10 itens sobre o solstício de verão e de inverno

Saiba o que é o solstício, quando eles acontecem no hemisfério sul e norte da terra, bem como as implicações para o regime de chuvas e temperaturas, por exemplo.

Home » Educação

O que é o solstício?

Solstício é o nome dado para o momento em que o sol atinge o seu ponto mais distante da linha do equador, levando-se em conta a inclinação da terra.

Ao longo do ano, a terra faz o movimento de inclinação de um lado para o outro. Quando ela atinge o ponto máximo de inclinação, ocorre então o solstício. A partir desse momento a terra volta a fazer inclinação no sentido contrário.

Por que existem duas ocorrências no ano?

Como já citado acima, o movimento de inclinação da terra é um processo de vai e volta. Por seis meses a terra inclina em uma direção, ocorrendo aí o solstício quando ela alcança o ponto máximo de inclinação. A partir desse ponto ela inclina no sentido contrário por seis meses até encontrar um outro ponto extremo.

Desta forma o solstício acontece duas vezes ao ano já que o movimento completo de inclinação da terra acontece um período de seis meses em um sentido e seis meses no sentido de volta.

Solstício de verão

Para quem está no hemisfério sul da terra, o solstício de verão acontece no final de dezembro por volta do dia 20. Este é o momento em que a inclinação da terra permite a maior incidência de sol no hemisfério sul, tornando assim os dias maiores e as noites menores.

Veja aqui uma galeria de imagens sobre o solstício de verão.

Solstício de inverno

O solstício de inverno acontece no hemisfério sul no final do mês de junho, também por volta do dia 20. Nesse momento em que temos a noite mais longa do ano e o dia mais curto. Ele marca o início do inverno.

Veja aqui uma galeria de imagens sobre o solstício de inverno.

Linha do Equador

Para entendermos melhor essa questão é preciso levar em consideração a Linha do Equador e a partir dela que podemos determinar o raio de inclinação da terra.

Então no solstício de verão a inclinação da terra permite que o sol atinja o máximo de insolação no hemisfério sul, ou seja, a inclinação chega ao ponto mais ao sul em relação à Linha do Equador.

Já no solstício de inverno acontece o contrário, ou seja, no hemisfério sul você tem menos incidência de sol.

Veja uma galeria de imagens sobre a Linha do Equador

Região sul

Na região sul é onde se pode perceber melhor a questão da incidência do sol nos solstícios, tanto de verão como de inverno. No Brasil isto é mais evidente no Rio Grande do Sul do que na Bahia, por exemplo.

Mas, quanto mais ao sul estivermos, mais evidente ficará. No polo sul, por exemplo, no solstício de verão o dia tem 24 horas e no solstício de inverno a noite tem 24 horas.

Região sudeste

A região sudeste do Brasil fica numa posição intermediária e assim ela recebe mais ou menos sol, mas em uma proporção diferente da região sul, por exemplo. Quanto mais ao norte estivermos, menos evidente será a percepção disso.

Chuvas

O fato de você ter mais sol ou menos sol terá influência inclusive no regime de chuvas. Para quem mora na região centro-sul do Brasil sabe que o período chuvoso acontece exatamente no final da primavera e no verão, que coincide exatamente com a maior incidência de sol na região.

Temperaturas

Isto se aplica também as altas temperaturas que são mais fortes nesse período por volta do solstício de verão.

As temperaturas mais baixas são aquelas que acontece no inverno também próximas do solstício de inverno, uma vez que você tem menos insolação, dias melhores e noites mais longas. Esse é um cenário mais propício para a preservação do frio.

Hemisfério sul e norte

O solstício de inverno e verão alteram-se dependendo do hemisfério que você estiver. A maior parte do território do Brasil está no hemisfério sul, então para nós considera-se que o solstício de verão e no final de dezembro e o solstício de inverno no final de junho.

Para quem está no hemisfério norte é o contrário, ou seja, solstício de verão e no final de junho e o solstício de inverno no final de dezembro.

[ref]

Referência: https://pt.wikipedia.org/wiki/Solst%C3%ADcio

[/ref]

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.