Quem criou o Google e como ele ganha dinheiro?

Além do sistema de busca, quais os produtos do Google? Quem são seus concorrentes e quais os principais produtos da emprema. Essas e outras informações. Qual a importância que o Google tem no mercado mundial?

Home » Tecnologia

O Google é atualmente a maior, mais ousada e talvez a mais conhecida empresa de internet. Com foco inicialmente em buscas, a empresa atua hoje em diversos segmentos de internet e é admirada por muitos por sua ousadia e capacidade para lidar com volumes monstruosos de dados. Neste post, veremos uma breve análise do Google com uma série de perguntas e respostas.

Quem criou o Google?

O Google foi criado pelos estudantes Larry Page e Sergey Brin da Universidade de Stanford. Um dado curioso é que Larry Page é americano e Sergey Brin, russo. O Google foi criado a partir de um projeto de doutorado que tinha como foco ser um buscador rápido. Acho que eles conseguiram fazer isto né?

Em quais áreas o Google atua?

A principal área de atuação do Google é buscas. Outras áreas que a empresa atua são:

  • Propaganda online com o Google Ads, antigo Adwords e o Google Adsense;
  • Aplicativos para escritório com o Google Docs;
  • Navegadores com o Chrome;
  • Mapas, Geoposicionamento e GPS com o Google Maps, Google Earth e Waze;
  • Email e Mensagens eletrônicas com o Gmail;
  • Blogs com o Blogger (blogspot);
  • Vídeos com o Youtube;
  • Sistema operacional com o Android;
  • Loja de aplicativos com o Google Play;
  • Entre outros.

Como o Google ganha dinheiro se ele não vende nada e as buscas são gratuitas?

Quando você faz uma busca no Google, observe do lado direito que apareça uma coluna chamada “Links Patrocinados”. Aqueles anúncios são pagos e cada vez que um usuário clica nesses anúncios o Google recebe um determinado valor pelo clique.

Parece pouco, mas é um negócio milionário e certamente é a principal fonte de receita do Google.

Atualmente eles ganham dinheiro também com outros produtos como a venda de aplicativos para celular na loja do Google Play, alguns serviços pagos, como o Gmail para empresas e o Youtube Premium.

É verdade que o Google paga para você colocar anúncios deles em seu site ou blog?

Sim. Existe um programa chamado Google Adsense que permite que um site ou blog exiba anúncios do Google e receba um percentual dos valores gerados com os cliques. Normalmente eles pagam até 66% fo valor do clique para o dono do site.

Onde fica a sede do Google?

O Google fica em Mountain View na Califórnia. O local é conhecido como Googleplex. Há uma filial no Brasil com operações nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte.

Quem são os concorrentes do Google?

Embora tenha um domínio sobre o mercado de buscas, o Google enfrenta fortes concorrentes em outras áreas. Vejam alguns deles:

  • Microsoft na área de buscas, aplicativos para escritório, publicidade online, email e navegadores;
  • Fundação Mozilla em navegadores;
  • Wordpress em sistemas para blogs;
  • Yahoo em buscas, email e publicidade online;
  • Facebook, Instagram, Whatsapp, Twitter em redes sociais;
  • Entre outros.

Além do sistema de busca, quais os produtos do Google?

A maior empresa de internet desenvolveu muitos produtos nos últimos anos. Alguns louváveis, outros nem tanto. Dentre aqueles que consideramos bons, destacam-se os seguintes:

  • Gmail - Email;
  • Google Maps e Google Earth – Mapas e geoposicionamento;
  • Blogger (blogspot) – Sistema para blogs;
  • Ads – plataforma para anúncios online (para anunciantes);
  • Adsense – plataforma para anúncios online (para sites e blogs parceiros);
  • Google Docs – Aplicativos online para escritório;
  • Youtube - Plataforma de vídeos;
  • Waze - Sistema de navegação e GPS;
  • Android - Sistema operacional para celulares;
  • Dentre outros

O Google coleta dados de usuários?

O Google é uma empresa sediada nos Estados Unidos que tem como principal produto o site de busca que leva o mesmo nome. O sistema de busca do Google tornou-se o mais popular e hoje ele representa a grande maioria das buscas feita na internet. Perceba que ele representa a maioria e não a totalidade. Outros sites de busca como o Yahoo, Bing e outros também são significativos no segmento de buscas.

Paralelamente o Google criou vários produtos para a internet como o seviço de Mapas, o sistema de anúncios de links patrocinados, o Google Docs que é um pacote de escritório do tipo Word, Excel e Power-point, entre outros serviços. Tudo isso disponível na internet ou usando a internet como meio. Basicamente isto é o Google.

Sobre a coleta de dados é bom dizer algumas coisas:

1) O Google é uma empresa americana e capitalista como qualquer outra;

2) O Google tem coletado sim muitas informações sobre os usuários e a internet como um todo;

3) O Google como qualquer outra empresa responde perante às autoridades competentes por eventuais abusos, isto inclui o uso indiscriminado ou indevido das informações de usuários. Não estou afirmando que eles façam isso.

4) O Google como qualquer outra empresa capitalista visa lucro; lucro requer estratégias de negócios; estratégias de negócios para o Google é informação (busca). Concluo que o Google é apenas um empresa com uma enorme capacidade para realizar grandes coisas na internet, se isso vai ser feito com ética eu não sei.

Mas de fato algumas práticas assustam! Quem viver, verá!

Qual a importância que o Google tem no mercado mundial?

O Google tornou-se uma empresa global e um ícone da internet. A maioria das pessoas usa diariamente seu site para fazer buscas, consultar mapas, ler e enviar emais, entre outras funções. Qual é a importância que o Google tem no mercado mundial de internet e o mercado físico também?

O Google é uma peça fundamental na estratégia global da internet e em muito contribui para o mercado mundial. Muitos colocam ele como o centro da internet, mas não sei se poderíamos chegar a tal ponto. Não resta dúvida de que sua enorme popularidade com seu famoso sistema de busca o tenha tornado um ícone da tecnologia atual e sua contribuição para o desenvolvimento da internet tenha sido imensurável.

Mas por que o Google é tão importante assim?

A grande questão que fundamenta a importância do Google no mercado de internet é que ele domina um segmento que é vital para as pessoas que é encontrar as coisas na internet. Embora existam concorrentes, a vantagem do gigante da Califórnia é muito grande em relação aos seus concorrentes e no Brasil esta vantagem é maior ainda do que em outros países como os Estados Unidos, por exemplo.

Dominar o mercado de buscas é fundamental para dominar a internet e isto eles entenderam muito bem. Aliado a busca existe também o fato dos produtos e serviços agregados que o Google oferece como é o caso do Gmail, Google Drive, o serviço de mapas e outros que proporcionaram uma experiência nova e em alguns casos até única, como é o caso do Street View ou a vista de rua, um serviço inédito e sem comparação.

Por essas e outras é possível afirmar que a internet não seria o que é sem a enorme contribuição que o Google deu e continua dando e sua importância não pode ser questionada tanto na internet como para o mercado físico também.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.