Como comprar e vender ações na bolsa de valores pela internet?

Dicas de Compra e venda de ações pela internet através do sistema Home Broker. Veja o que são ações nominais e preferenciais, a lista de corretoras, bem como algumas perguntas e respostas sobre as operações em bolsa de valores.

Home » Cidadania

Compra, venda, ações, opções, títulos são conceitos do mercado organizado que constituem a bolsa de valores. Lá são negociadas as ações de empresas abertas públicas e privadas, de forma presencial ou eletrônica. A B3 é a bolsa de valores com sede em São Paulo e a maior de América Latina e uma das maiores do mundo.

Como já vimos, na bolsa de valores se negocia a compra e venda de ações de diversos tipos de empresas. Cada empresa que vende ações na bolsa de valores possui uma sigla que a caracteriza e identifica.

As ações são pequenas porções de uma empresa que o investidor pode adquirir e se tornar em um pequeno sócio da mesma, adquirindo além da ação certos benefícios e também obrigações de acordo com o tipo de ação que tenha comprado.

O mercado de ações é uma excelente opção para quem deseja investir a médio e longo prazo. Mas é possível comprar e vender ações pela internet? Sim, isto é perfeitamente possível e bastante fácil.

A B3 tem o Home Broker, um sistema de negociações de ações na web, com ele é possível comprar e vender ações pela internet.

Para comprar e vender ações pela internet é necessário que você abra uma conta em uma corretora associada da B3 e que use o sistema Home Broker.

A partir daí você terá acesso as opções para comprar e vender suas ações, acompanhando o resultado da sua carteira de ações e informações do mercado.

Mas afinal, o que uma ação?

Ação é um pedaço de uma empresa. Quando você compra uma ou mais ações, você está comprando um pedaço da empresa e consequentemente tornando-se sócio.

As ações podem ser:

  • Ações ordinárias nominativas (ON): essas ações dão direito a voto em assembleias da empresa, o que dá ao investidor o direito de ser parte das decisões da organização.
  • Ações preferenciais nominativas (PN): com essas ações o investidor não tem direito a participação nem voto em assembleias, mas possui a preferência na hora de receber os lucros ou dividendos das atividades comerciais da organização. Elas oferecem preferência no recebimento de resultados ou no reembolso do capital em caso de liquidação da companhia. Entretanto, as ações preferenciais não concedem o direito de voto, ou o restringem.

Para retirar seus rendimentos, geralmente as empresas entregam os dividendos cada mês ou cada trimestre. Para quem compra ações resultará mais simples achar as preferenciais nominativas, e a final de contas estas darão maior rendimento que as ON.

Como investir

Para aplicar na bolsa de valores existem diversas modalidades ou veículos de opção livre para quem quer investir.

Por um lado tem os fundos de investimento, onde cada investidor possui uma cota das ações totais que o fundo adquiriu através de todos seus investidores. O fundo conta com certas regras organizativas e estatutos que fazem ao seu funcionamento e forma de operar, incluído o tipo de investimentos que realizam e o risco.

Além dos fundos existem clubes de investimento. Esses podem ter como mínimo 3 e máximo 150 membros. Os clubes tem um caráter menos formal que os fundos, não precisando de um gestor certificado pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários para a compra e venda de ações. Nesse caso o clube precisa de um representante da corretora.

Por último o investidor pode manejar seus investimentos em forma individual, controlando suas operações de compra e venda. O investidor individual deve estar cadastrado na corretora escolhida e obter seu sistema de Home Broker, proporcionado pela corretora. Ali poderá levar o controle de suas operações em forma eletrônica.

Ingresse no site da Bovespa para conferir a lista de corretoras habilitadas.

Fontes:

https://economia.uol.com.br/ultnot/2008/05/14/guia_bovespa_bolsa_valores_aplicar_acoes.jhtm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_bolsas_de_valores

Mitos e verdades sobre ações:

Posso perder todo meu investimento?

As perdas na bolsa são proporcionais ao capital investido. Por exemplo: se você investiu R$ 1.000,00 e houve uma queda acentuada nas suas ações, você poderia perder 20% deste capital.

Posso ficar rico da noite para o dia?

Não.

Qual o valor mínimo para investir em ações?

Depende. Cada corretora impõe um valor mínimo, mas para valores muito baixos as taxas de corretagem tornariam o investimento inviável.

Existe um prazo mínimo para se ficar com uma ação?

Não há prazo mínimo nem máximo para se manter uma ação. Se desejar, você pode vender a ação no mesmo dia em que a comprou, realizando um day trade.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.