Diferenças entre Biografia, Bibliografia e Referência

Embora os termos sejam parecidos e em muitos casos podem ser usados juntos em uma mesma obra, como um livro, por exemplo, na prática há diferenças significativas entre eles e portanto leia e compreenda onde se usa cada um e as diferenças entre eles.

Home » Cidadania

Com a chegada do final do bimestre ou semestre, é a hora de se preocupar com as provas e trabalhos finais. E muitas vezes os alunos acabam perdendo a cabeça em meio a tantas palavras e nomes complicados. Para te ajudar nos próximos trabalhos da escola ou faculdade, preparamos um guia sobre a diferença entre biografia, bibliografia e referências.

Veja abaixo suas principais diferenças:

Biografia

biografia pessoa vida livros

A biografia na verdade trata-se de um termo designado para nomear o gênero literário onde o autor conta a a história de vida de uma determinada pessoa, normalmente a biografia só e feita após a morte da pessoa. No entanto, nos últimos anos tornou-se comum lançar biografias de pessoas ainda vivas especialmente de astros da música, TV ou cinema em geral.

A origem do termo biografia vem do grego bíos, que significa vida e gráphein quer dizer escrita. Ou seja, resumindo a biografia nada mais é do que escrever sobre a vida de alguém.

Normalmente a biografia de uma pessoa é escrita por outra, isto acontece, pois, muitas biografias são escritas depois que uma pessoa morre ou mesmo quando escrita em vida, normalmente a pessoa não tem habilidades para escrita e assim o trabalho de produzir as biografias normalmente ficam por conta de escritores ou jornalistas.

Autobiografia

A autobiografia ocorre quando a própria pessoa descreve a si mesma e embora seja bem mais raro existem casos em que a pessoa decidiu fazer uma biografia de si mesmo e neste caso então ela é conhecida como autobiografia.

Biografias famosos

Muitos livros foram lançados descrevendo biografias de pessoas famosas, como políticos, cantores, artistas, cientistas, inventores, empresários e personalidades diversas.

Neste link da Amazon e você encontrará uma série de livros contendo as biografias de pessoas famosas como: Michelle Obama, Nelson Mandela, Malala, Anne Frank, D. Pedro, Martin Luther King, Steve Jobs, Charlie Chaplin, Leonardo da Vinci e muitos outros.

Bibliografia

bibliografia referências trabalhos escolares

A chamada "ciência do livro", nada mais é do que uma coletânea ou resumo de todas as fontes lidas durante a pesquisa ou elaboração de um livro, tese ou trabalho científico.

Todas as fontes que você leu ou consultou para se orientar e escrever aquele seu trabalho de escola ou faculdade devem fazer parte da bibliografia de seu trabalho.

Não importa se você utilizou ou não citações delas em seu conteúdo. Se você leu este material durante a confecção de seu trabalho, ele deve constar na bibliografia. O termo bibliografia também pode aparecer como leitura complementar ou literatura sugerida.

Com isso a bibliografia passa a ter duas importâncias em um trabalho acadêmico ou em um livro, por exemplo. O primeiro é que ela orientou o pensamento do autor e mesmo que não tenha feito citação direta, de alguma forma ela contribuiu para que o autor pudesse produzir a obra, logo, parte do que você está lendo no livro tem de alguma forma foi influenciada pela bibliografia.

A segunda importância é a de orientar o leitor a ler também a bibliografia visando aprofundar mais naquele assunto em que ele está lendo. Desta forma ela constitui uma parte importante de todo trabalho acadêmico ou literário, servindo para orientar o próprio autor e dar diretrizes para o leitor visando expandir mais o conhecimento.

Referência

Semelhante a bibliografia em significado, porém com uma grande diferença, as referências são na verdade a lista de todos os trabalhos que você realmente utilizou ou citou na confecção de seu trabalho, tese, ou livro. As referências possuem a função de fornecer respeito e confiabilidade ao trabalho, tese ou livro, pois garante uma base sólida de informações para o leitor que desejar consultar o embasamento teórico daquilo que você está escrevendo, o que para a comunidade acadêmica é de extrema importância.

Além disso, quando se utiliza sites e outras mídias digitais ou eletrônicas prefere-se utilizar o termo referências ao invés de bibliografia.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, tem a NBR-6023 estabelece as diretrizes necessárias para fazer a citação em trabalhos técnicos, acadêmicos, teses, livros e outros tipos de publicação de texto. Vale lembrar que em trabalhos oficiais como citados acima ou outras a situação tem que ser de acordo com a norma da ABNT que é aceita como oficial.

Contudo, a norma ABNT não é a única forma de fazer referências, pois em outros países existem outras formas de referenciar trabalhos técnicos, acadêmicos literários. Um bom exemplo é quando você faz o uso de um artigo da Wikipédia e precisa fazer a referência dele, a própria Wikipédia oferece diversas formas de você fazer essa referência dando exemplo de cada um deles, incluindo também a forma da ABNT. Você pode ver os exemplos neste link.

Conclusão

Da próxima vez que fizer seu trabalho, lembre-se:

  • Biografia: vida do autor;
  • Bibliografia: obras que você leu;
  • Referência: obras que você citou ou influenciaram diretamente no seu trabalho.


VEJA TAMBÉM:

CANAL NO YOUTUBE

INSCREVA-SE:



Sistemas Web

Playlist de SQL

Youtube Youtube Youtube
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.