Qual a profissão mais antiga do mundo?

Alguns dizem que é a prostituta a profissão mais antiga do mundo? Mas será que isto está correto? Veja porque tenho certeza que foi a profissão de lavrador e vigia as mais antigas.

Home » Cidadania

Você sabe qual é a profissão mais antiga do mundo? Talvez você já tenha ouvido falar de algumas profissões que supostamente tenha sido a mais antiga. Não sei quanto a você, mas eu já ouvi dizer que a profissão mais antiga do mundo é a de prostituta, se é que podemos aceitar isso como profissão. Não sei exatamente de onde surgiu este pensamento, mas seja lá de onde for, ele não se sustenta como verdadeiro.

No Brasil, o Ministério do Trabalho reconhece a profissão de prostituta, sabia? Pois é! Lamentável. Ela está catalogada na CBO - Catálogo Brasileiro de Ocupações com o código 5198-05 como subgrupo de "Profissionais do Sexo" que inclue outras supostas profissões como Garota de Programa, Mulher da Vida, entre outras.  Você poderá consultar a CBO do Ministério do Trabalho Aqui.

Se não foi prostituta, qual foi a profissão mais antiga?

A profissão mais antiga do mundo é a de lavrador da terra em paralelo com o de vigia. O motivo para esta conclusão é que existe um relato histórico e documental para provar esta tese. E não estou falando de um relato qualquer, trata-se de um trecho da Bíblia, de onde podemos concluir esta afirmação. Veja o que está escrito no livro do Gênesis (2:15):

E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.

(Bíblia Sagrada: Almeida Revista e Corrigida, SBB).

Esta foi a primeira função que um homem recebeu, ele deveria lavrar a terra e vigiar ou guardar. A profissão de lavrador foi muito importante para os povos antigos que eram essencialmente agrícolas e tinham que exercer esta profissão para dali tirar o sustento. A profissão de vigia, em seus muitos desdobramentos, também fez parte da história do homem que sempre teve a necessidade de proteção pessoal, familiar e do patrimônio.

Como sabemos Adão foi o primeiro homem e que ele recebeu esta responsabilidade, então podemos sem medo de errar concluir que foram lavrador e vigia as duas primeiras profissões do mundo.

Importância dessas profissões

Se olharmos para nossa realidade hoje vemos que cultivar a terra e vigiar são duas atividades muito intensas ainda, que emprega milhares de pessoas e constituem nas profissões de base que ainda temos.

O Brasil é um importante produtor agrícola, sendo um dos maiores produtores de soja, algodão, milho, café, feijão, arroz, frutas, verduras e uma infinidade de outros produtos agrícolas que abastecem nosso pais e principalmente nos coloca entre os maiores exportadores de grãos do mundo.

Apesar de haver muita tecnologia e maquinário, o campo ainda é um grande empregador e a profissão de agricultor, apesar de ter mudado muito a forma de trabalho, ainda continua em alta.

Neste mesmo sentido podemos afirmar que a segurança é outra área que emprega milhares de pessoas e que também segue em alta. Além da chamada segurança pública que é exercida pelos governos municipais, estaduais e federal, temos a segurança privada que é composta por vigias e vigilantes que trabalham em empresas, condomínios, fazendas e também diretamente na proteção de pessoas.

Novas profissões versus antigas

Um detalhe bastante importante de se considerar é que as profissões mudam com o passar do tempo, enquanto algumas acabam ficando mais esquecidas, surgem outras profissões para atender as novas necessidades que o mercado de trabalho produz.

Como vimos acima, as profissões de lavrador, vigia e tantas outras que existiram no passado, continuam a existir hoje, muito embora são exercidas hoje de maneira bastante diferente do que foi no passado. A profissão de lavrador talvez seja uma das que mais sofreu alterações na sua maneira de trabalhar, antes muito manual e braçal, hoje muito tecnológico e mecânico.

Ao mesmo tempo a evolução tecnológica trouxe novas necessidades e com isso novas qualificações. Atualmente surgiram diversas profissões ligadas especialmente ao domínio da tecnologia que não existiam até poucos anos atrás, muito menos na antiguidade.

Um bom exemplo é o chamado analista de mídia sociais que é algo extremamente novo junto a ela existe uma infinidade de outras profissões com características correlatas e ao que tudo indica as coisas não vão parar por aqui, pois a tecnologia avança a passos largos e novas competências são sempre exigidas.

Minhas profissões

Observação: Este blogueiro que escreve já exerceu a profissão de lavrador. Nasci em um sítio no interior de Minas, onde cresci e com minha família exercíamos a árdua profissão de lavrar e cuidar da terra. Já plantei e colhi arroz, feijão, milho, café, mandioca, banana, verduras, melancia, cana, entre outras culturas tradicionais naquela região. Criamos gado, cavalos, porcos e galinhas, tiramos leite e vivíamos praticamente com tudo que a terra nos dava.

Sei bem o que é trabalhar no calor do sol ou com chuva nas costas. Trabalhar descalço em lugares que tinha muita cobra e outros perigos.

As coisas melhoraram e depois de passar por outras profissões indo de sapateiro a bancário, hoje exerço a profissão de analista e desenvolvedor de sistema além de professor na área de tecnologia da informação em curso de nível técnico. Fiz uma graduação e no meu escritório há uma quantidade boa de livros.

Mas sabe o que me dá vontade de fazer de vez em quando? As imagens abaixo responderão melhor:

lavoura cafe verde

lavoura cafe maduro

As fotos acima são de uma lavoura de café, a primeira quantos os grãos ainda estão verdes e a segunda quando os grãos já estão maduros e pronto para a colheita. São fotos da lavoura de café do meu sobrinho que mora no interior de Minas.

As duas fotos abaixo foram tiradas em 2015 interior do estado do Paraná durante uma viagem de carro que fiz para Foz do Iguaçu. Paramos para contemplar as belíssimas plantações de soja que na época estava em pleno vigor que produzia um paisagens como essas que podem ser vistas abaixo.

lavoura de soja

lavoura de soja

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.