Vale a pena fazer faculdade a distância - EAD? Perguntas e respostas

Faculdade a distância: vale a pena fazer? Leia e veja a opinião sobre os cursos a distância, o modelo de educação chamado EAD e outras informações sobre educação a distância.

Home » Educação

Vale a pena fazer faculdade a distância? Diante da falta de tempo, compromissos sociais e religiosos, família, trabalho e etc, as faculdades a distância aparecem como alternativa interessante para quem não pode fazer ainda um curso superior. Mas será que vale a pena?

Darei a minha opinião, já que na minha casa tem duas pessoas fazendo faculdade a distância (eu e a minha esposa. Sistemas de Informação e Pedagogia, respectivamente), então creio que temos um certo know how para compartilhar com você.

Atualização: Ambos já terminaram os cursos, mas na época em que o artigo foi escrito, estávamos fazendo.

No post faculdade pela internet: vantagens e desvantagens, exponho alguns pontos a favor e outros contra este novo modelo de cursos superiores. Além disso, convém mencionar que alguns cursos são mais adequados para o modelo a distância, por exemplo: Marketing, Sistemas de Informação, Recursos Humanos, Letras, etc. Minha esposa tem se queixado um pouco sobre o curso dela "Pedagogia". Segundo ela, o modelo presencial neste caso seria mais adequado.

Então, para responder se vale a pena fazer faculdade a distância é preciso analisar alguns fatores. Segue uma pequena lista que julgo relevante na sua análise:

O curso

Conforme explicado acima, analise se o curso desejado envolve atividades que seriam melhores desenvolvidas em um curso presencial. Geralmente cursos mais teóricos se adequam melhor ao ensino a distância - EAD.

A faculdade

Escolha bem a faculdade. Procure informações sobre o histórico desta faculdade na oferta de cursos a distância. Eu optei pela Unip baseado no preço (é lógico) e também pela tradição no ensino presencial, porém, tenho tido algumas decepções com esta instituição.  Basicamente no que diz respeito a forma de atendimento e suporte aos alunos do cursos a distância.

O modelo

Outro aspecto fundamental é o modelo que a faculdade usa para aplicar o curso. Hoje, temos os modelo semi-presenciais e interativos.

No modelo simi-presencial, as aulas serão feitas em parte a distância e parte em um polo presencial, geralmente com aulas presenciais uma vez por semana. Este modelo não é ruim e deve ser a melhor opção para a maioria das pessoas.

No modelo interativo as aulas são 100% a distância, ficando apenas algumas atividades, como provas, para serem realizadas presencialmente. Este modelo é mais complicado e deve ser encarado por pessoas mais autodidatas. Claro que ele é uma alternativa para pessoas que moram em municípios que não tem polos presenciais.

Estou escrevendo alguns post sobre o curso de Sistemas de Informação que estou fazendo na Unip pelo método SEI - Sistema de Ensino Interativo (100% a distância).

Portanto, vale a pena fazer uma faculdade a distância, mas é preciso ter muito cuidado na escolha dos cursos e faculdades, nem como, muita disciplina para manter uma rotina de estudos sem professor por perto.

O futuro

O governo federal está apostando alto no modelo EAD, exemplo disso é que as universidades federais já oferecem muitos cursos a distância através do Programa Universidade Aberta do Brasil. As instituições particulares também tem feito progressos nesta área. Acho que o próximo passo é a inclusão de novos cursos como direito, publicidade e propaganda, jornalismo, entre outros na grade da educação a distância.

Atualização

Este post foi escrito quando eu fazia o curso a distância na UNIP, como já conclui a faculdade resolvi manter as mesmas informações que eu tinha na época, porém agora posso falar melhor já que terminei o curso. Aliás, eu dei uma entrevista para uma aluna que estava fazendo uma pesquisa sobre cursos a distância e acredito que esta entrevista responde satisfatoriamente a minha posição atual sobre o curso que fiz e o modelo de educação a distância. Veja a entrevista aqui.

Perguntas e Comentários

Selecionei algumas perguntas e comentários de usuários e respondi algumas que achei mais pertinentes. Veja abaixo:

Qualquer computador serve?

...e como fica a questão do PC?....o que precisamos modificar e quanto se gasta para que possamos aproveitar o curso online???

mais uma vez, Obrigada! Cecilia // São Paulo

Você precisa de um computador com acesso a internet, se você já tem não há necessidade de fazer alterações nenhuma. Geralmente há vídeo-aulas que demandam uma conexão estável com a internet. Se você já consegue ver vídeos no Youtube, por exemplo, é sinal de que sua conexão vai aguentar.

Você precisará também de um programa editor de textos para fazer os trabalhos, pode ser o Word, BrOffice (gratuito) ou outro de sua preferência.

luis.blog.br

Preconceito?

Será q haverá algum preconceito com este tipo de formação a distância? Será q ao entregar o currículo e lá se encontrar esse tipo de formação, o currículo vai para a gaveta do fundo?? m Rosane Menezes // Amambai-MS

Esse negócio de preconceito é muito complicado e de fato faz sentido esta preocupação. Inclusive eu escrevi um artigo sobre o tema preconceito com a educação a distância. Acho que ele responde bem a sua pergunta. luis.blog.br

Graduação, curso tecnológico e faculdade

oi gostaria de saber como fazer a faculdade pois estou meia perdida só vejo pois graduação e cursos tecnológico e não quero isso quero fazer a faculdade sera que vc pode me esclarecer isso e me dar os contatos valor para eu me escrever abraço Alexandrina Barbosa do Rosário // Valença

Você quer fazer faculdade, mas só encontra graduação? Hummm. Vamos esclarecer esta dúvida da seguinte forma: graduação é o título que é aplicado aos cursos de nível superior que são feitos em uma faculdade qualquer. Uma pessoa pode dizer que é graduado em administração por que frequentou uma faculdade de administração onde concluiu o curso.

Já o curso de tecnologia é uma das modalidades da educação superior, as demais são bacharelado e licenciatura. Entenda melhor isso no artigo sobre a educação superior no Brasil. luis.blog.br

A faculdade é 100% a distância?

gostaria de saber se essa faculdade e preciso frequentar alguma aula pra fazer prova ou ela e 100% a distancia isa da costa silva melo // catas altas mg

Depende. Existem cursos que são quase 100% a distância, nesses casos você precisa ir ao polo apenas para fazer as provas, já em outros casos existe pelo menos 1 aula por semana no modelo presencial. Tudo vai depender do curso e da proposta da instituição. luis.blog.br

Vantagens e desvantagens

olá a minha pergunta é a seguinte, gostaria de saber toda informação sobre o curso a distância, sendo as desvantagens e vantagens. E qual a melhor faculdade para o curso de pedagogia. obrigada Jamily // extrema

Eu escrevi um artigo focando as vantagens e desvantagens da educação a distância. Leia o artigo que mostra os dois lados da moeda. luis.blog.br

Opinião de quem fez

Bom, sou aluno de faculdade no modo a distancia e meu depoimento é o seguinte: Bem, o curso é muito difícil, não existe professor pegando na mão e nem respostas ao pé da letra. Você tem que pesquisar muito, muito, muito, comprar livros, baixar apostilas e aprofundar mesmo nas matérias de peso, afinal, isso é um curso superior e não uma curso técnico com a apostila cuspida!

Outra coisa, é que tu estuda muito mais do que imaginava! no dia de prova são de 5 a 6 provas para fazer num dia só! pesado né? mas nem tudo pode ser doce.

Para aqueles que vão fazer pensando em estudar de vez em quando, vocês estão enganados, tem muita atividade que tomam horas e dias para serem feitas.

Finalizando, o curso começa com 60 alunos no seu polo universitário e no quarto período tem 15 guerreiros que se dedicam e correm atrás, sofrendo mas aprendendo.

Portanto, agora é opção é sua, moleza né? boa sorte e bons estudos Lucio // BH

Veja esta opinião sensata

ATENÇÃO - Curso a distância não é curso por correspondência. Não é aquele curso técnico que se faz quando quer e como quer. A exigência de estudo é igual ou até mesmo superior ao presencial, pois mesmo sob orientação é você que tem que se dedicar. A principal diferença é que você tem horário flexível para estudar e não menos estudo. A vantagem é que você tem que se dedicar mais, pois como não tem aulas com professores todos os dias você é forçado a estudar mais e melhor, você precisa pesquisar mais, se dedicar mais, o que leva a uma aprendizagem mais sólida, e lógico tudo isto depende de você. Não é nenhum bicho de sete cabeças, mas também não é brincadeira. Assuma um compromisso e seja responsável. Os diplomas são reconhecidos pelo MEC e não vem informando que foram cursos feitos a distância e mais, diploma de curso presencial ou de curso a distância não têm diferença o que manda no mercado é ter as seguintes competências: conhecimento, habilidade e atitude, diploma não garante trabalho a ninguém. Estude e seja feliz. Marcos // campo grande MS

O que fazer para começar um curso a distância?

preciso saber qual o primeiro passo para fazer o curso de pedagogia a distancia, desde já muito obrigada. Mirian Vieira de Souza // Brasília DF

A primeira coisa a fazer é escolher o curso. Depois entre em contato com a faculdade onde deseja fazer o curso e veja quais são as opções de acesso, como por vestibular tradicional, processo seletivo continuado, nota do ENEM ou outros. Estando ciente da forma de ingresso e das demais informações que só a própria faculdade poderá lhe informar (como preço, dias de aula, metodologia, etc), faça sua inscrição. luis.blog.br

Quanto tempo é necessário para estudar a distância?

gostaria de saber de quem faz faculdade a distancia , quantas horas por dia temos que estudar, porque não tenho tempo mesmo ,só umas 2 horas por dia na semana e fim de semana tenho tempo total, será que dá para estudar

estou querendo fazer gestão de RH , pois já trabalho nesta área Carol // Belo Horizonte

Não é possível determinar a quantidade de horas semanais necessárias para um bom aproveitamento. Eu particularmente estudei muito pouco, pois além de conhecer bem as matérias do curso, já trabalhava na área. Por outro lado eu prestava bastante atenção nas aulas o que me ajudava a compreender bem o que estava sendo proposto.

Mas acredito que o ideal é separar algumas horas na semana para se dedicar aos estudos, mas a quantidade fica seu critério. luis.blog.br

Preconceito em Serviço Social

Estudo Serviço Social EAD ,exige muita disciplina e força de vontade do aluno.

O diploma é o mesmo que o presencial não tem diferenças ,conheço pessoas que já ingressaram no mercado de trabalho sim ,apesar de ainda existir muito preconceito .Esta semana escutei um assistente social falando que iria barrar quem fazia SS EAD e mais um monte de "abobrinhas". Os assistentes sociais são os primeiros e terem preconceito com os cursos EAD Aline // SP

Leia o tópico “Posições Contrárias” no link sobre o curso de serviço social em EAD. Existe sim uma resistência do pessoal do conselho de serviço social e de muitos assistentes sociais. luis.blog.br

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.