Por que não tem no teclado as teclas 3/4, 1/2, 1/3 ou 1/4?

Como usar frações no teclado se não tem teclas específicas para cada uma das representações, como ½, ¼ ou ¾ por exemplo? Por que os teclados não têm esses recursos?

Home » Tecnologia

As famosas frações podem ser uma dor de cabeça para quem não está muito habituado com recursos de digitação no teclado do computador. Isto porque o teclado tradicional não tem teclas para representar os tipos de frações que usamos.

Uma pergunta que pode ser feita é por quê? Por que os teclados não têm essas teclas como ½, ¼ ou ¾ por exemplo?

Questão de espaço

Bem, provavelmente a razão pelo qual essas teclas não foram incluídas no teclado tem a ver com espaço. Sim, quando digo espaço me refiro ao espaço do teclado destinado às teclas.

Como o teclado do computador seguiu o padrão das máquinas de escrever que já existia, então no que diz respeito às letras e números a coisa ficou mais ou menos igual.

Só que no teclado do computador, outras teclas tiveram de ser incluídas, como as teclas F1 a F12 que fica na parte superior do teclado. Hoje, talvez essas teclas não sejam tão relevantes, mas antes de o mouse existir elas eram importantíssimas.

Além disso, precisou ser incluído o teclado numérico reduzido que fica na parte lateral direita do seu teclado. Sim, este é o nome dele e talvez ele tenha sido pensado em quem trabalha muito com números, como um atendente de caixa de banco, por exemplo.

Sim, mais uma vez. Hoje, muitos podem nem compreender bem isso, mas no passado os caixas de bancos trabalhavam como máquinas de tão rápidos e hábeis com o uso do teclado. Em muitos casos havia um teclado adaptado, mas em outros era o próprio teclado do computador.

Assim, o teclado foi ganhando a sua forma com as funções principais e lógico que se fosse colocar tudo que precisava o teclado ficaria enorme e talvez não muito prático para ser usado.

Como usar frações no teclado?

Desta forma as teclas que representam as frações ficaram de fora do teclado, mas nem por isso significa que as frações não possam ser feitas no teclado. Veja abaixo como fazer.

Se você estiver usando o Windows, basta seguir este modelo:

Mantenha pressionada a tecla ALT (do lado esquerdo do teclado) e no teclado numérico reduzido (lado direito) digite as seguintes sequências numéricas:

  • ALT + 171 para ½
  • ALT + 172 para ¼
  • ALT + 243 para ¾

ALT aqui é a tecla que você pressionou e os números 171, 172 e 243 é paga ser digitado.

Bom, mas de onde vem isso?

Lembra da história da falta de espaço que mencionei acima? Pois é. Na verdade e teclado é apenas um atalho para acessar as inúmeras peças do conjunto de caracteres disponíveis no computador.

Para entender melhor é preciso considerar a tabela ASCII. Esta tabela é composta por 256 caracteres que você pode usar no seu teclado, embora não exista 256 teclas. O que foi feita é que para alguns desses 256 caracteres por serem mais comuns, criou-se teclas para eles, mas para outros talvez menos comuns não se criou.

Ao usar o ALT + (número de 0 a 255) você tem acesso a todos os caracteres da tabela, mesmo aqueles que já existem no teclado.

Veja um exemplo:

  • ALT + 65 = A (maiúscula) ou ALT + 97 = a (minúscula)
  • ALT + 66 = B (maiúscula) ou ALT + 98 = b (minúscula)
  • E assim por diante.

Lembra do “ç”. Pois é, embora ela esteja presente nos nossos teclados hoje, não era assim no começo quando os teclados eram no padrão americano. Nesses casos para usar o ç era necessário recorrer a tecla ALT.

ALT + 128 = Ç

Tabela ASCII completa

Para entender melhor ainda o bom seria você dar uma olhada na tal tabela ASCII que pode ser acessada através deste link.

Como você perceberá ela é composta por duas partes, sendo a primeira a Tabela ASC ou ASCI que ia de 0 a 127 e a segunda parte que é chamada de tabela ASCII que se estende até 255.

Existem teclados que tem as teclas de frações?

Não posso afirmar com certeza, mas é possível que exista. Na verdade, em último caso esta é uma opção do fabricante que poderá a seu critério e seguindo as normas para este fim incluir determinada tecla visando atender a um público específico.

De qualquer forma, caso existir, é uma adaptação e certamente feito para atender necessidades específicas, pois este não é o padrão ABNT 2 que usamos na maioria dos teclados aqui no Brasil.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.