Significado de 10 ditados populares. O 2, 5, 8 e 9 é para rir

Amor com amor se paga, de médico e louco todo mundo tem um pouco, cavalo dado não se olha os dentes, antes tarde do que nunca. Significado desses e outros ditados populares.

Home » Educação

Veja abaixo a lista desses ditados populares com um breve comentário de cada um deles.

1 - Antes tarde do que nunca

Ditado popular antes tarde do que nunca tem um significado relacionado a procrastinação. Ele lembra a ideia de que é importante fazer as coisas, não importa quando, ainda que se faça mais tarde.

A ideia da procrastinação é exatamente deixar para amanhã aquilo que poderia ser feito hoje. O termo popular para isso é empurrar com a barriga. Então, antes tarde do que nunca reforça essa ideia da procrastinação, trazendo a ideia de que é importante fazer, mesmo que seja depois.

2 - O amor é cego

Este ditado é muito popular e bem antigo por sinal. Salvo engano ele já foi tema de filme e ele pode aparecer em alguns cenários, como acontece quando uma pessoa tida como bonita está namorando ou se casou com uma pessoa que não expressa tanta beleza assim.

Neste caso, o ditado diz que a pessoa se casou por amor e não por beleza. Indicando que quando há amor a pessoa não se importa com os aspectos estéticos ou aparência física da outra pessoa.

De certa forma, esse ditado é bastante verdadeiro, muito embora em muitos casos ele não possa ser verificado na prática, pois normalmente as pessoas se orientam muito pela questão de aparência. É comum inclusive causar certa estranheza quando você vê um casal onde um dos pares tem uma aparência bonita e o outro nem tanto. Não deveria ser assim.

3 - Amor com amor se paga

Eu acredito que esse ditado seja um dos mais importantes e expressa uma grande verdade que precisaria ser seguido arrisca por todas as pessoas, muito embora as vezes isso não aconteça.

A ideia que ele expressa é que você deve retribuir o amor com amor. Eu sei que isso parece um pouco óbvio, mas infelizmente vivemos em um mundo de pessoas ingratas onde elas recebem o bem de outras pessoas e muita das vezes retribuem com o mal ou com a indiferença.

Na verdade, o conceito bíblico deste assunto é um pouco diferente. Na Bíblia ela ensina que você deve pagar o mal com o bem e este é um dos princípios que orienta a vida dos cristãos.

Esse ditado apenas diz que amor se paga com amor, se você conseguir fazer isso já é algo significativo.

4 - Quem cala, consente

Quem cala consente é um ditado popular que não expressa uma verdade absoluta, pois acontece de em muitas situações as pessoas se calarem simplesmente para não colocar gasolina no fogo ou para considerar uma situação resolvida do ponto de vista de não querer mais discutir aquele assunto.

Talvez, o uso desse ditado faça bastante sentido no campo jurídico, onde uma pessoa que não reclama de um mal que sofreu, perde o direito depois de um determinado tempo.

É o que acontece por exemplo quando uma dívida não é cobrada no prazo de cinco anos. Nesse caso dizemos que a dívida caduca, ou seja, você perde o direito legal de requerer o pagamento dela perante a justiça.

O mesmo acontece quando o estado não processa uma pessoa que cometeu um determinado crime. Assim, depois de alguns anos aquele crime também prescreve. Nesses casos podemos dizer que quem cala consente, ou seja, quem cala perde o direito de requerer a devida reparação.

5 - De médico e louco todo mundo tem um pouco

Esse ditado é um daqueles bem cômicos e acredito que já foi tema de filme também ou já foi tratado de alguma forma em algum filme. Eu não sou muito bom com filmes.

De médico e louco todo mundo tem um pouco, reflete a ideia de que é comum as pessoas se automedicarem, também é comum as pessoas fazerem coisas tidas como bizarras, meio malucas ou similares.

Assim o ditado mostra que as pessoas em maior ou menor grau expressam de maneira muito parecida. É claro que esse ditado não está falando de medicina ou de comportamento apenas, mas que essa ideia se estende para outras áreas da vida.

É bastante questionável se formos avaliar a veracidade disso, mas em muitos cenários acaba sendo um fato.

6 - A união faz a força

O ditado popular a união faz a força expressa uma verdade muito grande e muito conhecida pelas pessoas de maneira geral.

Existe inclusive uma ilustração que as vezes é usado em ambientes onde se quer demonstrar o poder da força em conjunto. Essa ilustração pode ser feita mostrando por exemplo que uma pessoa consegue quebrar facilmente um graveto um lápis. Mas ficaria muito mais difícil de quebrar se ele tivesse muitos gravetos ou muitos lápis juntos.

Portanto a união faz a força e isto é visto com muita clareza quando acontece por exemplo algum desastre natural ou alguma tragédia que afeta muitas pessoas. Geralmente em situações como essas é comum haver uma comoção social na comunidade local, regional ou até nacional a fim de ajudar aquelas pessoas e isso traz realmente um benefício muito grande para aqueles que são atingidos por esses intemperes.

7 - O barato sai caro

Este é um ditado muito utilizado no âmbito comercial para indicar que optar por produtos ou serviços mais baratos podem custar mais no final das contas.

A lógica é a seguinte: se você compra um produto barato, em tese ele iria durar menos e você precisaria comprar de novo e comprar de novo e assim por diante. Ao passo que se tivesse comprado um produto caro e teoricamente bom ele duraria mais tempo e na soma dos valores você gastaria menos.

Embora isso expresse uma verdade em muitos casos, não pode ser generalizado, pois nem tudo que é barato é ruim ou vai durar pouco. Nesse caso é preciso analisar o contexto e assim tomar uma decisão baseado não apenas no critério de preço mais e outros aspectos também.

Contudo, em muitas situações esse ditado se faz verdadeiro pois as vezes economizamos de um lado e acabamos gastando mais por outro lado.

8 - Cavalo dado não se olha os dentes

Esse é um ditado popular que reflete a ideia de que se você ganhar alguma coisa de alguém, não deve avaliar se aquilo é bom ou ruim. Simplesmente aceite.

Isso é mais ou menos o que acontece quando você recebe presente de alguém. Como nós sabemos, em alguns casos recebemos alguns presentes que no primeiro momento não agrada muito, mas você acaba aceitando de bom grado pois foi um presente de alguém.

É verdade que quando alguém lhe dê um presente você precisa receber de bom grado, mesmo que seja algo que não lhe agrade tanto. Afinal de contas deve ser considerado a intenção da pessoa de lembrar de você, mais do que o valor do presente ou se ele é algo que ele agradou ou não.

Contudo, isso não pode ser generalizado a todos os casos e deve ser observado especialmente por aqueles que estão oferecendo algo ou dando um presente para alguém. Problema muito sério que vejo é quando uma pessoa vai dar algo para uma pessoa necessitada e aí ele oferece aquilo que muitas vezes nem presta mais. Complicado!

9 - Quem ama o feio, bonito lhe parece

Este é mais um ditado daqueles cômicos, mas no fundo expressa uma verdade como podemos ver a seguir.

Como já visto em outro ditado anterior, nossa sociedade é muito orientada pela aparência e por coisas bonitas. Especialmente as pessoas bonitas tendem a receber mais atenção e por que não dizer até amor.

Se este é o padrão que orienta a sociedade então podemos concluir que se você ama aquilo que é feio, para você aquilo é bonito. Ainda que os olhos das pessoas e da sociedade aquilo não seja bonito.

Esta é a ideia que está expressa nesse ditado popular e faz muito sentido. Agora, se você acha sua esposa bonita, pouco importa o que as pessoas pensam a respeito da aparência dela.

10 - O que significa: Um dia é da caça e outro do caçador?

Um dia é da caça e outro do caçador é um ditado popular bastante utilizado em diversas situações e podem beirar questões pejorativas, pois muitas pessoas usam este ditado com tom de vingança, dizendo que hoje foi ofendido, mas que amanhã é ela que poderá ofender. As outras pessoas usam essa expressão em um tom mais brincadeira e sem malícia, pois ao afirmar que se hoje não deu certo para eles, amanhã poderá dar. Nesse sentido o uso da frase é bastante tranquilo.

Mas usada de forma pejorativa ou não, na prática existe uma verdade na expressão um dia da caça outro do caçador, pois ao analisar a vida cotidiana percebemos isso em muitas situações pois existem pessoas que um dia estou numa situação ruim depois disso se inverte relação outras pessoas. Portanto quem está de pé cuide para que não caia.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.