Excel do Google. Como usar a planilha e formulário do Google Docs

É verdade que existe um Excel do Google? Como usar a planilha do Google que é similar ao Excel da Microsoft. Dá para importar e exportar planilhas entre os dois programas?

Home » Tecnologia

O Google oferece em seu website no serviço de escritório bastante similar ao pacote office da Microsoft. Este serviço que ficou conhecido inicialmente como Google Docs, agora é acessado pelo Google Drive já que a edição de documentos como planilha, textos e outros tipos de documentos estão associados ao serviço de hospedagem na nuvem da empresa que é o Google Drive.

Como acessar a planilha do Google?

Primeiro você precisa criar uma conta no Google, caso não tenha ainda. Se você já utiliza o Gmail, pode usar esta mesma conta para acessar os outros serviços como a planilha e o serviço de hospedagem na nuvem. Nesse caso você deverá acessar este link e fazer autenticação usando o seu e-mail do Gmail e a sua senha.

Feito isto você terá acesso ao Drive que me dará a opção de criar novos documentos de texto, planilha, apresentação, formulário, entre outros. Uma vez logado você deve seguir como no exemplo abaixo:

Planilha do Google Drive

Acesse aqui o Google Drive

O Excel no Google é igual ao Excel da Microsoft?

Existe muita similaridade, especialmente no conceito de uso de planilha, mas os recursos do Excel são muito maiores e portanto o serviço do Google atende bem a necessidade de um usuário básico, mas não oferece recursos avançados que são encontrados no Excel nem toda infraestrutura que a planilha da Microsoft tem.

Dá para usar os dois juntos?

Sim, isto é possível uma vez que o Google Docs ou Drive, consegue importar arquivos que foram criados no Excel, bem como ele consegue exportar documentos que podem ser abertos posteriormente no Excel sem grandes problemas ou perda de dados.

Vantagens

Uma das grandes vantagens do Google Docs ou Documentos, como eles chamam em português é o fato de ser online e com isso permitir a colaboração, compartilhando do trabalho que está sendo feito ou já terminado e a possibilidade de você trabalhar remotamente.

Isto é particularmente útil para aqueles que precisam se deslocar muito para atender às necessidades de trabalho, questões pessoais, entre outros.

Office 365

A Microsoft seguindo uma tendência também disponibilizou o seu pacote de escritório de forma online. O Office 365, como é chamado é um serviço de assinatura do Office e ao assinar o usuário terá tento as versões off-line, bem como o acesso às versões online, com os mesmos recursos.

A diferença do Office 365 para o Google Docs ou Documentos é que este último tem uma versão gratuita, apesar de ter também uma versão paga.

Como criar questionário ou formulário de pesquisa no Google Docs?

É possível criar um formulário como uma enquete ou pesquisa online e permitir que as pessoas respondam pela internet no Google Docs e direcionar esses dados para a planilha do Google? Como usa corretamente este questionário para realizar pesquisa diretamente no site?

O Google Docs permite a criação de formulários que podem ser usados como uma pesquisa interna em uma empresa, questionário de provas de um professor, enquete sobre assunto qualquer que pode ser disponibilizado no site para preenchimento dos usuários e os aplicativos similares. O serviço de formulários do Google Docs é bastante eficiente e os resultados do formulário são transferidos automaticamente para uma planilha onde você receberá os dados tabulados onde é possível fazer o uso deles para a criação de gráficos e outros recursos disponíveis no serviço de planilha.

Para criar um formulário no Google Docs, acesse o mesmo endereço acima citado e clique no botão Criar e depois em formulário. Ele solicitará o nome do formulário e também o tema que é todo o esquema de formatação dele.

Formulário Google Docs 1

Perceba na imagem acima que para cada pergunta ou item que você colocar no formulário é possível escolher o tipo de resposta que se espera, como: resposta curta, parágrafo, múltipla escolha, entre outros.

A partir daí basta ir inserindo as perguntas que pode ser uma nova ou simplesmente duplicar uma existente quando ela for muito similar à que você quer criar.

Formulário Google Docs 2

Quando estiver terminado clique em Enviar.

Para usar o formulário criado clique na opção Enviar formulário na parte superior e escolha como deseja usá-lo.

Lembrando que as respostas que as pessoas derem será recebida em uma planilha que será criada no Google Docs e que estará integrada ao formulário.

Sobre o serviço

O Google Docs é uma plataforma online de criação e edição de arquivos online muito parecido com aquilo que o Microsoft Office faz, na verdade ele é exatamente uma estratégia para concorrer com o pacote de escritório da Microsoft. Ele tem o editor de textos, planilha, apresentação, formulário e desenho.

Já o Google Drive é o serviço de hospedagem de arquivos ou disco virtual do Google e portanto eles são produtos diferentes, mas estão integrados já que os arquivos criados em qualquer aplicativo do Google Docs ficará hospedado no Google Drive. Então é possível afirmar que são diferentes mas há forte integração entre eles.

Para usar os dois produtos, basta acessar o endereço mostrado abaixo e usando uma conta padrão do Google fazer o login nos serviços. A vantagem de seu uso é a possibilidade de compartilhar os arquivos com outras pessoas e permitir inclusive que várias pessoas façam a edição de um arquivo, tornando o trabalho colaborativo.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.