10 itens sobre a área de trabalho do Windows: atalho, personalizar e mais

Conheça sobre a área de trabalho no Windows, algumas das suas principais funcionalidades, maneira de personalizar a tela, dentre outras informações importantes sobre este recurso do Windows.

Home » Educação

O que é a área de trabalho

No Windows a área de trabalho é janela inicial quando você entra no sistema. Logo depois de fazer o login, o Windows apresenta a sua área de trabalho que é composta geralmente por uma imagem de fundo, uma barra de tarefas e alguns ícones (pelo menos a Lixeira é comum estar lá).

Basicamente podemos entender a área de trabalho como um ponto de partida e como o nome também sugere, foi pensada para ser um local de trabalho, onde você pode por exemplo deixar seus arquivos mais comuns para um acesso mais rápido.

Veja aqui uma galeria de imagens da área de trabalho em diversas versões do Windows.

Específica de um usuário

Uma característica importante da área de trabalho é que ela é específica de um usuário, isto é, quando existir diversos usuários naquele computador, cada usuário terá a sua própria área de trabalho.

Desta forma é importante levar em conta o fato de ele não compartilhar os arquivos que estão na área de trabalho de um usuário com o outro usuário. Se houver a necessidade de compartilhamento de arquivos é necessário que eles sejam colocados em pastas que possam ser acessadas por ambos ou todos os usuários.

Atalho

Quando você estiver com uma ou mais janelas abertas no Windows e desejar visualizar a área de trabalho de maneira bem rápida, basta usar a tecla de atalho: “Windows + M”. Com esta combinação de teclas, todas as janelas abertas serão minimizadas e a área de trabalho mostrada.

Vale observar que a tecla Windows geralmente fica entre as teclas CTRL e ALT no lado inferior esquerdo do teclado.

Veja aqui imagens da localização da tecla Windows.

Classificar

Especialmente quando você costuma deixar vários arquivos na área de trabalho, as vezes é desejado que eles sejam organizados de alguma forma. Isto pode ser feito da seguinte forma:

Estando na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “Classificar por”.

Será mostrado quatro opções (de acordo com o Windows 11): Nome, tamanho, tipo de item e data de modificação.

Assim, você poderá escolher a opção que mais lhe agrada para organizar seus arquivos.

Modo de exibição

Outra característica é a possibilidade de modificar o modo de exibição dos itens na área de trabalho. Estando na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “Exibir”. Será mostrado as seguintes opções (Windows 11):

  • Ícones grandes
  • Ícones médios
  • Ícones pequenos

Além desses que permite personalizar o tamanho dos ícones, haverá ainda:

  • Organizar ícones automaticamente (se habilitada, esta opção irá organizar os ícones automático, caso contrário você poderá arrastar os ícones na tela como desejar)
  • Alinhar ícones à grade
  • Mostrar ícones da área de trabalho (esta opção tem por padrão mostrar, mas você pode desativá-la e assim os ícones da área de trabalho serão ocultados)

Personalizar

A área de trabalho pode ser personalizada de várias formas. Além dos recursos já mostrados acima, há também a opção “Personalizar”, que pode ser acessada depois de clicar com o botão direito na tela.

Na opção será possível fazer as personalizações de:

  • Tela de fundo
  • Cores
  • Temas
  • Tela de bloqueio
  • Teclado virtual
  • Iniciar
  • Barra de tarefas
  • Fontes
  • Uso do dispositivo

Caminho no gerenciador de arquivos

Para aqueles que pretendem acessar a área de trabalho no gerenciador de arquivos do Windows, o caminho é o seguinte: C:\Users\nome-do-usuario\Desktop

Note que esse nome do usuário é um nome que o Windows atribuiu ao seu usuário quando ele foi criado. Além da área de trabalho é possível acessar outras pastas dentro deste usuário como:

  • C:\Users\ nome-do-usuario\Documents (esta é a pasta Documentos)
  • C:\Users\ nome-do-usuario\Downloads (esta é a pasta Downloads, onde fica os arquivos que você baixa da internet, por exemplo)
  • C:\Users\ nome-do-usuario\Favorites
  • Entre outros

Abrir no terminal

Para finalizar a parte dos recursos, há ainda a opção de abrir a área de trabalho no Terminal de Comandos do Windows. Neste terminal é possível executar comandos de linha para executar tarefas específicas.

Se você não conhece nada sobre linha de comandos, sugiro que dê uma olhada neste link.

Arquivos na área de trabalho

A área de trabalho, como o próprio nome diz, foi feita para você trabalhar nela. Mas tem muita gente, dentre eles, o autor deste texto, que não gosta de deixar arquivos ali.

O fato de usar a área de trabalho como ambiente de trabalho me desagrada e não gosto de abrir o Windows e ver aquele amontoado de ícones de arquivos ali. Prefiro a tela limpa, enquanto os arquivos posso colocar em outras pastas.

Assim, mantenho apenas a Lixeira e eventualmente algum programa de uso temporário, como exemplo, o programa da declaração do imposto de renda.

Cheia ou limpa?

Para aqueles que optam por usar de maneira há ainda a questão de encher a tela com arquivos ou ser mais moderado, inclusive organizando os arquivos em pasta.

Certamente que manter a tela mais limpa é a opção mais recomendada e organizar em pasta é também uma boa prática.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.