Alfabetização e letramento é a mesma coisa? No processo de aprendizado e desenvolvimento deste aprendizado alguns termos são importantes para a nossa compreensão.
A alfabetização é aquele processo inicial onde crianças são submetidos nos primeiros passos e contato com as letras. Elas aprendem a utilizar o alfabeto e compreender seu significado e interpretação. Mas a alfabetização também poderá ser de pessoas adultas.
Já o letramento parece ter uma função mais ampla e embora possível é quase evidente que o letramento depende sim da alfabetização. Contudo, como visto abaixo há exceções.
Veja as definições e diferenças entre alfabetização e letramento:
Em termos gerais entende-se por alfabetização o ensino/aprendizagem das letras que constituem o alfabeto e as diversas maneiras de utilizá-las, isto é, como por meio das letras do alfabeto poderá se comunicar com a sociedade em geral, sendo considerado o processo de fator fundamental para a comunicação. Afirma-se ainda que seja com a alfabetização que a população foi e continua sendo capaz de criar e compreender a gramática e as transformações pelas quais ela sofre, um individuo alfabetizado é capaz de realizar diversas atividades, por exemplo, ele conseguirá ler, compreender, criticar, interpretar entre outras funções que a alfabetização lhes permite realizar.
A alfabetização habilita o individuo a desenvolver diferentes métodos de aprendizagem da sua língua podendo então compreender com mais facilidade e também se comunicar e expressar com maior clareza, proporcionando uma maior interação social em que ocorrerá uma transmissão de diferentes conhecimentos e culturas de acordo com cada individuo. Ser alfabetizado significa ser um cidadão ativo no crescimento social em todos os aspectos.
Entende-se por letramento o processo em que o individuo é visto em atividade desenvolvendo suas habilidades de escrita e leitura com perfeição ou ao menos com bastante facilidade, um indivíduo letrado é capaz de associar diversos assuntos distintos, por exemplo, sobre cultura, sociedade, política, economia, tecnologia e outros inúmeros assuntos que estão em contato diário. Segundo Soares, 2003, letramento é o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita, ou seja, o individuo que após algum tempo de aquisição da escrita e da leitura (alfabetização) obteve maior experiência para desenvolver as práticas de uso das letras. No entanto, existem muitos indivíduos que mesmo sem terem tido a aquisição da leitura e escrita conseguiram desenvolver as práticas das mesmas por meio do contato direto diariamente, em que proporcionou uma compreensão e aquisição das práticas da leitura e da escrita.
Um exemplo bem claro para designar um indivíduo letrado, o tenha sido alfabetizado ou não, é capaz de atender as necessidades e requisitos de leitura e escrita que lhe é solicitado diariamente pela sociedade em que convive, um individuo letrado é capaz, por exemplo, de preencher um recibo ou escrever uma declaração mesmo que não o tenha sido alfabetizado.
Portanto, alfabetização e letramento são processos que se diferem muito devido as necessidades e exigências contidas em cada um deles, ser alfabetizado não significa que o individuo também é letrado e vice-versa, pois um indivíduo alfabetizado e letrado é aquele que além de conhecer, compreender as letras e as práticas da leitura e escrita é capaz ainda de desenvolver novas formas de compreensão e desenvolvimentos das práticas para que atenda as condições e requisitos que lhes são solicitados na sociedade em a qual convive.
Tfouni,1995, p.20 define da seguinte maneira, enquanto a alfabetização se ocupa da aquisição da escrita por um indivíduo, ou grupo de indivíduos, o letramento focaliza os aspectos sócio-históricos da aquisição de uma sociedade, em que alfabetização e letramento se diferem e simultaneamente são interdependentes.
Referência: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o
Bem, a própria divisão da educação hoje em dia nomeia os anos iniciais de um indivíduo na pré-escola como alfabetização.
Ou seja, ao colocar uma criança para estudar seus primeiros dois ou três anos serão destinados a aprender tudo sobre os códigos da linguagem de sua nação, no caso do Brasil: a Língua Portuguesa.
É esperado que um aluno já tenha atingido essa fase quando estiver cursando, ou terminado, o 4° ano do Ensino Fundamental, podendo atingir antes, isso dependerá do grau de desenvolvimento do indivíduo.
Muitos alunos já conseguem se destacar até mesmo na 2° ano do Ensino Fundamental, sendo considerados letrados nessa fase, e tendo mais tempo para desenvolver suas habilidades rumo à construção de informação através do código já bem conhecido.
No Brasil, existem programas desenvolvidos pelo governo de alguns Estados que auxiliam o professor nessa tarefa, um pouco complicada até. Um deles é o PAIC no Ceará, que significa Programa de Alfabetização na Idade Certa.
Claro que sim! Isso dependerá apenas do pai ou responsável que se encarregará de transmitir o conhecimento alfabético para o pequeno antes da pré-escola.
Muitas crianças já entram com um conhecimento prévio na alfabetização escolar, algumas delas, até, já sabem a maioria dos assuntos, enquanto outras já os têm bem introduzidos.
Isso pode de alguma forma, auxiliar o processo de aprendizagem delas, já que estarão bem adiantadas e poderão estudar e se aprofundar no tema e ainda introduzir o letramento.
No entanto, os pais/responsáveis devem estar sempre presentes no processo de aprendizagem para auxiliar o educador da melhor forma possível.
Seria algo praticamente inimaginável, já que as crianças estão construindo todo um conhecimento de mundo. A alfabetização, por ser algo mais simplificado é de mais fácil absorção, mas o letramento, por se tratar de algo mais amplo, é bem mais difícil de ser aprendido pelos pequeninos.
No entanto, há uma ressalva para um pequeníssimo grupo que possivelmente conseguiria realizar essa façanha: as chamadas crianças superdotadas. Elas já nascem com um extraordinário grau de absorção de conhecimento, o que facilitaria esse processo.
Na realidade a alfabetização nunca acaba. Por mais que o ser humano se aprofunde em códigos existentes na nossa comunicação ele ainda não será um indivíduo 100% alfabetizado, pois a cada dia surgem novos códigos, que necessitam de outro aprendizado, enquanto ele não acontece o indivíduo será considerado analfabeto para aquele código em especial.
A alfabetização, como já falado no tópico acima, é baseada no código a ser trabalhado. Então, especificamente, estão são os códigos mais utilizados e seus tipos de alfabetização:
Esse é que não tem fim mesmo, à medida que se convive com os códigos e aprendizados adquiridos sobre eles, se acham novas maneiras de adaptá-los e usá-los, seja para comunicação ou informação.
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