O que é a Escola Virtual.Gov – EV.G e como ela funciona?

Portal Único de Governo para a oferta de capacitação a distância. Cursos on-line e gratuitos de várias áreas de conhecimento para o desenvolvimento da Administração Pública e da Sociedade.

Home » Cidadania

O site apresenta um conjunto de serviços que são disponibilizados no portal EVG (Escola Virtual do Governo), destinados a servidores públicos ou qualquer cidadão comum que deseja fazer curso para capacitação no serviço público, para conhecimento próprio ou mesmo a estudantes na área de interesse ou para atividades de horas complementares. O Portal oferece um catálogo de cursos das principais escolas de governo e centros de capacitação da Administração Pública.

Para a realização de um dos cursos, o interessado realiza um cadastro com login e senha que possibilita o acesso aos materiais de estudo e questionário que após a conclusão gera um certificado com a carga horária destinada, conteúdo programático estudado e registro de validação. Os cursos são disponibilizados na plataforma MOOC que sustenta a oferta de cursos de curta e média duração, todos abertos e gratuitos.

Para as instituições vinculadas, o Portal oferece uma série de serviços, a depender do tipo de associação da instituição com o projeto. Dentre os serviços oferecidos, estão a hospedagem de cursos, gestão acadêmica das ofertas e consolidação e tratamento de dados.

Sobre a EVG

História da Escola Virtual de Governo https://www.escolavirtual.gov.br/conheca-a-escola

Entre 2013 e 2016, a Enap obteve ganho significativo quando se trata de educação à distância, isso foi possível graças a grande quantidade de cursos ofertados na modalidade à distância que foram bem administrados quanto à hospedagem e planejamento educacionais. Tal desempenho chamou atenção de diversas instituições, em especial as federais que buscaram parceria com a Enap para oferta de cursos nesta modalidade.

Em 2017 nasce então a EVG (Escola Virtual do Governo) com objetivo de unificar a hospedagem de serviços de gestão acadêmica de modo que garantisse a continuidade desta modalidade de ensino, em especial as qualificações voltadas ao serviço público e propondo soluções para centralizar a oferta desses cursos.

No mesmo ano, as primeiras parcerias assinaram o Protocolo de Intenções que chamou atenção de outras instituições que posteriormente vieram aderir a esse projeto.

Sobre o catálogo de cursos https://www.escolavirtual.gov.br/catalogo

Os cursos são separados por temáticas onde o interessado pode navegar e selecionar por seu interesse. As temáticas apresentadas pela plataforma são:

  • Auditoria e Controle
  • Dados, Informação e Conhecimento
  • Desenvolvimento Gerencial
  • Educação e Docência
  • Ética e Cidadania
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de Políticas Públicas
  • Gestão Estratégica
  • Governança e Gestão de Riscos
  • Governo Digital e Transparência
  • Inovação
  • Logística e Compras Públicas
  • Orçamento e Finanças
  • Políticas Públicas Setoriais
  • Tecnologia da Informação
  • Transferências de Recursos da União

Dentre as temáticas acima pude realizar alguns cursos, em especial aos voltados a Educação e docência, minha área de atuação e ética e cidadania, o qual penso que todos deveriam fazer pois trazem cursos que ampliam os conhecimentos não apenas para si, mas para o bem do próximo.

Review de alguns cursos

Um por todos e todos por um

Na área educacional um dos cursos que pude realizar foi: UM POR TODOS E TODOS POR UM

O curso é resultado de uma parceria entre o instituto Mauricio de Sousa, a CGU e a ESAF com objetivo de constituir a consciência cidadã nas futuras gerações. O curso é formatado em três módulos certificando ao interessado carga-horária de 40h:

  • I- Autoestima, neste módulo os conceitos abordados sobre o tema visam despertar o tema nas crianças e como os educadores podem contribuir para a tal;
  • II- Ser diferente é legal, trata da diversidade cultural, os obstáculos que as pessoas portadoras de necessidades especiais enfrentam e a importância da conscientização e mobilização dentro dos ambientes escolares para receber esses alunos.
  • III- Brasil, meu Brasil brasileiro, visa a sensibilização de todos por todos, afinal o Brasil é o país da diversidade.

Pensando na ética e cidadania, participei de dois cursos na mesma área: Educação em Direitos Humanos com carga-horária de 30h, também dividido em módulos que passam desde a história dos Direitos Humanos, como tudo começou, como se deu a inserção da educação nesta área, programas e tratados, sua abrangência e quem faz acontecer. É um curso muito proveitoso para a vida e para ampliar nossos conhecimentos sobre um tema que tem estado em alta nos últimos tempos.

E para complementar o anterior fiz também o curso: Direitos Humanos: Uma Declaração Universal, que complementa os conteúdos do primeiro curso aprofundando na declaração Universal dos direitos humanos no Brasil, trata dos direitos civis, políticos, o direito à liberdade, econômicos, sociais e culturais, os direitos das mulheres, dos povos indígenas políticas públicas dentre muitos outros temas pertinentes a estes.

Das políticas às ações: Direitos da pessoa idosa no Brasil

Atualmente comecei a fazer o curso: DAS POLÍTICAS ÀS AÇÕES: DIREITOS DA PESSOA IDOSA NO BRASIL, é um curso de 40h que pode ser realizado em 50 dias, assim como os demais é dividido em módulos cujo material pode ser impresso para consulta posterior. Ao final de cada módulo o aluno responde as questões que são pontuadas para aprovação e emissão do certificado ao final do curso.

A literatura usada é bem explicativa e didática, visto que o curso não apresenta tutores, contudo o material é suporte suficiente para aprendizagem, basta um pouco de leitura, pesquisa e dedicação para ter acesso ao aperfeiçoamento de acordo com a sua própria administração do tempo.

Adriana Ribeiro é pedagoga e estudante de Psicologia

Casada, mãe de 2 filhos (André Matheus e Gustavo).

Membro da Igreja Assembleia de Deus - Belém na cidade de Limeira, SP.

Faço parte da Liderança da UCADLI (união de crianças da Assembleia de Deus do Campo de Limeira).

Atualmente faço Psicologia pela UNIP, Formada em Pedagogia com pós graduação em Gestão Educacional, tendo a mais de 13 anos de experiência na área educacional, faço palestra para famílias na área educacional (escolas) e espiritual (igrejas), além do trabalho com crianças no campo de Limeira pela UCADLI.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.