As lotéricas são filiais ou franquias da Caixa?

Será que as casas lotéricas que conhecemos são filiais ou franquias da Caixa? Veja como abrir uma lotérica, o que é preciso ter e fazer para participar do processo

Home » Cidadania

As casas lotéricas se tornaram bastante comum em boa parte das cidades brasileiras e a possível encontradas tanto em regiões mais centrais como em bairros onde a maior circulação de pessoas.

Elas são usadas pela população para ter acesso a diversos tipos de serviços, bem como para fazer jogos que na verdade é o seu produto principal.

Embora a questão do jogo de azar envolvendo apostas seja proibido no Brasil, isto não se restringe as lotéricas, pois elas têm a permissão de explorar o jogo do Brasil.

Na verdade, esse direito de exploração é da União através da Caixa e a Caixa estende esse direito para as lotéricas através de um Regime de Permissão.

Franquia ou filial?

As lotéricas não são filiais da Caixa no sentido pleno da palavra. Isto é, elas não são instituições bancárias ou como se fossem meras agências da Caixa em determinado local.

Elas também não são franquias no sentido usual desta palavra. As franquias são obtidas através da compra dos direitos de exploração de uma marca, produto ou serviço e é bastante comum na área comercial.

Mas então o que são as lotéricas?

De certa forma o modelo de negócio das lotéricas é mais similar às franquias, mas a Caixa usa outro termo que é o Regime de Permissão ou Permissionário Lotérico para se referir à pessoa que tem esta permissão.

Talvez a diferença do Permissionário Lotérico para uma franquia tradicional, seja o fato de que no caso da permissão que estamos nos referindo aqui a obtenção dela para abrir uma casa lotérica se dá mediante licitação, afinal a Caixa é um órgão público.

Desta forma, não é possível você comprar uma franquia das casas lotéricas.

Caso a pessoa tenha interesse em abrir uma casa lotérica, precisará participar de uma licitação pública e ser um vencedor dessa licitação, obviamente.

Licitação

Cabe a Caixa determinar onde novas casas lotéricas serão abertas, para isso eles realizam estudo das necessidades do mercado, do tipo da unidade lotérica e outros aspectos.

Depois disso eles abrem um edital do processo de seleção e aí os interessados em participar devem seguir as instruções do edital.

Caso a pessoa seja selecionada, ela assina um contrato de adesão com a Caixa e também ele deve fazer o pagamento da taxa de permissão.

O que é preciso para fazer parte do processo de seleção?

De acordo com as informações disponíveis no site da Caixa Federal, para uma pessoa participar do processo licitatório para abrir uma agência lotérica ela pode ser tanto pessoa física como jurídica. No caso de pessoa física precisa ser maior de 18 anos e ter pelo menos o ensino fundamental completo.

Também é preciso apresentar a documentação básica para pessoa física ou pessoa jurídica. Todas essas informações você poderá obter neste link no site da Caixa Econômica Federal.

Algumas perguntas e respostas

Quais serviços são comercializados em uma lotérica?

Comercialização de produtos lotéricos, no recebimento de contas de concessionárias (água, luz e telefone), carnês, prestações, faturas e documentos de diversos convênios; os serviços financeiros na qualidade de correspondentes da Caixa, nos termos autorizados pelo Banco Central; e os Pagamentos dos Benefícios da Rede de Proteção Social, para o atendimento da população.

Posso abrir uma lotérica em qualquer lugar?

Não. Na verdade é a Caixa que vai determinar o local onde deverá ser aberto. Pela informação disponível no site, da entender que a Caixa determina uma micro região onde aquela lotérica deverá ser aberto.

Com exceção de alguns casos em que o local já está pré-estabelecido como acontece com o shopping center ou hipermercados por exemplo.

Depois de aberto, é possível mudar de local?

É possível mudar o local da casa lotérica, mas para isso é necessário ter autorização da Caixa e também deve manter o mesmo município, ou seja, não é possível mudar para outro município.

Então qualquer pessoa pode abrir uma casa lotérica?

Como visto acima os requisitos fundamentais são básicos que se aplicam a praticamente boa parte das pessoas. Contudo trata-se de um processo licitatório e portanto outras características vão ser analisados especialmente na questão de experiência profissional.

Como se trata de uma agência que vai comercializar serviços, as experiências profissionais ou as competências como comerciantes de uma maneira geral devem ser melhores pontuadas.

E os equipamentos que são usados na lotérica, precisam ser comprados ou a caixa fornece?

Por se tratar de itens padronizados, esses equipamentos são fornecidos pela Caixa sob o regime de comodato e portanto não tem um custo para o Permissionário Lotérico.

Quanto ganha uma casa lotérica?

Depende muito do porte da unidade, movimento de clientes e outros aspectos comerciais em geral.

Segundo informação no site da Caixa eles pagam uma comissão sobre os produtos comercializados que varia de acordo com produto. Alguns podem chegar a 32% do valor pago.

Quais são os critérios de seleção?

Os critérios podem variar de acordo com o edital. Em licitações anteriores foram pontuados, por exemplo, os seguintes itens: localização da loja; quantidade de bilhetes da loteria instantânea a ser comercializada; grau de instrução dos sócios; participação em treinamentos; e experiência de trabalho anterior.

Onde obter mais informações?

Este link tem as informações mais detalhadas com uma seção de perguntas e respostas para você tirar suas dúvidas sobre o assunto.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.