Oceano Atlântico, Ártico e Pacífico banham a América do Sul?

Saiba quais os oceanos banham a América do Sul e quais países são banhados por cada um desses grandes oceanos, com o Atlântico, Pacífico e Ártico. Conheça também as principais características desses grandes oceanos.

Home » Educação

América do Sul é a parte que fica ao sul do continente americano, que tem ainda América do Norte e América Central.

Dois grandes oceanos banham América do Sul: Oceano Atlântico e Oceano Pacífico. Existe ainda a questão do Oceano Antártico, que embora seja considerado uma extensão dos dois grandes oceanos, ele fica mais localizado na região do continente antártico.

Oceano Atlântico

O Oceano Atlântico banha a costa leste da América do Sul. Por este oceano são banhados os países: Argentina, Uruguai, Brasil, Guiana francesa, Suriname, Guiana, Venezuela e a Colômbia.

Vale lembrar que as características da água do Oceano Atlântico difere bastante naquela região que banha o sul da Argentina, com a que banha as águas dos últimos países já na região ao norte do oceano mais próximo do Caribe.

É uma grande extensão de litoral, sendo que boa parte dos habitantes dos países da costa leste vivem próximos ao litoral. Basta observar que as grandes cidades desses países estão no litoral ou muito próximo dele.

São exemplos disso Buenos Aires na Argentina, Montevidéu no Uruguai, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Fortaleza no Brasil, além de Caracas na Venezuela.

O Oceano Pacífico

Oceano Pacífico banha a costa oeste do continente da América do Sul e inclui os seguintes países: Chile, Peru, Equador e Colômbia.

Desses países, o Chile tem a mais extensão de litoral, aliás a geografia do país é bastante estreita e acompanha a costa desde o extremo sul até a divisa com o Peru.

Oceano Antártico

O Oceano Antártico é considerado como uma extensão do Atlântico e Pacífico e ele circunda o continente antártico, estendendo até 60 graus de latitude sul. É o mais frio e profundo dos oceanos da terra

Algumas perguntas e respostas

Quais países da América do Sul não são banhados por nenhum oceano?

Apesar de termos dois grandes oceanos aqui, existem dois países que não tem saída nenhuma para o mar. Trata-se do Paraguai e da Bolívia que ficam localizados no centro do continente sem nenhum acesso direto para o mar.

Qual a importância do acesso para o mar?

No passado isso foi uma diferença muito estratégica, pois era a partir dali que se estabelecia a navegação, as conquistas de novas terras, o comércio marítimo, dentre outros.

Hoje existem outros meios de transporte, especialmente no caso da aviação que é o mais popular para o transporte de pessoas.

Ainda assim para questão comercial e o transporte de carga o acesso ao mar é uma diferença estratégica para um país.

Qual oceano não banha América do Sul?

Não banha América do Sul os oceanos Índico que fica na região da Ásia, o Antártico, bem como oceano Ártico que fica no extremo norte da terra.

América do Sul está conectada com América Central e América do Norte?

Sim. Trata-se do mesmo continente. Entre a Colômbia que está na América do Sul e o Panamá que está na América Central existe sim uma ligação por terra, por se tratar de um mesmo continente.

Qual a diferença de América do Sul, Central e do Norte?

Esta classificação é um pouco mais política. Do ponto de vista geográfico a América do Sul é o bloco onde estão os países localizados mais ao sul da terra, América do Norte é formada pelo Canadá, Estados Unidos e México que ficam na parte norte e América Central são os demais países que corresponde ao meio, incluindo as ilhas do Caribe.

Quais as características do Oceano Atlântico?

Segundo o ChatGPT, as principais características são:

  • O Oceano Atlântico se estende desde a Antártida até o Ártico e é delimitado pelos continentes americano, africano e europeu.
  • O Oceano Atlântico tem uma profundidade média de 3.646 metros e uma profundidade máxima de 8.648 metros na Fossa das Marianas.
  • Existem várias correntes oceânicas importantes no Oceano Atlântico, incluindo a Corrente do Golfo, que transporta águas quentes do Golfo do México para o norte, a Corrente do Labrador, que transporta águas frias do Ártico para o sul, e a Corrente das Canárias, que flui do norte para o sul na costa oeste da África.
  • O Oceano Atlântico é o lar de uma grande variedade de espécies marinhas, incluindo baleias, golfinhos, tubarões, tartarugas marinhas, peixes, corais e moluscos.
  • O Oceano Atlântico é uma importante fonte de recursos naturais, incluindo petróleo, gás natural, minerais, peixes e frutos do mar, além de ser uma importante rota comercial para o transporte marítimo global.
  • O Oceano Atlântico desempenha um papel crucial no clima global, ajudando a regular as temperaturas da Terra por meio do transporte de águas quentes e frias ao redor do mundo.

Quais as características do Oceano Pacífico?

Segundo o ChatGPT, as principais características são:

  • O Oceano Pacífico se estende da costa oeste das Américas até a costa leste da Ásia e da Austrália. É delimitado pelos continentes americano e asiático, bem como pelas ilhas do Pacífico.
  • O Oceano Pacífico tem uma profundidade média de cerca de 3.800 metros e uma profundidade máxima de 11.034 metros na Fossa das Marianas, a maior profundidade conhecida em qualquer lugar da Terra.
  • O Oceano Pacífico é conhecido por sua atividade sísmica e vulcânica significativa, com cerca de 75% dos vulcões ativos do mundo localizados na região do Anel de Fogo do Pacífico.
  • Existem várias correntes oceânicas importantes no Oceano Pacífico, incluindo a Corrente de Humboldt, que flui ao longo da costa oeste da América do Sul, a Corrente Kuroshio, que flui do sul do Japão para o norte do Pacífico, e a Corrente de Alaskan, que flui do Golfo do Alasca para o sul.
  • O Oceano Pacífico é o lar de uma grande variedade de espécies marinhas, incluindo baleias, golfinhos, tubarões, tartarugas marinhas, peixes, corais e moluscos.
  • O Oceano Pacífico é uma importante fonte de recursos naturais, incluindo petróleo, gás natural, minerais, peixes e frutos do mar, além de ser uma importante rota comercial para o transporte marítimo global.
  • O Oceano Pacífico desempenha um papel importante no clima global, influenciando padrões climáticos em todo o mundo, como o El Niño e a La Niña.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.