Qual faculdade fazer para ser presidente da república?

Será que existe uma formação específica para ser presidente da república? Quais cursos superiores ou formação tinham aqueles que foram o chefe máximo da nação nas últimas décadas?

O cargo de presidente da república é muito disputado. Acredito que seja o cargo mais desejado pelos políticos.

E isto certamente não é pelo salário, que apesar de ser alto, não chega a ser nada de absurdo. Na iniciativa privada é possível encontrar executivos que certamente ganham mais do que o presidente da república.

O que acontece é o enorme destaque, prestígio e o poder que a pessoa tem. Isto atrai muita gente e como sabemos a disputa é ferrenha por este posto.

Mas, qual a formação necessária para uma pessoa se tornar presidente da república?

Se o cargo é tão importante assim, espera-se que exista uma grande exigência em termos de formação acadêmica, experiências profissionais e outras características típicas para quem deseja alcançar um alto posto.

Curiosamente, não é isso que percebemos quando olhamos para alguns dos ex-presidentes do Brasil (ver a lista abaixo).

Na verdade não existe uma formação específica ou que o candidato tenha feito determinada faculdade para se candidatar e tomar posse, caso sela eleito. O grande critério é na verdade de ordem política, ou seja, o voto.

Para ser presidente da república é necessário alcançar maioria simples na votação presidencial que acontece a cada 4 anos. Nesta eleição, caso um candidato tenha mais de 50% dos votos no primeiro turno, ele estará eleito. Caso contrário, terá de alcançar os 50% mais um no segundo turno.

Curso de administração

Como já explicado, não há uma exigência quanto à formação, mas por se tratar de um cargo administrativo, acredito que uma pessoa com formação em administração seja a mais indicada.

Um médico pode ser presidente, mas a sua formação não é em administração. Um engenheiro pode ser presidente, mas a sua formação também não é em administração. Assim, um administrador por formação terá, pelo menos em tese, mais capacidade para exercer aquele cargo.

Se uma empresa precisa de um administrador, será que ela vai procurar um médico, um dentista ou jornalista? Certamente que não. Então, porque pensar diferente em relação ao Brasil, cuja administração é maior do que qualquer empresa aqui estabelecida?

Qual era a formação dos que foram presidentes do Brasil?

Se não existe uma exigência em termos de formação ou curso superior, qual era a formação dos ex-presidentes do Brasil? Eu visitei a biblioteca da presidência da república para conferir a biografia dos ex-presidentes a fim de encontrar suas respectivas formações e os resultados podem ser conferidos abaixo.

Vale lembrar que considerei apenas os presidentes após o regime militar, começando com Tancredo Neves, que embora eleito, não chegou de fato a exercer a presidência. Vamos os dados:

Jair Bolsonaro:

Não consta informações na biblioteca da presidência, mas sabe-se que ele tem apenas a formação militar na Academia das Agulhas Negras no Rio de Janeiro.

Michel Temer:

Formação em direito

...Anos depois, entrou na tradicional e renomada Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no Largo do São Francisco. Possui o título de Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. (Fonte)

Dilma Rousseff:

Ela é economista e tem doutorado em economia, como encontrado em sua biografia e transcrito abaixo:

...Em 1998, inicia o curso de doutorado em Economia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mas, já envolvida na campanha sucessória do governo gaúcho, não chega a defender tese. (Fonte)

Luis Inácio Lula da Silva:

Formação em torneiro mecânico

...Lula transferiu-se depois para a Fábrica de Parafusos Marte e obteve uma vaga no curso de torneiro mecânico do Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. O curso durou 3 anos e Lula tornou-se metalúrgico. (Fonte)

Fernando Henrique Cardoso:

Sociólogo, nascido na cidade do Rio de Janeiro (RJ), em 18 de junho de 1931. Formou-se bacharel em Ciências Sociais, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), em 1952, especializando-se em Sociologia no ano seguinte e tornando-se doutor em 1961. Cursou a pós-graduação no Laboratoire de Sociologie Industrielle da Universidade de Paris (1962-1963)... (Fonte)

Itamar Franco:

Formou-se em Engenharia Civil e Eletrotécnica na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (1954)... (Fonte)

Fernando Color de Melo:

Tinha a formação de jornalista e economista

José Sarney:

Tinha a formação em direito

Tancredo Neves:

Tinha a formação em direito

Conclusão

Advogados, economistas, jornalista, engenheiro, sociólogo, torneiro mecânico e até um militar. Veja quão diversa é a lista de profissões e formações daqueles que exerceram o cargo de presidente da república no Brasil nas últimas décadas.

Assim, fica claro que a pessoa de qualquer profissão poderá se candidatar e com as mais diversas formações. Naturalmente, espera-se que a pessoa tenha competência, honestidade e respeito à população para poder conduzir a administração pública do Brasil pelo período de 4 anos.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp


VEJA TAMBÉM:

© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.