salário mínimo e meio.
  • Parcial (de 50%): Para os alunos com renda de três salários mínimos per capita.

Veja no final deste artigo as informações detalhadas sobre o Prouni.

Programa Escola da Família – Bolsa-Universidade

Através do Programa Escola da Família, o governo de São Paulo oferece o Bolsa-Universidade onde o governo paulista custeia 50% do valor da mensalidade de cursos de graduação e a faculdade arca com os outros 50%. Em contrapartida o aluno beneficiado terá de desenvolver atividades compatíveis com a natureza do curso nos finais de semana em escolas estaduais e municipais, desde que o município esteja no estado de São e seja conveniado ao programa.

Acesse o site: https://escoladafamilia.fde.sp.gov.br

Programa Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil é um programa que oferece bolsas de estudos de 50% para cursos de ensino básico, graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e EAD.

O programa tem o apoio de inúmeras instituições de ensino e segundo informações disponíveis no site do programa, milhares de alunos já foram beneficiados.  O aluno beneficiado deverá pagar uma taxa ao Educa Mais Brasil no ato da matrícula e a cada semestre

Acesse o site: https://www.educamaisbrasil.com/

Quero Bolsa

Outra boa opção é o Quero Bolsa que segue o mesmo princípio de oferecer bolsa de estudos em instituições credenciadas por percentual de desconto que pode chagar a 75% de desconto. Neste site, as opções de bolsas são válidas para cursos superiores de graduação, pós-graduação, além de cursos técnicos e até cursos livres. Nem todas as instituições fazem parte e portanto as bolsas só podem ser ofertadas em instituições cadastradas no Quero Bolsa.

Acesse o site: https://querobolsa.com.br/

Bolsa da Prefeitura

Normalmente as prefeituras oferecem bolsas de estudos para estudantes da cidade. Não é possível descrever os detalhes deste tipo de bolsa já que cada prefeitura pode adotar regras ou critérios diferentes para a concessão da bolsa. Consulte a prefeitura de sua cidade e veja se há opção de bolsa e como obtê-la.

Fies – Financiamento Estudantil

O Fies – Financiamento Estudantil não é necessariamente uma bolsa de estudos e sim um financiamento para pagar o curso. Existem algumas regras para obtenção do Fies, como a instituição onde você for estudar precisa ser participante do programa, não ter renda familiar superior a 20 salários mínios, não estar com matrícula trancada, entre outros.

O financiamento é feito através da Caixa ou Banco do Brasil. Clique aqui para obter outras informações sobre o financiamento estudantil.

Bolsa para estudar no exterior

O programa Ciência sem Fronteiras do governo federal visa conceder bolsas de estudos para quem deseja estudar no exterior. Existem alguns critérios básicos para conseguir a bolsa, entre eles:

  • Ser brasileiro ou naturalizado;
  • Precisa estar matriculado em um curso superior aqui no Brasil, ter concluído pelo menos 20% dele. Este curso precisa ser relacionado às áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras. Essas áreas estão disponíveis no site;
  • Ter sido classificado com nota do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - com no mínimo 600 pontos e ter bom desempenho acadêmico.

No Site do Ciência sem Fronteiras você encontrará mais informações, como a lista de países, inscrições, resultados, etc. Acesse o site: https://www.cienciasemfronteiras.gov.br

Outras opções de Bolsas

As faculdades podem adotar outras modalidades de bolsas ou descontos. Pacotes empresariais, mais de uma pessoa da mesma família, ex-alunos, entre outros casos podem ser tratados de forma diferenciada com descontos ou concessão de bolsa própria. Mas esses critérios variam de instituição para instituição e, portanto é necessário consultar a faculdade desejada para obter essas informações.

Prouni: Informações, renda per capita, financiamento e Enem

O Prouni (Programa Universidade para Todos) foi criado pelo Ministério da Educação com o objetivo de oferecer bolsas de ensino superior gratuito em instituições particulares para alunos com renda per capita (por pessoa) familiar de até três salários mínimos e que tenham estudado na rede publica ou foram bolsistas na rede particular, as bolsas oferecidas podem ser tanto integral (de 100%) quanto parcial (de 50%), mas para obter bolsas de 100% é preciso que o aluno e sua família tenham renda de um salário mínimo e meio per capta, e as bolsas de 50% são para os alunos com renda de três salários mínimos per capita.

A comprovação da renda será exigida no ato da inscrição na instituição em que o aluno foi pré-selecionado, o aluno precisará comprovar todos os dados que foram preenchidos durante a inscrição no Prouni.

Inscrições para o Prouni

As inscrições para o Prouni só podem ser feitas pela internet e em períodos determinados pelo Ministério da Educação, normalmente as inscrições são abertas no inicio do primeiro semestre do ano após os alunos já terem realizado a prova do Enem, e para quem não possui computador em casa saiba que todas as instituições participantes do Prouni devem disponibilizar o acesso gratuito ao candidato para realizar sua inscrição.

Só poderão participar do Prouni os alunos que fizeram o Enem, pois é através da nota obtida no Enem que será possível disponibilizar ou não as bolsas do Prouni, e os alunos que fizeram o Enem, mas tiveram uma nota abaixo de 400 pontos que é a exigida ou então tiveram nota 0 na redação não poderão participar no Prouni.

No site do MEC é possível conferir todas as instituições participantes e mais informações sobre inscrições para o Prouni.

Como Calcular a renda familiar per capita?

O cálculo da renda per capita é simples, basta você somar todas as rendas da família, pegar o valor total e dividir pelo numero  de pessoas que dependem dessa renda. Se o valor for referente a um salário e meio você poderá concorrer a uma bolsa integral (de 100%), e se for referente a três salários pode concorrer a uma bolsa parcial ( de 50%).

Preciso realizar o vestibular? E o Enem?

Para os alunos que pretendem ingressar na instituição de ensino superior particular pelo Prouni, não será necessário o vestibular, pois a nota é calculada através do Enem, mas as instituições não são vedadas a passar aos candidatos pré-selecionados um processo seletivo sem cobrança de taxas.

Mas atenção: Os alunos que tiverem nota inferior a 400 pontos no Enem ou que zerar na redação, não poderão participar do processo seletivo do Prouni.

Estatísticas e histórico

Veja abaixo algumas informações estatísticas como a participação por região do Brasil, por modalidade de ensino: Ensino Presencial ou Educação a Distância (EAD), por sexo e o histórico de bolsas ofertas por ano, tanto as parciais como as integrais.

Bolsas do Prouni ofertas por ano (até 2011):

Bolsas do Prouni ofertas por ano

Bolsistas por modalidade de ensino: Presencial ou Educação a Distância (EAD):

Bolsistas por modalidade de ensino: Presencial ou Educação a Distância (EAD)

Bolsistas por região do Brasil: Sudeste, Sul, Centro-oeste, Norte e Nordeste:

Bolsistas por região do Brasil: Sudeste, Sul, Centro-oeste, Norte e Nordeste

 

Bolsistas por sexo: Masculino e Feminino:

Bolsistas do Prouni por sexo: Masculino e Feminino

Fonte: As informações, regras e regulamentos do programa, foram compiladas do site do Prouni.. Além dos dados que serviram de base para a construção dos gráficos. Para ver as informações completas acesse o site https://prouni.mec.gov.br


VEJA TAMBÉM:

CANAL NO YOUTUBE

INSCREVA-SE:



Sistemas Web

Playlist de SQL

Youtube Youtube Youtube
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.