Sites pesquisa escolar: Geografia, história, Química, Física e Biologia

Veja diversos sites para você fazer sua pesquisa escolar de geografia, história, química, física e biologia.. Breve descrição e endereço dos sites para lhe ajudar nos trabalhos de escola.

Home » Educação

Hoje devido à revolução tecnológica e digital, a expansão da internet favorece uma variedade de recursos, ferramentas e fontes para pesquisas escolares. A democratização da informação chegou ao lar através da internet. Por ela, jovens, adultos e crianças podem se conectar e fazer trabalhos escolares e estudar sem precisar ir a uma biblioteca ou em consultar em livros antigos dos pais, muitos até desatualizados.

A internet virou uma importante ferramenta de estudos hoje em dia. Bibliotecas e livrarias são raridades para muitos que preferem fazer suas pesquisas escolares online pela facilidade, rapidez e praticidade. As informações estão disponíveis 24 horas por dia e para ter acesso basta ligar o computador. Com isso surgiram sites e mais sites com conteúdos educacionais, alguns voltados para disciplinas específicas e outros com todo conteúdo usado na escola.

Sites de pesquisa escolar de Geografia.

www.brasilescola.com/geografia – Neste variado site de geografia o internauta encontra os assuntos de geografia bem divididos por temas com ilustrações e imagens interessantes que facilitam a compreensão do assunto. Dentre os assuntos há sistema  planetário, transportes, blocos econômicos, continentes, países do mundo e muito mais temas e conteúdo. Além de curiosidades, animais, culturas, data comemorativas, bandeiras e dicas de estudos.

www.geografiaparatodos.com.br – Nesta página virtual está disponível uma variedade enorme de livros que o estudante pode escolher. É como uma sala de leitura com vídeos também. Há ainda jogos educativos e um calendário nacional que faz a divulgação de atividades, congresso, palestras sobre geografia e seu amplo campo.

www.sogeografia.com.br – Este é excelente para pesquisas rápidas, pois seus conteúdos são bem resumidos, mas é diversificado. Isto porque o site vende seu próprio material pedagógico, livros, vídeo aulas.

www.mundovestibular.com.br/categories/Geografia – Um site bem interessante e prático, pois é mais voltado para quem está estudando para vestibular. Traz simulados de ENEM dos anos anteriores, para que assim o aluno estude e treine na prática dos exercícios com questões reais.

Busca no Google – Neste link você encontrará os sites mais bem posicionados sobre o assunto geografia. Basta entrar nos sites e verificar o tipo de conteúdo sobre geografia que cada um aborda.

Youtube – Neste link está filtrado os sites que estão melhores posicionados para o assunto geografia. São videoaulas, documentários e outros temas relacionados.

Sites de pesquisa escolar de História.

www.brasilescola.com/historia – O site Brasil Escola, trás também uma riqueza em assuntos históricos, assim como em geografia, mas não somente dessas duas disciplinas. Ttodas as outras matérias escolares estão disponíveis neste endereço é só digitar o endereço até o “ponto com”, e nele se faz a busca pela matéria que se queira estudar.

www.historiadomundo.com.br – Bem completo, o site traz desde a Pré-História à Idade Contempôranea. Nele o estudante pode pesquisar até pelas antigas civilizações que estão separadas numa listas: Árabes, Fenícias, Egípcias, Inca, Maias, entre muitas outras em ordem alfabética e completa de informações e imagens.

www.sohistoria.com.br – Este está entre os dez melhores sites de história para brasileiros. Traz um conteúdo vasto e atualizado, uma navegação fácil e interage também com o internauta através de quiz e jogos. Para ter acesso a todo o site é preciso se cadastra e criar um login com senha. O conteúdo é totalmente gratuito, o cadastro é apenas para controle das pessoas que estão online.

Busca no Google – Neste link você encontrará os sites mais bem posicionados sobre o assunto história. Basta entrar nos sites e verificar o tipo de conteúdo sobre história que cada um aborda.

Youtube – Neste link está filtrado os sites que estão melhores posicionados para o assunto história. São videoaulas, documentários e outros temas relacionados.

Sites de pesquisa escolar em Química

Para estudantes que querem estudar química online ou buscar informações extras para fixar conhecimento. Confira alguns:

quimicaonline.com.br – Neste site você pode escolher o assunto, separado por módulos e ouvir a explicação do professor enquanto na tela do computador vão escrevendo e desenhando, como se o professor estivesse lhe dando uma aula normal. Nele também se encontra um conteúdo interativo e a cada clique é explicado algo, de acordo com a vontade do estudante.

www.soq.com.br – Nesta página virtual estão presente conteúdo, com simplicidade ao explicar o assunto, além da interatividade proporcionada através de jogos online. Ele traz assuntos do ensino fundamental e médio. Exercícios e simulados estão disponíveis para fixação do aprendizado.

quimicasemsegredos.com – A química descomplicada é o que prega, com exemplos do dia a dia para explicar situações e reações químicas. Vídeos, artigos, experiências e simuladores de química estão entre os seus conteúdos.

Sites de pesquisa escolar em Física

www.sofisica.com.br – Site completo com Física Mecânica, Termológica, Óptica, Ondulatória e Eletromagnetismo. Traz conteúdo amplo, além de biografias e históricos dos maiores físicos da humanidade.

efisica.if.usp.br – Site de física criado pela Universidade de São Paulo, oferecendo além de amplo conteúdo online, material de apoio oferecido para download, como apresentações em power point, ilustrações e fotos e explicações de equipamentos de medida.

www.fisica.net – Também com uma ampla biblioteca online, este site traz conteúdos separados por assuntos e temas, problemas resolvidos, exercícios simulados e outros assuntos que acabam sendo relacionados a física.

Sites de pesquisa escolar em Biologia

www.biologo.com.br – Bem colorido e animado, o site tem como escolher por áreas da biologia para estudo, Biodiversidade, Citologia, Bioquímica, Ecologia e muitos outros assuntos estão disponíveis. Também indica sites especializados em determinados animais, museus, parques ecológicos e apostilas para estudo.

www.sobiologia.com.br – Com conteúdo extenso e diversificado, Água, Sistema Solar, Ar, Água, Solo, Ecologia, Seres Vivos, Reino dos Animais, Reino das Plantas, Corpo Humano e muito mais. Com textos, vídeo, jogos, exercícios simulados para vestibular e bem rico em fotos e imagens para facilitar o aprendizado.

www.infoescola.com/biologia – Está entre os melhore site de estudos online, disponibilizando assuntos completos, separados em categorias e subcategorias, bem organizados. Explica o assunto em detalhes, com figuras e fotos diversas.

Se você curte assistir a videoaulas uma outra forma de buscar conhecimentos é o YouTube, plataforma de compartilhamento de vídeos, onde se encontra uma vasta lista de canais especializados em todas as disciplinas da grade curricular estudantil. Esses canais são conduzidos por especialistas no assunto e havendo interesse, o estudante aprende muito sobre o assunto.

Muitos conteúdos são gratuitos, mas em alguns casos há cobrança para a liberação de conteúdo mais aprofundado.

Alguns canais sugeridos:

  • Aula Livre;
  • Aprova Concursos;
  • Ciência em Ação - Prof. Paulo Valim;
  • Química Simples;
  • Biologia Total;
  • Física Total;

Há também a opção de baixar aplicativos no seu smartphone e tablet referente a disciplina que se quer estudar.

São muitos, basta você buscar por eles na App Store ou Play Store, lembrando que alguns são disponibilizados mediante pagamento, mas a boa notícia é que a maioria da instalação desses aplicativos é gratuita.

Você também pode adquirir conhecimento através de e-books, livros virtuais, muito utilizados atualmente.

Por Luis Ribeiro e Luciana Dias

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.